Questões de Concurso Público UFPE 2015 para Assistente Social

Foram encontradas 43 questões

Q575997 Serviço Social
A conjuntura atual de crise do capital trouxe rebatimentos à luta por direitos sociais universais, uma vez que as reformas em curso enfatizam a redução do papel do Estado e cortes de recursos para o social. Avança nesse cenário a defesa do processo de privatização, cujo ideário ressalta:
Alternativas
Q575998 Serviço Social
As mudanças no mundo do trabalho trouxeram rebatimentos ao exercício profissional do/da assistente social, com o surgimento de novas demandas à profissão. Entre as novas demandas, é correto afirmar que os/as assistentes sociais são requisitados a:
Alternativas
Q575999 Serviço Social
O serviço social tem como objeto de intervenção as múltiplas expressões da questão social. Entender a questão social em uma perspectiva marxista é:
Alternativas
Q576000 Serviço Social
Com base na teoria social crítica, a questão social na cena contemporânea:
Alternativas
Q576001 Serviço Social
Na discussão da relação Estado/sociedade civil, Gramsci trouxe uma importante contribuição ao introduzir o conceito de Estado ampliado. Sobre a concepção de Estado em Gramsci, é correto afirmar que:
Alternativas
Q576002 Serviço Social
A discussão de direitos sociais envolve concepções que se confrontam, como as encontradas na perspectiva liberal e social-democrata. Quanto à concepção de direitos sociais, é correto afirmar que:
Alternativas
Q576003 Serviço Social
Na perspectiva crítico-dialética, as políticas sociais são um fenômeno relacionado à constituição da sociedade burguesa em sua fase monopolista. Portanto, estão inseridas no contexto das relações sociais e são tensionadas por visões que defendem sua universalização ou focalização. Ao analisar a conjuntura atual das políticas sociais no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas
Q576004 Serviço Social
A assistência social é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. A organização da assistência social, conforme indicada na política nacional de assistência social, possui as seguintes diretrizes:

1) primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

2) supremacia da sociedade civil na execução de programas e projetos da assistência social.

3) centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

4) participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q576005 Serviço Social
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), nos três incisos do capítulo 30, estabelece, como condições para os repasses de recursos, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, a efetiva instituição e funcionamento do:
Alternativas
Q576006 Serviço Social
Na Política Nacional de Assistência Social de 2004, são apresentados os serviços a serem executados pela proteção social básica e pela proteção social especial (incluídas, nessa última, a média e a alta complexidade). Preencha as lacunas de acordo com a proteção a que os serviços a serem executados estão vinculados.

1)  Serviço da proteção social básica.

2)  Serviço da proteção social especial - média complexidade.

3)  Serviço da proteção social especial - alta complexidade.

( )  Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

( )  Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

( ) Programas de incentivo ao protagonismo juvenil e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;

( )  medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade, semiliberdade, internação provisória e sentenciada.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q576007 Serviço Social
As competências dos/as assistentes sociais, no âmbito da política de assistência social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis. A materialização dessas dimensões é apresentada nas alternativas a seguir, exceto em:
Alternativas
Q576008 Serviço Social
No âmbito do SUAS, as equipes de referência são responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial. O/A assistente social compõe essas equipes de referência e, em conjunto com os demais profissionais, executa no âmbito da proteção social básica, o serviço de:
Alternativas
Q576009 Serviço Social
O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira. Faz parte dos eixos estruturantes da gestão do SUAS:
Alternativas
Q576010 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente indica que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. São linhas de ação da política de atendimento:

1) serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos.

2) promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente.

3) políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que deles necessitem.

4) capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q576011 Serviço Social
As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos forem ameaçados ou violados: por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, em razão de sua conduta. Faz parte das medidas de proteção:
Alternativas
Q576012 Serviço Social
A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. As alternativas a seguir apresentam as diretrizes da política nacional do idoso, exceto:
Alternativas
Q576013 Serviço Social
Na implementação da política nacional do idoso, é competência dos órgãos e entidades públicos, na área de saúde:
Alternativas
Q576014 Serviço Social
A lei 7.853/89 afirma que “ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico". Quanto às medidas a serem adotadas na área de saúde indique a alternativa incorreta.
Alternativas
Q576015 Serviço Social
O decreto nº 3.298/99 indica que compete ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE):
Alternativas
Q576016 Serviço Social
A efetivação da saúde no Brasil como direito universal é tensionada, a partir dos anos 1990, pela ofensiva neoliberal, que prevê a atuação de um Estado mínimo, restringindo recursos para as políticas sociais. Entram em disputa dois projetos de saúde cujos interesses são antagônicos. Sobre os projetos em disputa, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: E
5: A
6: D
7: B
8: D
9: D
10: C
11: A
12: E
13: B
14: B
15: D
16: E
17: A
18: C
19: E
20: D