Questões de Concurso Público Prefeitura de Sousa - PB 2021 para Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
Os princípios constitucionais que regem a administração pública no Brasil são transcendentes e possuem conteúdos determinantes. Pode-se afirmar que são efetivas e vigorosas diretrizes políticas, legislativas, administrativas e ao mesmo tempo portadoras de uma forte conotação ético-valorativa. O item II dos “princípios fundamentais” do Código de Ética Profissional do Psicólogo preceitua que “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Com base nestas afirmações, é CORRETO afirmar que:
A Resolução Nº 4/2020, do Conselho Federal de Psicologia, suspende diversos artigos da Resolução CFP nº 11/2018 e autoriza a prestação de serviços psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação durante a pandemia de COVID-19. Entretanto, estabelece algumas restrições ou condicionantes:
I. Arealização de cadastro prévio na plataforma e-Psi junto ao respectivo Conselho Regional de Psicologia – CRP.
II. O Psicólogo ou a Psicóloga poderá iniciar o atendimento após o cadastro, independentemente de autorização pelo respectivo CRP, até a emissão do parecer.
III. Asimples comunicação formal ao respectivo CRP, por meio eletrônico, sobre o início das atividades de atendimento psicológico.
IV. Asuspensão dos serviços psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação após indeferimento pelo CFP, sob risco de incorrer em falta ética, até a aprovação de novo requerimento de cadastro pelo CRP.
V. Acomprovação de estar em dia com sua anuidade no respectivo CRP.
Estão CORRETAS apenas as afirmações dos itens:
A saúde já foi entendida como “ausência de enfermidade”. Em meados do século XX, a OMS estabeleceu o conceito de saúde como um “completo bem-estar físico, mental e social”. A Lei 8.080, de 19/09/1990, ampliou este conceito. Pensando o conceito e a relação saúde/doença, verifique as assertivas a seguir e marque com (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Para se compreender os processos de saúde, adoecimento e morte da população, é fundamental considerar os aspectos históricos, econômicos, socioculturais, socioepidemiológicos e políticos que influenciam o viver humano em suas múltiplas dimensões, modos de vida, trabalho e produção, e sua relação com a saúde.
( ) Por mais que se busque a identificação de causalidade com questões sociais, os fatores etiológicos são determinantes essenciais em todos os processos de adoecimento, independentemente da enfermidade e das condições sociais em que a pessoa vive.
( ) Por não se encontrarem plenamente no campo das coisas mensuráveis, pelo fato de serem experiências únicas preenchidas de subjetividades, pautadas pela experiência individual e coletiva dos sujeitos, saúde e doença podem ser consideradas formas de manifestação da vida.
( ) Os níveis de saúde da população não expressam necessariamente a organização social e econômica do país. Afinal, os diferentes estratos sociais possuem meios também diferenciados de acesso à saúde, como os Planos de Saúde privados ou mesmo o pagamento direto pelos serviços.
( ) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
A sequência CORRETA de VERDADEIRO e FALSO é:
Leia as notícias a seguir: “Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou queda de 37,2% no número de adolescentes grávidas” (agencia brasil 30/07/2021).
“O Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos'', diz relatório da Organização Mundial da Saúde. “O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil”. O relatório da OMS e as taxas se referem ao último período analisado - entre 2010 e 2015. (g1/globo 01/03/2018).
Conforme NASCIMENTO, A. S. e DE ANDRADE, A. B (2013), “O psicólogo do NASF atravessa os muros da UBS para desenvolver ações nas escolas, igrejas, ONGs, visitas domiciliares, etc.(...)”
Com base nestes tópicos, pode-se afirmar que o trabalho do psicólogo/da psicóloga deve ser focado, pela ordem, nos seguintes eixos:
I. Um enfoque preventivo da gravidez na adolescência, expondo as ações dispensadas pelos profissionais de psicologia no tocante à prevenção da gravidez na adolescência.
II. O suporte clínico de aconselhamento psicológico, focado na educação sexual, de modo a formar nas/nos adolescentes uma consciência da importância da prevenção contra a gravidez precoce e a responsabilização civil em relação aos filhos.
III. O acolhimento de adolescentes gestantes em situação de risco, com o acolhimento das adolescentes grávidas em contexto de vulnerabilidade.
IV. O acompanhamento psicológico no pré-natal, com atendimento às adolescentes gestantes durante o processo do pré-natal.
Estão CORRETAS apenas as afirmações:
Segundo NERI (2014), o envelhecimento primário ou normal é progressivo e atinge a todos os seres humanos por força de mecanismos genéticos típicos da espécie. Nas relações psicossociais, é comum que as pessoas idosas (mais idosas) passem por alterações repentinas de comportamento. Sinais visíveis como agitação, agressividade, perambulação e irritação possuem como causas mais comuns:
I. Acidente vascular encefálico, obstipação intestinal, desidratação, batidas na cabeça ou quedas.
II. Dificuldades de memória ocasionadas por doença de Alzheimer ou perdas cognitivas.
III. Perda de familiares, brigas na família ou mudanças de ambiente.
IV. Demências típicas da velhice associadas a situações de maus-tratos ou problemas nutricionais.
V. Introdução ou suspensão de medicação, doenças infecciosas, problemas do coração.
As alternativas ERRADAS são apenas:
“Até meados do século XX, o paradigma dominante na Psicologia do Desenvolvimento [...] se refletia nas teorias clássicas dos estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente” (NERI, 2014). O paradigma life span compreende o desenvolvimento com base em proposições como:
I. Envelhecer é consequência natural do estar vivo. Porém, a neuropsicologia, a engenharia genética e a tecnologia possuem acúmulo de conhecimento que permite o prolongamento da vida e seu desenvolvimento quase ad infinitum.
II. O desenvolvimento envolve equilíbrio constante entre potencialidades e limites para o funcionamento.
III. Eventos genético-biológicos, socioculturais e psicológico-subjetivos interagem durante todo o ciclo vital e têm pesos distintos em diferentes momentos do ciclo vital.
IV. O desenvolvimento é um processo multilateral, caracterizado por diversos fenômenos, isolados ou cumulativos, de crescimento e declínio.
V. Ao longo da vida adulta e da velhice, acontecem processos concorrentes de crescimento e contração do desenvolvimento, que podem ser analisados como ganhos ou como perdas evolutivas.
Estão CORRETAS apenas as proposições:
Com sintomas de depressão leve, o paciente JFK, 26 anos, acompanhado pela mãe, foi atendido no CAPS. O psiquiatra prescreveu medicamentos e recomendou acompanhamento com psicoterapia. Após 5 sessões semanais, reiteradamente o paciente apresentou um quadro de transtornos persecutórios e por duas sessões seguidas indicou pânico e ideação suicida.
Reportando-se a esta situação ficcional, como medida emergencial, o psicólogo a psicóloga deveria:
O termo “Escuta Clínica” foi inaugurado por Freud e até hoje é utilizado em todo contexto de atuação da Psicologia, especialmente a clínica. Outros termos correlatos aparecem ao longo do tempo, tais como “Escuta Terapêutica” e “Escuta Psicológica”, esta última bastante utilizada em processos de formação.
Dentre as principais características e objetivos da Escuta Psicológica, NÃO se encontra a seguinte: