A saúde já foi entendida como “ausência de enfermidade”. Em ...
A saúde já foi entendida como “ausência de enfermidade”. Em meados do século XX, a OMS estabeleceu o conceito de saúde como um “completo bem-estar físico, mental e social”. A Lei 8.080, de 19/09/1990, ampliou este conceito. Pensando o conceito e a relação saúde/doença, verifique as assertivas a seguir e marque com (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Para se compreender os processos de saúde, adoecimento e morte da população, é fundamental considerar os aspectos históricos, econômicos, socioculturais, socioepidemiológicos e políticos que influenciam o viver humano em suas múltiplas dimensões, modos de vida, trabalho e produção, e sua relação com a saúde.
( ) Por mais que se busque a identificação de causalidade com questões sociais, os fatores etiológicos são determinantes essenciais em todos os processos de adoecimento, independentemente da enfermidade e das condições sociais em que a pessoa vive.
( ) Por não se encontrarem plenamente no campo das coisas mensuráveis, pelo fato de serem experiências únicas preenchidas de subjetividades, pautadas pela experiência individual e coletiva dos sujeitos, saúde e doença podem ser consideradas formas de manifestação da vida.
( ) Os níveis de saúde da população não expressam necessariamente a organização social e econômica do país. Afinal, os diferentes estratos sociais possuem meios também diferenciados de acesso à saúde, como os Planos de Saúde privados ou mesmo o pagamento direto pelos serviços.
( ) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
A sequência CORRETA de VERDADEIRO e FALSO é: