Questões de Concurso Público Prefeitura de Niterói - RJ 2021 para Terapeuta Ocupacional - NASF

Foram encontradas 50 questões

Q1839750 Saúde Pública
Analise as afirmações abaixo sobre assistência à saúde pela iniciativa privada prevista na Constituição Federal de 1988.
I As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes de contrato de direito privado, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. II É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, desde que prevista expressamente no contrato celebrado com o ente federativo. III É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país. IV A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
Está(ão) correta(s) somente:
Alternativas
Q1839751 Saúde Pública
À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:
Alternativas
Q1839752 Saúde Pública
De acordo com Lei Complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde, EXCETO:
Alternativas
Q1839753 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde será financiado de acordo com a Constituição Federal de 1988, com recursos do orçamento da seguridade social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. Diz o artigo 198 do mesmo diploma legal, no parágrafo segundo, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados, no caso da União, sobre a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, NÃO podendo ser inferior a:
Alternativas
Q1839754 Saúde Pública
São instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para a definição das regras da gestão compartilhada do SUS previstas no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011:
Alternativas
Q1839755 Saúde Pública
Entre as várias maneiras de alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde previstas na Lei n° 8.142, de 1990, há aquela destinada à cobertura de ações e serviços de saúde a ser implementada pelos Municípios, pelos Estados e pelo Distrito Federal (art. 2º, inciso IV). Esses recursos destinar-se-ão a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde, cabendo do total aos municípios, pelo menos:
Alternativas
Q1839756 Saúde Pública
Assinale a opção que NÃO faz parte das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção à Saúde a serem operacionalizadas na Atenção Básica (Portaria n° 2.436, de 2017).
Alternativas
Q1839757 Saúde Pública
São portas de entrada previstas no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, EXCETO o serviço:
Alternativas
Q1839758 Saúde Pública
O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com composição, organização e competência fixadas na Lei n° 8.142/90. O processo bem-sucedido de descentralização da saúde promoveu o surgimento de Conselhos Regionais, Conselhos Locais, Conselhos Distritais de Saúde, incluindo os Conselhos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sob a coordenação dos Conselhos de Saúde da esfera correspondente. Assim, os Conselhos de Saúde são espaços instituídos de participação da comunidade nas políticas públicas e na administração da saúde.
De acordo com a Resolução 453, de maio de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), a participação de entidades e movimentos representativos de usuários no Conselho de Saúde corresponde a:
Alternativas
Q1839759 Saúde Pública
Analise as afirmativas abaixo.
I A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal de 1988, sendo exercida, no âmbito da União, pela Agência de Vigilância Sanitária. II Os municípios poderão constituir convênios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. III À direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade. IV A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
De acordo com a Lei n° 8.080/1990, estão corretas:
Alternativas
Q1839760 Terapia Ocupacional
Um paciente pode apresentar uma lesão completa no nível neurológico C5, embora tenha funcionais os:
Alternativas
Q1839761 Terapia Ocupacional
Durante a avaliação, além de demonstrar ao paciente que o conhece (o que é importante para ele), o terapeuta ocupacional deve iniciar um relacionamento de:
Alternativas
Q1839762 Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional é baseada na crença de que a atividade significativa (ocupação) pode evitar ou mediar a disfunção de origem:
Alternativas
Q1839763 Terapia Ocupacional
As atividades que devem ser utilizadas pelos assistentes da terapia ocupacional para atender às necessidades físicas e psicológicas do paciente são as:
Alternativas
Q1839764 Terapia Ocupacional
A função ocupacional é o objetivo central da terapia ocupacional. Assim, a avaliação de um paciente, depois de um acidente vascular, se inicia com a determinação de papéis, tarefas e:
Alternativas
Q1839765 Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional, durante a internação do paciente com TCE, tem como objetivo otimizar capacidades e habilidades motoras e de:
Alternativas
Q1839766 Terapia Ocupacional
O objetivo da reeducação sensorial é ajudar os pacientes com lesão nervosa periférica a aprender:
Alternativas
Q1839767 Terapia Ocupacional
A reeducação sensorial, depois de um AVC, se baseia no conceito da:
Alternativas
Q1839768 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional facilita o brincar por meio de adaptações na tarefa e/ou:
Alternativas
Q1839769 Terapia Ocupacional
Os terapeutas ocupacionais são responsáveis por promover aos seus pacientes as atividades da vida diária, podendo elas serem:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: E
5: A
6: E
7: B
8: C
9: D
10: D
11: B
12: A
13: D
14: C
15: E
16: B
17: E
18: C
19: D
20: B