Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Grande - MG 2024 para Assistente Social do CRAS/Volante/NASF

Foram encontradas 30 questões

Q3066227 Serviço Social
José Paulo Netto, no texto “Desigualdade, pobreza e serviço social”, publicado na Revista em Pauta (2007), apresenta análises sobre as contradições e as principais inferências econômicas e políticas sobre as ações dos estados. Os elementos teóricos e as explicações sobre a ineficácia, e pouca efetividade, das políticas sociais para o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas e da pobreza relativa, que são explicitadas neste texto, também são encontrados nas produções de outros autores que partem da mesma perspectiva de análise social crítica. Sob tais influências, é possível verificar que organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e os demais organismos direcionados pela Organização das Nações Unidas, têm empreendido esforços para ajustarem e/ou equacionarem os problemas advindos dos períodos de crise e pouca acumulação do capital. Entretanto, a defesa de que o crescimento econômico resulta, naturalmente, numa redução drástica da pobreza e das desigualdades socioeconômicas tem se mostrado irrealizável, principalmente porque existem limites estruturais para o alcance de tais objetivos. Nessa direção crítica, considerando as inferências neoliberais sobre as políticas sociais, implementadas ideologicamente para a redução da pobreza relativa e das desigualdades socioeconômicas, é possível afirmar que: 
Alternativas
Q3066228 Serviço Social
Um boletim especial, publicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com base numa pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PnadC-IBGE), problematiza o preconceito e a discriminação racial que ainda impacta a inserção de distintas pessoas no mercado de trabalho. Por sua vez, a pandemia da Covid-19 agravou o processo de precarização de inúmeras formas de trabalho, alcançando a população mundial, mas, indiscutivelmente, os efeitos adversos são expressivos quando se toma a população negra, e brasileira, como referência. Apesar de uma tímida melhoria da atividade econômica, somada à diminuição das taxas de desocupação e aumento dos indicativos de emprego formal, a publicação reforça que “o mercado de trabalho ainda é espaço de reprodução da desigualdade racial” (DIEESE, 2023. Especial, 20 de novembro de 2023 – Dia da Consciência Negra). As questões de gênero também provocam impactos consideráveis nessas relações discriminatórias que se agudizam. Considerando as históricas relações de produção e reprodução que perpassam o trabalho dos assistentes sociais, em distintos espaços sócio-ocupacionais, analise as afirmativas a seguir.

I - A inserção e as possibilidades de ascensão de qualquer cidadão brasileiro são iguais perante a lei. Isso garante que nenhum tipo de preconceito e discriminação seja reproduzido nos distintos espaços de trabalho.
II As disparidades entre as taxas de desocupação de homens negros e não negros inexistem. Contraditoriamente, a taxa de desocupação de mulheres brancas é muito maior do que a das mulheres negras.
III - As mulheres negras são impactadas pelas desigualdades raciais e, também, pelas questões de gênero. Os suportes de proteção social existentes acabam não conseguindo suprir as demandas apresentadas por esse público.
IV - As diferenças das taxas de desocupação entre homens e mulheres negras e não negros no Brasil inexistem, apesar de ser uma variável importante. Contudo, é preciso que seja minimizada qualquer forma de preconceito.

Está CORRETO, na perspectiva crítica de trabalho dos assistentes sociais, o que se afirma em 
Alternativas
Q3066229 Legislação Federal
A Lei n.º 12.288, aprovada em 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial no Brasil. Apesar dos desafios quanto a sua implementação e execução, trata-se de um marco legal inovador, considerando a historicidade das relações de preconceito e discriminação neste país. Essa lei prevê o direito à participação da população negra, independentemente se os sujeitos sociais são crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, de qualquer gênero. Assim sendo, a participação, em condições iguais de oportunidades, no âmbito econômico, social, política ou cultural, deve ser viabilizado por meio de/da 
Alternativas
Q3066230 Serviço Social
Analise as informações e os dados apresentados a seguir para responder a esta questão.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023), publicado pelo Andes – Sindicato Nacional (2023). Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/crescem-casos-de-violencias-contra-mulheres-criancas-e-adolescentes-nobrasil1/page:2/sort:Conteudo.created/direction:DESC. Acesso em: 20 jan. 2024.

A análise permite-nos inferir que 
Alternativas
Q3066231 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A Lei nº 13.431, aprovada no dia 4 de abril de 2017, além de alterar algumas previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criou o sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de violências. O seu 2º artigo, especificamente, sinaliza que este público, além de gozar de todos os direitos inerentes à pessoa humana, precisa ser respeitado e protegido para que fiquem livres de quaisquer violências que ferem, ou comprometem, o seu desenvolvimento bio, psíquico e físico. As políticas de acolhimento e atendimento integral viabilizadas por meio dos sistemas de justiça, assistência social, saúde, segurança pública, educação, entre outras direcionadas às vítimas e testemunhas de violências precisam ser articuladas, primando pelas seguintes diretrizes: 
Alternativas
Q3066232 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O senhor Sebastião Pereira, 54 anos, residente na área rural do município de Alvorada (MG), fotografou e produziu um vídeo, que contém cenas pornográficas e de sexo explícito, envolvendo uma adolescente de 13 anos que conhecera há um tempo. Essa informação só foi conhecida pelas autoridades policiais e judiciais porque a adolescente manifestou, junto ao Conselho Tutelar de sua cidade, preocupação com as ameaças sofridas. À luz do ECA, esse caso fictício pode ser caracterizado como 
Alternativas
Q3066233 Serviço Social
É responsabilidade e/ou atribuição do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): 
Alternativas
Q3066234 Serviço Social
Os princípios previstos no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais estão alinhados com algumas diretrizes e princípios de políticas que compõem a seguridade social brasileira, tais como a política de saúde e de assistência social, e seus sistemas constitutivos. Com base nesses conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

I - Os assistentes sociais devem se posicionar em favor da equidade e justiça social como um princípio basilar. Não obstante, a igualdade de acesso à saúde e ao atendimento da assistência social ainda precisa ser institucionalizada, ampliando as possibilidades de todos os sujeitos sociais.
II - Os princípios ou diretrizes que incentivam a participação da população, por meio de organizações representativas, alinham-se à defesa do aprofundamento da democracia prevista no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais.
III - A defesa da ampliação e da consolidação da cidadania, favorável à garantia do acesso aos direitos civis, políticos e sociais, legitima-se quando as pessoas têm acesso às informações sobre a sua saúde e quando existe a ampliação da divulgação sobre benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais.
IV - Os princípios ou diretrizes que versam sobre a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, são contrários a quaisquer perspectivas democráticas.
V - A proteção integral dos direitos humanos, principalmente das vítimas de maus-tratos e violências, precisa ser incorporada pela política de saúde como um princípio. A sua inexistência contraria o princípio ético que versa sobre a defesa intransigente dos direitos humanos e o posicionamento contrário a qualquer prática de opressão.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3066235 Serviço Social
A assistente social Yolanda Guerra destaca-se, no campo acadêmico-profissional, por suas contribuições teóricas e metodológicas para pensar o Serviço Social como uma profissional historicamente situada. Ao discorrer sobre a instrumentalidade do Serviço Social como “capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico”, contrapõe dois tipos de racionalidades que fundamentam e/ou moldam visões de mundo e o trabalho profissional. Quais são essas duas racionalidades?
Alternativas
Q3066236 Serviço Social
Quando são analisadas as particularidades do trabalho dos assistentes sociais, fundamentadas em importantes dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, verificam-se as possibilidades existentes ao passo que também se identificam os desafios e os empecilhos estruturais à sua realização. Independentemente de qualquer espaço sócio-ocupacional, os assistentes sociais elaboram estudos sociais para conhecerem melhor pessoas e realidades, subsidiando a produção de conhecimentos, inclusive, necessário para o diálogo com outros profissionais. Especificamente, sobre os elementos que compõem um estudo social em Serviço Social, podem ser listados:

I - O conhecimento sobre o objeto de trabalho dos assistentes sociais.
II - A identificação de finalidades, conhecidas e definidas somente pelas instituições.
III - A referenciação de outros elementos do processo de trabalho, como os meios, as técnicas e os instrumentos necessários para o realizar.
IV - O planejamento como instrumento organizativo e norteador das ações a serem direcionadas.
V - A sistematização de dados e das informações obtidas, bem como a necessidade de registro em documentos e/ou relatórios.

Estão CORRETOS os elementos 
Alternativas
Q3066237 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


De gramática e de linguagem

Mário Quintana


E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto das cousas. As cousas sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...


Disponível em: http://www.pensador.com/frase/. Acesso em: 21 jan. 2024
Sobre o termo “cousas” usado no texto, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3066238 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


De gramática e de linguagem

Mário Quintana


E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto das cousas. As cousas sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...


Disponível em: http://www.pensador.com/frase/. Acesso em: 21 jan. 2024
De acordo com o texto, “as cousas” são preferíveis às pessoas porque

I. não perturbo.
II. multiplique-se.
III. não faz perguntas.
IV. estão em toda parte.
V. são inquietantes.

Estão CORRETOS os itens 
Alternativas
Q3066239 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


De gramática e de linguagem

Mário Quintana


E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto das cousas. As cousas sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...


Disponível em: http://www.pensador.com/frase/. Acesso em: 21 jan. 2024
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto.

I. A expressão “puros adjetivos” corresponde a adjetivos usados sem um substantivo.
II. A classe dos substantivos, em comparação com a classe dos adjetivos, é melhor.
III. O termo “sumarentas” foi usado com valor positivo, com significado de “suculentas”.
IV. A linguagem das plantas e dos animais é melhor, compõe-se apenas de adjetivos.
V. O nome de pessoa ganha significação diante de um fato marcante, como a morte.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3066240 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


De gramática e de linguagem

Mário Quintana


E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto das cousas. As cousas sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...


Disponível em: http://www.pensador.com/frase/. Acesso em: 21 jan. 2024
Analise o seguinte trecho do texto:

“Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.”

Em relação a “macio” e “escuro”, as palavras “áspero” e “luminoso” são, respectivamente, 
Alternativas
Q3066241 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


De gramática e de linguagem

Mário Quintana


E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto das cousas. As cousas sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...


Disponível em: http://www.pensador.com/frase/. Acesso em: 21 jan. 2024
Considere o seguinte trecho do texto:

“Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela.”

A expressão “esticar a canela” constitui um exemplo de 
Alternativas
Q3066242 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


texto16.png (805×660)

Analise as afirmativas, tendo em vista as inferências que se podem fazer sobre o texto.

I - O símbolo ® acima do nome “Pelé” indica que se trata de uma marca registrada e é uma forma usada como proteção dessa marca.
II - O verbete da palavra “pelé”, entre outras informações, fornece, além do número de sílabas, as classes gramaticais e os gêneros que essa palavra pode assumir.
III - O uso das funções metalinguística e apelativa está relacionado à intencionalidade do texto.
IV - O termo “pelé”, ao ser usado, pode passar pelo processo de derivação imprópria, uma vez que pode mudar de classe gramatical.
V - O verbete contém exemplos que foram construídos com o uso da linguagem metafórica.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3066243 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


texto17.png (865×235)

Analise as afirmativas tendo em vista o texto.

I. A temática está relacionada ao surgimento de novas formas de produção com a evolução das tecnologias.
II. Os elementos linguísticos “IA” e “algoritmos” estão relacionados à temática do texto.
III. A linguagem não verbal apresenta elementos que contribuem para reforçar a temática do texto.
IV. Os personagens apresentam, claramente, posições divergentes em relação à temática abordada.
V. As falas das personagens revelam que a evolução tecnológica pode trazer transformações significativas aos modos de produção.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3066244 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


texto18-19.png (872×241)

Analise as afirmativas a seguir tendo em vista as inferências que se podem fazer sobre o texto.

I. A fala do filho, no segundo quadro, indica que ele percebeu que seu pai estava sendo irônico na sua resposta no primeiro quadro.
II. A fala do pai, no primeiro quadro, demonstra que ele considera que ter boas maneiras à mesa é importante.
III. A fala do pai, no segundo quadro, mostra que a mãe considera que ter boas maneiras à mesa é importante.
IV. Pai e filho concordam que ter boas maneiras à mesa é importante em ocasiões especiais.
V. O pai espera que um dia possa ser convidado para jantar com o rei da Inglaterra, por isso considera importante ter boas maneiras à mesa.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3066245 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


texto18-19.png (872×241)

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura das falas do texto.

I. O termo “isso”, usado pelo pai em sua última fala, retoma a informação de que ter boas maneiras à mesa é importante.
II. O uso do sinal indicativo de crase é facultativo na fala do pai, no segundo quadro, e obrigatório na fala do filho, no primeiro quadro.
III. A conjunção “mas” insere na fala do pai, no segundo quadro, uma ideia de adversidade, assim, poderia ser substituída por “por isso”, sem alterar o sentido dessa fala.
IV. O pronome demonstrativo “essa” na fala do filho, no segundo quadro, retoma a fala do pai no primeiro quadro.
V. O verbo “dizer”, na fala do pai, no segundo quadro, foi empregado no imperativo negativo.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3066246 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.


texto20.png (621×466)

Analisando os termos “planeta”, “jardim”, “canteiro”, “violeta” e “asa de uma borboleta”, na ordem em que aparecem no texto, verifica-se que a autora utiliza, para a construção de sentido, o recurso de expressão denominado 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: E
5: A
6: C
7: A
8: B
9: B
10: E
11: C
12: A
13: C
14: E
15: B
16: E
17: A
18: B
19: D
20: D