Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Odontólogo Pacientes Especiais

Foram encontradas 40 questões

Q3054726 Odontologia
O cirurgião dentista deve compreender que inúmeras condições, congênitas e adquiridas, podem afetar o crânio, a face, maxila e mandíbula, resultando em ampla variedade de anomalias craniofaciais. As consequências do comprometimento motor e/ou neurológico presentes nas diversas síndromes e malformações refletem-se na potencialização das mal oclusões e disfunções ortopédicas.
Com base na informação apresentada, avalie as afirmações seguintes.

I- Na trissomia do 21, o encurtamento da base do crânio gera um terço médio da face subdesenvolvido com maxila atrésica, apinhamentos dentários, palato ogival e nariz curto, favorecendo a respiração oral.
II- A lesão neurológica associada à paralisia cerebral (PC) tem impacto em toda musculatura oral. Assim, a presença da respiração bucal e hipotonia muscular estão associados ao overjet acentuado e mordida aberta nesse grupo.
III- Obstruções nas vias aéreas superiores, seja por malformação, inflamação da mucosa ou desvio de septo, levam o paciente a respirar pela boca, gerando alteração postural da língua e ausência de selamento labial.
IV- A musculatura hipotônica acarreta um desequilíbrio entre as forças da língua, lábios e da bochecha, o que leva à deglutição atípica, interposição lingual, mordida aberta, ausência de selamento labial e respiração bucal.
V- As discrepâncias intermaxilares ocasionadas pelo comprometimento do sistema estomatognático por alterações neurológicas ou geradas por malformações são do tipo mordida aberta, mordida cruzada e apinhamentos.

Estão CORRETAS as assertivas 
Alternativas
Q3054727 Odontologia
O profissional da Odontologia deve promover os cuidados bucais preventivos como parte da consulta de rotina, priorizando os pacientes com alto risco de cárie e doença periodontal, incluindo aqueles com hipossalivação e/ou xerostomia, diabetes, etilismo, tabagismo, síndromes e hiperplasia gengival.
Nesse caso, avalie as asserções seguintes, unidas pela palavra PORQUE.

I. O cirurgião-dentista deverá ter um olhar diferenciado sobre esse grupo de pacientes, utilizar metodologias de acessibilidade, educação em saúde com cuidadores, quando necessário, ou adaptadas à realidade do indivíduo, para garantir a prevenção dos agravos bucais.
PORQUE
II. O custo, a cultura, o medo do cuidado dentário, falta de acesso a serviços especializados ou falta de acesso a profissionais que se disponham a atender essa demanda de pacientes podem criar barreiras para que os pacientes não procurem serviços odontológicos preventivos.

A respeito dessas asserções, marque: 
Alternativas
Q3054728 Odontologia
A atuação do profissional com a criança que nunca teve experiência com tratamento odontológico é decisiva, marcando-a para sempre. A princípio, todos os pacientes são especiais, uma vez que são dotados de características únicas e particulares.
Considerando a importância do atendimento à criança com necessidades especiais, avalie as afirmações a seguir.

I- Atualmente, observa-se uma geração de pacientes com baixos índices de cárie, graças aos métodos de educação e prevenção, como uso de flúor em creme dentais e pastilhas e abordagens de atendimento lúdicas.
II- O medo é um sentimento negativo e que, quando real, o dentista deve tentar substituir as memórias negativas por positivas e, quando imaginário, trazer para o concreto a imaginação, eliminando dúvidas que possam existir.
III- De acordo com o déficit cognitivo do paciente, deve-se individualizar as abordagens, apresentando lenta e gradativamente a realidade do consultório, em uma etapa física (ambiente e instrumentais) e outra lúdica (brincadeiras para conscientizar).

É CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3054729 Odontologia
Várias doenças sistêmicas trazem consequências negativas para a cavidade bucal, entre elas, a diabetes mellitus, a qual tem sido associada ao risco aumentado do desenvolvimento e da progressão rápida da periodontite.
Considerando a estreita relação entre a diabetes mellitus e a periodontite, avalie as afirmações a seguir.

I- Os pacientes diabéticos apresentam a resposta imune alterada, reduzindo a fagocitose, comprometendo a função quimiotáxica, aumentando a gravidade da doença periodontal, a não reposição do colágeno e resposta humoral alterada.
II- As complicações microvasculares sofrem influência da hiperglicemia, aumentando a liberação de nutrientes para os tecidos, estimulando a difusão de oxigênio, alterando o metabolismo de excreção residual e dificuldade da diapedese leucocitária, aumentando a severidade da doença periodontal.
III- A diabetes mellitus e a periodontite estabelecem um mecanismo bidirecional, pois a severidade da doença periodontal, em pacientes diabéticos, principalmente nos que possuem baixo controle metabólico da doença, é maior.

É CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3054730 Odontologia
O conceito de paciente com necessidades especiais na odontologia compreende todo usuário que apresente uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. As razões das necessidades especiais são inúmeras, incluindo as doenças hereditárias, as alterações congênitas, as alterações que ocorrem durante a vida, como as condições sistêmicas, as alterações comportamentais, o envelhecimento, entre outras (Brasil, 2008).
Diante dessa afirmativa, assinale o item que melhor descreve uma área de competência do especialista que a esse grupo se dedica: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C
5: B