Questões de Concurso Público UFMS 2015 para Assistente em Administração
Foram encontradas 4 questões
Em relação às modalidades de correspondência oficial, relacione a coluna I com a coluna II.
COLUNA I
1. Aviso.
2. Mensagem.
3. Memorando.
4. Ofício.
5. Exposição de Motivos.
COLUNA II
( ) É expedido(a) exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, com finalidade de tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
( ) É eminentemente uma forma de comunicação interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
( ) É dirigido(a) ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente, geralmente por um Ministro de Estado, para informá-lo de determinado assunto; propor alguma medida; ou submeter a sua consideração projeto de ato normativo.
( ) É instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, geralmente são enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
( ) É expedido(a) para autoridades de mesma hierarquia e demais autoridades. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, também, com particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.
Considerando a correta forma de redação das Correspondências Oficiais, julgue os itens abaixo assinalando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Para destacar uma palavra ou expressão num texto deve-se empregar uma cor diferente.
( ) Quando ocorrer uma citação dentro de uma transcrição, deve-se evitar o excesso de aspas, fazendo o uso de aspas simples (‘). Exemplo: “A transcrição confere apenas presunção ‘juris tantum’ de domínio”.
( ) Os numerais devem ser escritos por extenso, quando constituírem uma única palavra: “quinze, trezentos, trinta, oitenta”, etc.
( ) Quando os numerais constituírem mais de uma palavra, deverão ser grafados em algarismos: “25, 141, 224”, etc. Não se utiliza indicação em algarismos, acompanhada de sua grafia por extenso, 25 (vinte e cinco).
( ) As datas devem ser escritas por extenso, sem que o algarismo referente ao dia do mês seja precedido de zero: 2 de dezembro 2014.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: