Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarabira - PB 2019 para Médico - PSF

Foram encontradas 8 questões

Q1243693 Medicina
Acerca da promoção da saúde da população idosa as implementações de ações locais deverão ser norteadas pelas estratégias de implementação, contempladas na Política Nacional de Promoção da Saúde (Portaria 687/GM, de 30 de março de 2006), tendo como prioridades as seguintes ações específicas:
I- Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS); alimentação saudável; prática corporal/atividade física. II- Prevenção e controle do tabagismo; Redução da morbi-mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. III- Redução da morbi-mortalidade por acidentes de trânsito; Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz; e promoção do desenvolvimento sustentável.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1243694 Medicina
M.S.A, 3 anos, é conduzida até a Unidade Básica de Saúde da Família com história recente de prurido vaginal intenso, vermelhidão em grandes e pequenos lábios, corrimento branco leitoso. A causa provável é:
Alternativas
Q1243695 Medicina
Acerca da assistência de pré-natal na Estratégia da Saúde da Família, pode-se afirmar que:
I- O atendimento pré-natal deve ser organizado para atender às reais necessidades de toda a população de gestantes da sua área de atuação, por meio da utilização de conhecimentos técnico-científicos e dos meios e recursos adequados e disponíveis. II- Na medida do possível, o atendimento pré-natal deve proporcionar facilidade e continuidade no acompanhamento pré-natal e respostas positivas das ações de saúde sobre a saúde materna e perinatal. III- Para que os objetivos do pré-natal sejam alcançados satisfatoriamente, os seguintes elementos devem ser garantidos: a) Captação precoce da gestante na comunidade; b) Atendimento periódico contínuo e extensivo à população alvo. c) Recursos humanos tecnicamente treinados e cientificamente preparados; d) Área física adequada; e) Equipamentos e instrumentais adequados; f) Realização de exames laboratoriais obrigatórios; g) Medicamentos básicos acessíveis; h) Sistema eficiente de referência e contra-referência; i) Serviço de registro e de estatística; j) Sistema de avaliação da efetividade das ações de assistência pré-natal.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1243696 Medicina
Senhor Pedro, 80 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e Diabetes mellitus, em uso regular de medicação e acompanhamento na Unidade de Atenção Básica, em consulta relata que vem apresentando dores precordiais aos pequenos esforços e cansaço físico, mesmo em repouso. Acerca das patologias da terceira idade, pode-se afirmar que a distribuição dessas enfermidades é assim constituída.
I- O Infarto e a angina pectoris representam cerca de 11,8% das enfermidades no idoso, enquanto o Acidente Vascular Cerebral 9,9% dos casos. II- O Diabetes mellitus representa cerca de 5,9% dos casos, enquanto que o Enfisema pulmonar e a bronquite crônica cerca de 5,6%. III- O Mal de Alzheimer e outras demências representam cerca de 4,2%, enquanto a Perda de audição cerca de 3,3%. IV- A Doença cardíaca hipertensiva representa cerca de 3,3%, enquanto a Pneumonia atinge 2,7% dos idosos. V- A Osteoartrose atinge cerca de 2,6% dos idosos e a Catarata 2,2% dos casos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1243697 Medicina
Senhora M.A.S, 90 anos, foi a óbito em seu lar, segundo parentes, por volta da 02:00h. Acerca da Declaração de Óbito da senhora M.A.S, pode-se afirmar que:
I- Trata-se de morte natural com assistência médica, portanto, cabe ao médico que vinha prestando assistência à paciente na Unidade de Atenção Básica declarar o óbito, e, na sua falta, o médico substituto ou plantonista. II- Trata-se de morte natural a domicilio, portanto, o médico designado pela instituição que prestava assistência deverá declarar o óbito de pacientes sob regime ambulatorial. III- O médico do P.S.F., e outros assemelhados, pode declarar o óbito de paciente em tratamento sob regime domiciliar. IV- O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) pode ser acionado para emissão da DO, em qualquer das situações acima, caso o médico não consiga correlacionar o óbito com o quadro clínico concernente ao acompanhamento registrado nos prontuários ou fichas médicas destas instituições. V- A Lei dos Registros Públicos, de n. 6.015 de 1973, no seu Artigo 77, assevera que “Nenhum enterramento pode ser feito sem certidão do oficial do cartório, extraída após a lavratura do assento do óbito feito à vista do atestado médico”.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: B