Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Cordeiros - PB 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1244359 Fonoaudiologia
A respeito da Triagem Auditiva Neonatal – TANU, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1244360 Fonoaudiologia
Tendo como base o fato de que o sistema auditivo é caracterizado anatomofisiologicamente por algumas divisões, assinale a alternativa que corresponde à divisão do ouvido responsável pela ventilação, equalização da pressão e condução mecânica do som.
Alternativas
Q1244361 Fonoaudiologia
Sabendo que o processo de apropriação do sistema de escrita na criança é evolutivo e gradual e tendo como base os conhecimentos das etapas de aquisição da linguagem escrita, assinale a alternativa que define CORRETAMENTE o nível silábico-alfabético.
Alternativas
Q1244362 Fonoaudiologia
“Alterações que afetam especificamente o desenvolvimento da linguagem são mais comuns do que se suponha há algumas décadas. Apesar das crianças com essa condição não apresentarem outras alterações significativas, a gravidade e a persistência das dificuldades comunicativas e linguísticas ao longo do tempo podem interferir na capacidade de aprendizagem e socialização durante sua vida acadêmica e profissional. ”
Fonte: HAGE, S.R.V; RODRIGUÉZ, V.M.A. Distúrbio Específico de Linguagem – Aspectos Clínicos e Educacionais. Em: MARCHESAN, I.Q.; SILVA, H.J.; TOMÉ, M.C. (Org.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1 ed. São Paulo: Roca. 2014. v. 1, p. 620.

No contexto de Distúrbios Específicos de Linguagem (DEL), analise as afirmações abaixo:

I- O DEL é identificado quando existe uma alteração persistente no desenvolvimento da linguagem que não pode ser atribuída a limitações da inteligência, perda auditiva, problemas neurológicos focais ou falta de oportunidades sociais e educacionais.
II- Alguns critérios de inclusão para DEL são elencados como: atraso de pelo menos 12 meses em relação à linguagem expressiva e de 6 meses em relação à receptiva; diferença de 12 meses entre idade mental e linguística; coeficiente intelectual maior que 85. Devendo ocorrer criteriosamente na presença de lesão neurológica, deficiências motoras e sensoriais ou características comportamentais que incluiriam essas crianças no espectro do transtorno autista.
III- É típico que crianças com DEL com cerca de dos 4 ou 5 anos usem predominantemente frases simples, com raras aparições de frases compostas, especialmente as subordinadas, ou que tenham maior dificuldade para uso de artigos e pronomes.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1244363 Fonoaudiologia

De acordo com a classificação das categorias de abordagens usuais de tratamento das disfonias, algumas técnicas ou sequências de exercícios foram adaptadas por Behlau (2006).


Assinale a alternativa que contém uma técnica do método de sons facilitadores.

Alternativas
Q1244364 Fonoaudiologia

Associe as duas colunas, relacionando os músculos mandibulares e suas funções fundamentais.


1 - Temporal.

2 - Pterigóideo medial.

3 - Pterigóideo lateral.

4 - Digástrico (ventre anterior).

5 - Masseter.



( ) Abaixar a mandíbula na contração e levantá-la na relaxação. Contribui na retropulsão mandibular.

( ) Além de levantar a mandíbula, atua em conjunto com o masseter na protrusão e lateralização da mandíbula.

( ) Levantar a mandíbula na contração e abaixá-la na relaxação.Atua no deslocamento vertical; fundamental na rotação do côndilo e postura mandibular.

( ) É o principal abaixador da mandíbula. É um músculo de extrema importância, pois exerce a função de modulador, permitindo ou não qualquer função condilar.

( ) Quando contraído, eleva a mandíbula. Contribui na projeção anterior e lateralização da mandíbula.


A sequência CORRETA dessa associação é:

Alternativas
Q1244365 Fonoaudiologia
Tendo como parâmetro o fato de que algumas alterações vocais são definidas na literatura quanto à sua fonte sonora, assinale a alternativa que caracteriza a alteração de “aspereza vocal”.
Alternativas
Q1244366 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao desenvolvimento do sistema estomatognático em suas diferentes fases.
Alternativas
Q1244367 Fonoaudiologia
De acordo com a classificação das fissuras labiopalatinas preconizada por Spina et al. (1972), tendo como referência anatômica o forame incisivo, as figuras A, D e H abaixo correspondem respectivamente a:

Imagem associada para resolução da questão Centro de tratamento das Malformações Craniofaciais. Malformações Craniofaciais - Fissuras labiopalatinas. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://ctmc.lusiada.br/malformacoes-craniofaciais/>. Acesso em: 03 Jun. 2019.
Alternativas
Q1244368 Fonoaudiologia
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como parâmetro a atuação com pacientes laringectomizados.


( ) O traqueostoma é o orifício criado cirurgicamente na base do pescoço, após a retirada da laringe (geralmente em casos de câncer de cabeça e pescoço), responsável pela entrada e saída de ar no organismo durante a respiração.
( ) Com o desvio do fluxo aéreo respiratório, o ar deixa de passar pelo nariz e, por essa razão, o indivíduo laringectomizado apresenta uma redução acentuada da percepção dos odores ambientais e dos alimentos.
( ) O laringectomizado ficará impossibilitado de utilizar qualquer forma de fala, uma vez que foi feita a retirada parcial ou total da laringe.

Marque a alternativa quem contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
Alternativas
Q1244369 Fonoaudiologia
No Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, existem práticas que são comuns ao fonoaudiólogo e outros profissionais e práticas do núcleo específico da fonoaudiologia.

Assinale a alternativa que contém práticas específicas ao núcleo da fonoaudiologia no NASF
Alternativas
Q1244370 Fonoaudiologia
De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, são deveres gerais dos inscritos no conselho da classe:
Alternativas
Q1244371 Fonoaudiologia
Analise as afirmações abaixo com relação às doenças neurodegenerativas.

I- Na doença de Alzheimer o paciente pode desenvolver agnosia visual e tátil para a comida, não fazendo sentido para ele ingerir o que ele não reconhece como alimento.
II- A disfagia é apenas um dos sintomas presentes nas doenças neurodegenerativas, sendo considerada a responsável pelas complicações clínicas e pela principal causa de morte, a pneumonia aspirativa.
III- Dificilmente é possível melhorar a função de deglutição nos estágios iniciais das doenças neurodegenerativas, tendo sido vista a dimensão do acometimento ao sistema nervoso central pelo processo degenerativo.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1244372 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa CORRETA tendo como parâmetro o funcionamento da deglutição e os mecanismos usados na proteção das vias aéreas respiratórias.
Alternativas
Q1244373 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao reflexo que é bastante comum em bebês, principalmente na fase de introdução alimentar, também associado à prevenção de engasgos.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A
8: B
9: B
10: C
11: A
12: D
13: E
14: E
15: E