Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Farmacêutico
Foram encontradas 10 questões
I - A concentração plasmática do fármaco, a sua afinidade às proteínas e o número de locais de ligação disponíveis podem influenciar a ligação fármaco-proteína.
II - A albumina é o principal carreador dos fármacos básicos, enquanto a glicoproteína ácida alfa 1 liga-se aos fármacos ácidos.
III - A hipoalbuminemia secundária à doença hepática grave ou à síndrome nefrótica diminui a ligação proteica do fármaco e, dessa maneira, aumenta a porção ativa do medicamento.
IV - Doenças como infarto do miocárdio, doença de Crohn e câncer aumentam a ligação proteica dos fármacos alcalinos, através do aumento da glicoproteína ácida alfa 1.
Está CORRETO o que se afirma em:
Com base nos resultados, é possível inferir que:
I - O paciente em questão apresenta dislipidemia mista, hiperglicemia e processo inflamatório agudo, este evidenciado pelo aumento da proteína C reativa.
II - Os valores aumentados de amilase e lipase podem justificar a ocorrência de sintomas como enjoos, hiporexia e dor epigástrica devido à possibilidade de existência de um processo inflamatório no pâncreas.
III - O relato de ocorrência de evacuação de fezes esbranquiçadas pode ser um sinal de alerta para investigação de problemas relacionados à drenagem do sistema biliar, pâncreas e fígado.
IV - A glicemia alterada do paciente em questão é resultante da destruição autoimune das células beta pancreáticas devido ao processo inflamatório detectado no pâncreas.
Está CORRETO o que se afirma em:
Os esquemas farmacoterapêuticos descritos abaixo são úteis para o efetivo controle do Diabetes Mellitus. Analiseos.
I - Em pacientes adultos, obesos, recentemente diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo 2, que apresentam resistência periférica à insulina, a metformina é a droga mais utilizada em monoterapia. A metformina tem efeito antihiperglicemiante, reduzindo a produção hepática de glicose, além de ação sensibilizadora periférica mais discreta. É a primeira opção de tratamento, quando o paciente não apresenta contraindicação.
PORQUE
II – A Pacientes com a glicemia inferior a 200 mg/dL, com sintomas leves ou ausentes do diabetes (sem a presença de outras doenças agudas concomitantes), estão indicados os medicamentos que não promovam aumento da secreção de insulina, principalmente se o paciente for obeso. No caso de intolerância à metformina (primeira opção terapêutica), as preparações de ação prolongada podem ser úteis diminuindo a incidência de efeitos gastrintestinais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
(Fonte: Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, 2017).
Sobre as condições de preparo do paciente para a coleta e flexibilização do jejum para a realização dos exames do perfil lipídicos, considere as seguintes afirmativas:
I - O jejum não é necessário para realização do Colesterol Total e HDL-c, pois o estado pós-prandial não interfere na concentração dessas partículas. No preparo do paciente para a realização das dosagens do perfil lipídico, recomenda-se manter o estado metabólico estável e a dieta habitual
. II - O período de jejum de 12 horas não representa nosso estado metabólico normal, pois não ficamos constantemente neste tempo sem nos alimentar. Como já está bem sedimentado na literatura, valores aumentados de triglicerídeos no pós-prandial representam um maior risco para eventos cardiovasculares.
III - A flexibilização do tempo de jejum deve respeitar sempre a orientação do médico solicitante. O laboratório deve informar no laudo as duas diferentes situações: sem jejum e jejum de 12 horas, de acordo com o critério do médico solicitante.
IV - A concentração de triglicerídeos encontrando-se muito elevada (>440 mg/dL), em algumas situações clínicas específicas, uma nova coleta de amostra para o perfil lipídico deve ser solicitada pelo médico ao paciente com jejum de 12 horas.
Pode-se afirmar que:
(Fonte: Conselho Federal de Farmácia: Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998.)
Esta Política concretiza metas do Plano de Governo, integra os esforços voltados à consolidação do SUS, contribui para o desenvolvimento social do País e orienta a execução das ações e metas prioritárias fixadas pelo Ministério da Saúde. Considere as afirmativas a seguir à luz da Política Nacional de Medicamentos.
I - Adoção de relação de medicamentos essenciais para atender à maioria dos problemas de saúde da população com contínua atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
II - Reorientação da assistência farmacêutica de modo que se restrinja à aquisição e à distribuição de medicamentos, não sendo incluídas nesse campo da assistência as atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais.
III - Promoção do uso racional de medicamentos com atenção especial à informação relativa às repercussões sociais e econômicas do receituário médico, principalmente no nível ambulatorial, no tratamento de doenças prevalentes.
Está CORRETO o que se afirma em:
I - Presença de anisocitose microcítica com hipocromia.
II - Hemácias normocrômicas e macrocíticas.
III - Discreta hipocromia com presença de numerosos drepanócitos.
IV - Neutrofilia com presença de granulações tóxicas e microvacúolos no citoplasma dos neutrófilos.
V - Predominância exclusiva de mieloblastos no sangue periférico.
As alterações acima descritas podem ser correlacionadas, respectivamente, às seguintes patologias:
Quadro 1: Resultado de exames laboratoriais.
(Fonte: Dados do autor, Alvarenga, Felipe A. 2019.)
A partir da análise dos resultados associada aos dados clínicos do paciente, pode-se afirmar que:
I - o uso de anti-inflamatórios não esteroidais de forma crônica pode ser a provável causa do desconforto gastrintestinal e anemia, pois esses fármacos por inibirem a COX-1, impedem a síntese de prostaglandinas gástricas, que servem como agente citoprotetores da mucosa gástrica.
II - A presença de sangue nas fezes pela metodologia empregada é inequívoca corroborando para elucidar a ocorrência de sangramento gastrintestinal.
III - O resultado do perfil glicêmico sugere a presença de Diabetes mellitus, porém, a hemoglobina glicosilada revela que os níveis glicêmicos estão dentro das metas de controle metabólico de acordo com sociedades científicas de diabetes.
IV - A anemia apresentada pelo paciente associa-se à perda de sangue evidenciada no exame de fezes, provavelmente devido à lesão gástrica. Essa lesão no sistema digestório corresponde a um efeito adverso devido ao uso crônico e/ou indiscriminado de AINES que são inibidores seletivos da COX 2.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.
(Fonte: Política Nacional de Medicamentos – Portaria MS/GM nº 3.916/1998) / Resolução MS/CNS n.º 338/2004). Adaptado.
O texto acima compreende um sistema integrado e de sequências lógicas, cujos componentes apresentam naturezas técnicas, científicas e operacionais, que representam as estratégias e o conjunto de ações necessárias para a implementação de qual serviço e atribuição do farmacêutico?
Considere o texto e a figura a seguir para responder à questão.
As vias de administração (apresentadas na Figura 1 abaixo) compreendem a forma como o medicamento entrará em contato com o organismo, para exercer sua atividade farmacológica. De acordo com algumas condições, como o objetivo a ser alcançado, as propriedades do medicamento, ou as condições clínicas do paciente, haverá a indicação para uma via de administração específica, que apresentará suas vantagens e desvantagens.
Fonte: Vias de administração. Disponível em: https://www.infoescola.com/farmacologia/vias-de-administracao/. Acesso em: 16 março 2020.
Figura 1: Vias de administração de fármacos.
Fonte: WHALE et al., 2016.
Considerando o texto e a figura acima, analise as afirmativas correlacionando-as às vias de administração de medicamentos:
I - Via em que os medicamentos administrados necessitam de dispositivos auxiliares, como agulhas e seringas, sendo esses métodos considerados invasivos, indicados quando a administração requer rápida ação.
II - Via mais utilizada, por apresentar características como a segurança, economia, além da facilidade de administração e não causar dor, porém contraindicada para pacientes que apresentam náuseas, vômitos, desacordados ou com disfagia.
III - Via que apresenta efeito local ou sistêmico, sendo que a administração é feita através da boca, na forma de nebulização ou pó inalatório para desenvolver a sua ação.
As afirmativas I, II e III correspondem a quais vias de administração de medicamentos, respectivamente?