Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Técnico de Laboratório - Física
Foram encontradas 60 questões
Alguns problemas para dormir surgem como respostas à ______________ exercida sobre o nosso ritmo biológico normal.
Quando se pensa em relógio biológico, a primeira coisa que vem à cabeça é o ciclo do sono: ficar acordado durante o dia e dormir à noite. De fato, esse ciclo é regulado pelo chamado relógio biológico. Mas não é o único. As demais funções do corpo que ocorrem em momentos específicos do dia, como o controle da fome e da pressão arterial, também fazem parte desse processo.
O corpo precisa do relógio biológico para funcionar corretamente. O relógio fica no cérebro, próximo ao hipotálamo. Essa região atua como um metrônomo, dando o _______________ em que os sistemas do organismo são acionados. As várias funções do corpo se modificam de maneira ordenada durante as 24 horas do dia.
Revista Ortobom. Manual do Sono. Out. 2022. p. 14.
Assinale a alternativa que contém a grafia correta das palavras que preenchem os espaços do texto.
Diversidade em estudos é essencial para melhorar a saúde da população
Entenda por que as mais variadas características da sociedade devem ser levadas em conta em pesquisas científicas
Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/diversidade-em-estudos-e-essencialpara-melhorar-a-saude-da-populacao/. Acesso em: 12 jun. 2023.
Sobre o título e subtítulo acima, dadas as afirmativas,
I. Em: “... as mais variadas características da sociedade devem ser levadas em conta...”, a pessoa do discurso é alvo (paciente) do processo verbal.
II. Em: “... as mais variadas características da sociedade devem ser levadas em conta...”, nota-se a forma sintética da voz passiva no processo verbal “devem ser levadas”.
III. De acordo com a norma padrão, transpondo a frase: “... as mais variadas características da sociedade devem ser levadas em conta...” para a voz ativa, a forma verbal correspondente será “levarão”.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Abri a porta
Apareci
A mais bonita
Sorriu pra mim
Naquele instante
Me convenci
O bom da vida
Vai prosseguir
Vai prosseguir
Vai dar pra lá do céu azul
Onde eu não sei
Lá onde a lei
Seja o amor
E usufruir do bem, do bom e do melhor
Seja comum
Pra qualquer um
Seja quem for
Abri a porta
Apareci
Isso é a vida
É a vida, sim
Disponível em: https://www.letras.mus.br/dominguinhos/357853/#album:quem-me-levara-sou-eu-1980.
Acesso em: 6 jun. 2023.
A letra da canção, além de apresentar a intenção comunicativa própria da poesia, faz referência à função da linguagem cuja meta é utilizar a mensagem centrada na primeira pessoa do discurso. Assinale a alternativa que explicita essa função.
[...]
Dulce controla a vontade de bater no marido.
– Que loucura é essa, Sérgio?
– Passei toda a minha infância fingindo que entendia, mas não entendia. Você entendia?
– Por que isto agora, Sérgio? Você está muito estranho.
– Eu ria, mas não entendia. Era um riso falso. [...]
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Em algum lugar do paraíso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 35.
Tendo em vista o padrão escrito culto e a correção gramatical das quatro falas acima, é correto afirmar que
Apesar de muitas pessoas terem medo de insetos, eles são fundamentais para a vida no planeta. Assim como qualquer ser vivo, eles fazem parte de teias alimentares, servindo de alimento e alimentando-se de várias espécies. Além disso, realizam o processo de polinização, sendo essenciais para a reprodução de algumas angiospermas.
Economicamente, os insetos também são importantes. As abelhas, por exemplo, são responsáveis pela produção do mel e da cera, produtos que possuem alto valor econômico. O bicho-da-seda também é um importante inseto com valor econômico, sendo responsável pela produção de fios de seda.
Vale destacar, no entanto, que os insetos não trazem apenas benefícios. Existem espécies que atacam plantações, como as borboletas em fase de lagarta; outros que se alimentam de madeira, como o cupim, e outros que ainda são responsáveis por transmitir doenças, como é o caso do Aedes aegypti. [...]
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/insetos.htm. Acesso em: 7 jun. 2023.
Sobre o fragmento textual, é correto afirmar que
Partindo-se do princípio de que as palavras estabelecem entre si uma relação de significado, observe este enunciado:
Cérebro antigo, mundo moderno
O cérebro que herdou a capacidade primitiva de encarar as coisas como boas ou ruins agora lida com novas complexidades, como a inteligência artificial
Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/cerebro-antigo-mundo-moderno/.
Acesso em: 12 jun. 2023.
Os vocábulos destacados no enunciado expressam, entre si, uma relação de
Museu também é terra indígena
“Atenção: Área indígena”. Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas (MCI), em São Paulo, pretende mostrar que os museus também são espaços a serem ocupados pelos povos originários. Recém-inaugurado, o novo espaço cultural, localizado ao lado do Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista, traz como novidade a participação e o protagonismo dos povos indígenas na gestão do local e na idealização das exposições. Com a curadoria de Tamikuã Txihi, Denilson Baniwa e Sandra Benites, as primeiras mostras levam o visitante a repensar a imagem que tem dos povos originários: o museu abriu com as exposições Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé e Ygapó: Terra Firme, de Denilson Baniwa. A estreia conta também com a mostra Ocupação Decoloniza-SP Terra Indígena, que tematiza a resistência e a luta pelos direitos indígenas com grafismos Guarani e despertando os olhares decoloniais. O museu é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e gerido por meio de uma parceria entre a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Instituto Maracá. Conheça: https://museudasculturasindigenas.org.br/.
Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/servico/exposicao/museu-tambem-e-terra-indigena/.
Acesso em: 14 jun. 2023.
Considerando as orientações gramaticais acerca dos principais empregos dos pronomes demonstrativos, dadas as afirmativas,
I. No trecho: “Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas”, o pronome demonstrativo sublinhado foi adequadamente empregado, já que indica algo que vai ser dito mais à frente.
II. Em: “Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas”, o pronome “este” deveria ser substituído por “esse”, uma vez que “esse” indica, no texto, algo que já foi dito.
III. O pronome “este”, no contexto referente, foi empregado de acordo com as normas gramaticais: marca um tempo atual, presente, em relação ao momento da fala.
IV. Independentemente do contexto, é facultativo o uso dos pronomes “este” ou “esse”, uma vez que ambos são elementos anafóricos, ou seja, retomam informações já apresentadas.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
– Eu estou te achando muito culto, monsieur Binot.
– Estudei no melhor colégio de Paris. O colégio do professor Robert de Sorbon, que, séculos depois, se tornaria a Universidade Sorbonne. O cardeal Richelieu estudou lá.
– Foi seu colega de classe?
– Não, uns anos depois.
– Qual foi a sua primeira impressão de Paris?
– Bem, eu não vim diretamente pra cá. Aqui na França, o que mais me assustou é que ninguém (mas ninguém mesmo!) tomava banho naquela época. Me lembro que quando chegamos a Paris eu fiquei nu e me atirei no Sena. Fui preso, é claro. Meu protetor era importante, entende? Me soltou. O que mais me impressionou mesmo foi a igreja de Notre-Dame, na Île. Quando entrei lá pela primeira vez, eu chorei, pela beleza. E uma cerimônia linda de batismo estava acontecendo. Disse em casa que queria ser batizado lá. E fui. Naquele tempo, não tinha o arco do Triunfo, o Louvre, a torre, naturalmente. Mas tinha o Hôtel de Ville, a igreja de Saint-Germain. [...]
PRATA, Mário. Mário Prata entrevista uns brasileiros. Rio de Janeiro, 2015.
Na última fala do fragmento textual, há situações que marcam uma diferença, com relação à colocação pronominal, entre a norma culta e a linguagem coloquial. Tal diferença se justifica porque
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: 1 em cada 5 adolescentes enfrentará problemas de saúde mental, cujos casos cresceram exponencialmente nos últimos 25 anos. A maior parte, porém, não é diagnosticada ou tratada. Na escola, problemas de saúde mental podem piorar o desempenho e ampliar a evasão escolar. Embora a capacitação de professores seja uma medida importante, a saúde mental ainda está fora da formação. “Na classe de 30 alunos, estima-se que entre 3 e 5 terão algum problema de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e déficit de atenção e hiperatividade”, explica Rodrigo Bressan, autor de Saúde Mental na Escola e fundador do Y-Mind – Centro de Prevenção em Transtornos Mentais, que defende uma maior conscientização sobre o tema para os educadores. [...]
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17034/como-esta-a-saude-mental-nas-escolas.
Acesso em: 06 jun. 2023.
Em relação às regras formais da sintaxe da oração e do período, dadas as proposições extraídas do texto,
I. Em: “... cujos casos cresceram exponencialmente nos últimos 25 anos”, o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que o destacado em: “Na escola, problemas de saúde mental podem piorar...”.
II. Em: “Na escola, problemas de saúde mental podem piorar o desempenho e ampliar a evasão escolar”, o termo em destaque constitui o núcleo do sujeito.
III. Nos períodos: “Na classe de 30 alunos, estima-se que entre 3 e 5 terão algum problema de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e...” / “Centro de Prevenção em Transtornos Mentais, que defende uma maior conscientização...”, o vocábulo “que” apresenta idêntica função sintática.
IV. Em: “A maior parte, porém, não é diagnosticada ou tratada”, a palavra sublinhada está funcionando como adjunto adnominal do sujeito.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Fuga
A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.
Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo. Não poderia nunca liquidar aquela dívida exagerada. Só lhe restava jogar-se ao mundo, como negro fugido.
Saíram de madrugada. Sinhá Vitória meteu o braço pelo buraco da parede e fechou a porta da frente com a taramela. Atravessaram o pátio, deixaram na escuridão o chiqueiro e o curral, vazios, de porteiras abertas, o carro de bois que apodrecia, os juazeiros. Ao passar junto às pedras onde os meninos atiravam cobras mortas, Sinhá Vitória lembrou-se da cachorra Baleia, chorou, mas estava invisível e ninguém percebeu o choro.
Desceram a ladeira, atravessaram o rio seco, tomaram rumo para o sul. Com a fresca da madrugada, andaram bastante, em silêncio, quatro sombras no caminho estreito coberto de seixos miúdos – os meninos à frente, conduzindo trouxas de roupa, Sinhá Vitória sob o baú de folha pintada e a cabaça de água, Fabiano atrás, de facão de rasto e faca de ponta, a cuia pendurada por uma correia amarrada ao cinturão, o aió a tiracolo, a espingarda de pederneira num ombro, o saco da matalotagem no outro. Caminharam bem três léguas antes que a barra do nascente aparecesse. [...]
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 71. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
A respeito do texto, dadas as afirmativas,
I. Ao sentir vontade de chorar, a personagem Sinhá Vitória tenta disfarçar. No entanto, todos ao redor percebem seu estado de espírito.
II. No contexto: “Só lhe restava jogar-se ao mundo, como negro fugido”, pode-se compreender, nessa comparação, que a escravidão se refere às dívidas que, em geral, os trabalhadores rurais contraem com os patrões e que dificilmente conseguem pagar.
III. O único motivo que obrigou a família a sair em retirada da fazenda foi a iminência da seca.
IV. Os personagens Fabiano e Sinhá Vitória, diante da proximidade da seca, buscam uma solução mística.
verifica-se que estão corretas
Uma universidade está organizando uma maratona de programação para os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. Do curso de Ciência da Computação, a universidade recebeu 72 inscrições; do curso de Sistemas de Informação, a universidade recebeu 54 inscrições; e do curso de Engenharia da Computação, a universidade recebeu 42 inscrições.
Sabendo-se que uma maratona de programação é organizada em equipes, qual é o número máximo possível de alunos em cada equipe, de modo que todas as equipes tenham o mesmo número de alunos, sem misturar alunos de cursos diferentes?
Um agente de compras precisa efetuar a compra de 5 (cinco) computadores para o setor de vendas da empresa para a qual trabalha. Durante o processo de cotação, ele encontra um fornecedor que anuncia tal produto por R$ 3.200,00 e oferece 10% de desconto para pagamentos à vista. O fornecedor oferece ainda a seguinte condição: cada computador comprado, a partir do sexto, terá 15% de desconto, em vez de 10%, caso o pagamento seja feito à vista. O agente de compras decide então comprar 7 (sete) computadores com pagamento à vista.
Qual o valor do desconto obtido nessa compra?
A Universidade abrirá processo licitatório para contratar empresas prestadoras de serviço para realizar os serviços de tecnologia da informação, os serviços de limpeza e os serviços de segurança patrimonial por um ano. Após o lançamento do edital de seleção, cada categoria de serviço teve exatamente 10 empresas inscritas, sendo que algumas delas se inscreveram para prestar mais de um serviço. O edital não define restrições quanto à seleção de uma mesma empresa em mais de uma categoria.
De quantas formas diferentes pode ser composto o resultado dessa licitação?
Considerando que os símbolos ¬, →, ∃ e ∀ representam negação, conjunção, implicação, quantificador existencial e quantificador universal, respectivamente, e o universo como sendo o conjunto dos números naturais, dados os conjuntos A = {7, 18, 19, 21, 31}, B = {2, 11, 18, 19, 22} e C = {19, 22, 31}, qual das alternativas apresenta a fórmula verdadeira?
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨ e → representam negação, conjunção, disjunção e implicação, respectivamente, assinale a alternativa que apresenta uma fórmula equivalente a ¬((A→¬B)→(A ∧ B)).
O setor de compras da Ufal está operando um pregão eletrônico. O agente público de licitação, ao praticar ato administrativo, dispensa igual tratamento aos concorrentes que estejam na mesma situação jurídica.
O princípio constitucional que se destaca no relato anterior é o da
Em contraposição ao patrimonialista, surge, na segunda metade do século XIX, a administração pública burocrática. Sobre essa administração, dadas as afirmativas,
I. Os controles administrativos de combate à corrupção e ao nepotismo são definidos a priori.
II. O Estado se limita a manter a ordem, a administrar a justiça e a garantir contratos e propriedades.
III. Os objetivos são definidos estrategicamente para que o administrador público possa alcançá-lo.
verifica-se que está/ão correta/s
Na literatura, três grandes critérios são utilizados para a conceituação de serviço público.
Dadas as afirmativas sobre esses critérios,
I. O critério orgânico se baseia na prestação do serviço destinada ao povo, no interesse coletivo.
II. O critério material se baseia na presença do ente público na prestação do serviço.
III. O critério formal se baseia na submissão do conceito ao regime jurídico de direito público.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas a respeito da Lei de Acesso à Informação,
I. As informações de interesse público são obtidas apenas por meio de requerimentos ou solicitações.
II. O acesso à informação sobre projetos de pesquisa de desenvolvimento científicos ou tecnológicos pode ser restrito quando o sigilo for imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
III. A negativa injustificada de acesso à informação sujeita o responsável a medidas disciplinares.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018,
I. Aplica-se a toda pessoa natural.
II. Alcança a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal.
III. Fundamenta-se, entre outras coisas, no desenvolvimento econômico e tecnológico e na inovação.
verifica-se que está/ão correta/s