Questões de Concurso Público Prefeitura de Catolé do Rocha - PB 2023 para Assistente Social CRAS
Foram encontradas 15 questões
I- No sub-título, o emprego do verbo REAVIVAR no plural se justifica pela existência do sujeito composto, cujos núcleos – busca e contemplação – vêm seguidos dos complementos nominais. II- No 3º período (L.6 e 7), a causa do encanto por viagens ferroviárias é expressa por meio de uma estrutura coordenada correlata de valor aditivo: “não só pelos cartões- postais ... mas pelos mimos...percurso”, com efeito de ênfase. III- Em: “Um levantamento da empresa austríaca ... mostra que, de 2019, quando eles estrearam as linhas Nightjet, até 2021, o número de pessoas a bordo saltou de 1,5 milhão para 3,3 milhões”, o QUANDO assume função de pronome relativo, introduzindo uma oração adjetiva, dentro da qual tem função de adjunto adverbial de lugar. IV- Em: “[...] o número de pessoas a bordo saltou de 1,5 milhão para 3,3 milhões, uma multidão que opta entre vinte trajetos por catorze países”, a estrutura que se apresenta após a vírgula caracteriza-se como oração adjetiva explicativa.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
“Os últimos tempos foram vitais para alavancar a alternativa ferroviária, uma vez que, na pandemia, muita gente repensou seu estilo de vida e uma parcela acabou por abraçar um ritmo mais vagaroso”.
Já ouvimos frases como “os seres humanos são irracionais”. Afinal, somos racionais ou irracionais? Somos racionais a respeito das necessidades práticas de nossa vida cotidiana. A maioria das pessoas consegue manter seus trabalhos, se alimentar e educar os filhos. Mas, quando se trata de crenças, digamos, cósmicas, históricas ou políticas, é aí que vemos a irracionalidade entrar em cena. Acreditamos em coisas não porque elas são verdadeiras ou falsas, mas porque elas são moralmente edificantes. Além disso, nós não somos tão racionais quanto poderíamos ou deveríamos ser. A racionalidade tende a se misturar com nosso conhecimento, nossos sensos comuns. Podemos expor áreas da irracionalidade humana se você as desafia com argumentos vindos de dados governamentais, reportagens sérias e estudos científicos.
I- O conector MAS, em sua 1ª ocorrência, viabiliza a inferência de sentido de contraste e de compensação entre as orações: há racionalidade em relação às atividades práticas; enquanto, em compensação, a irracionalidade ganha espaço em relação à tomada de posição em casos que envolvem crenças em diferentes esferas. II- O conector MAS, em sua 2ª ocorrência, estabelece uma relação de coordenação entre duas orações subordinadas causais, expondo-as numa gradação em que a causa considerada mais forte se apresenta por último, em contraponto à primeira. III- Os elementos TÃO ... QUANTO põem em comparação dois estados de coisas: ser racional e não ser racional; e, dada a presença do intensificador na estrutura do período, depreende-se também o sentido de proporção.
É CORRETO o que se afirma em:
95% DOS PLANTADORES de maconha na Califórnia fecharam o ano passado com prejuízo, segundo levantamento da empresa New Leaf Data Services, que monitora o mercado da cannabis. Depois que esse estado americano legalizou o uso recreativo da erva, em 2016, houve uma corrida para explorá-la comercialmente: e, devido ao excesso de oferta, o preço do produto despencou (só em 2022, a queda foi de 35%). (BG)
Indique a alternativa em que a explicação fornecida na proposição NÃO se aplica ao recurso em foco.
( ) O período, formado pelo processo de subordinação, contém duas orações substantivas – uma sob a forma reduzida de infinitivo e outra sob a forma desenvolvida, ambas com função de sujeito. ( ) O uso do verbo ACHAR no infinitivo sinaliza que o sujeito é indeterminado. ( ) Aparáfrase correspondente à oração em que ocorre a partícula SE, com função “apassivadora”, é: “É ilusão achar que a violência política será (ou vai ser) neutralizada eliminando o rival”. ( ) Aoração subordinada adverbial reduzida de gerúndio “[...] eliminando o rival” tem sentido de consequência.
A sequência CORRETA de avaliação é:
I- O constituinte DUAS, (L.1) na função de predicativo, é uma forma anafórica que faz remissão a: “o convencimento da sociedade com e (o convencimento) sem coação”. II- O grupo nominal ESSA CONSTRUÇÃO (L.2) recupera o conteúdo expresso na oração “a capacidade de o Estado construir consensos majoritários”. III- O grupo nominal UMAVARIÁVELEXTERNA(L.5) faz remissão catafórica a “grupos sociais hegemônicos.” IV- Aexpressão que constitui o título do texto tem não só um caráter referencial, ao sinalizar, cataforicamente, para o conteúdo a ser desenvolvido, mas um teor avaliativo, visível na escolha do substantivo BOBAGEM e do adjetivo PERIGOSA.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Mudança de percepção sobre o que representa o trabalho, com tendência para a valorização do bem-estar do funcionário. II- O novo modo de encarar o trabalho como resultante das queixas de funcionários em relação à saúde, fato este não evidenciado no período anterior à pandemia da Covid-19. III- Reconhecimento da iniciativa do engenheiro Zaid Khan não pelo movimento quiet quitting em si, mas pelo estímulo ao debate sobre as demandas pessoais e profissionais e jornada de trabalho. IV- Descontentamento dos empregadores, motivado pela reivindicação dos funcionários quanto aos direitos, exigência de benefícios, sem que se verifique melhor desempenho no trabalho.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as proposições abaixo elencadas, que tratam da relação entre os recursos linguísticos – emprego das classes de palavras e estruturas oracionais – e o sentido do texto, e as avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) No sub-título, os adjetivos RUIDOSA e INUSITADA adjuntos de “tendência” e “alternativa”, na caracterização do quiet quitting, reforçam a obscuridade ou incerteza do novo conceito e o fato de ser um fenômeno que chama a atenção.
( ) Os substantivos MÁXIMA e CONCEITO, no parágrafo que inicia o texto, funcionam como recursos de referência, encapsulando o conteúdo expresso na citação que abre o texto: o trabalho como algo dignificante/edificante.
( ) O uso do adjetivo RECAUCHUTADO, em “o conceito, ressalve-se, é recauchutado”, referindo-se ao quiet quitting, favorece a inferência de que a discussão em torno do fenômeno está propensa a falhar.
( ) O último parágrafo faz menção à insatisfação dos entrevistados por Veja em relação ao quiet quitting, o que é justificado por duas estruturas causais que sinalizam o fato de a iniciativa do engenheiro Zaid Khan motivar a inquietação dos seguidores, levando-os a abandonarem os empregos.
A sequência de avaliação CORRETA é:
“A Covid-19 alterou para sempre a dinâmica corporativa, normalizou o home office e escancarou a necessidade de priorizar o bem estar”.
( ) O advérbio de intensidade MUITO, se deslocado para junto do verbo “cansar” (cansa muito), altera a informação expressa no título, enfatizando a ideia de que “Pensar” é, em si, uma atividade cansativa. ( ) Em: “Foi o que descobriu um grupo de cientistas franceses, que monitorou os cerébros de 40 voluntários enquanto eles realizavam versões fáceis ou difíceis do mesmo teste”, o pronome ELES tem como referente a expressão “um grupo de cientistas franceses.” ( ) No título, a posição em que ocorre o advérbio REALMENTE pode gerar ambiguidade estrutural e semântica, admitindo ser considerado um adjunto/focalizador, cujo escopo é o verbo “cansar”; ou um adjunto oracional/modalizador, denotando uma opinião, leitura mais provável. ( ) Nas duas orações que iniciam o texto, os termos FRESCURA, IMPRESSÃO e REAL, usados como predicativo, na caracterização do fenômeno descrito pertencem todos à mesma classe – a dos adjetivos.
A sequência de avaliação CORRETA é:
Japão? Paz e amor? Já era
O assassinato de Shinzo Abe é um novo capítulo na história
Obrigado a renunciar à corrida armamentista após ser alvo de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão acabou por cutivar uma imagem de país pacífico. Por isso, o assassinato a tiros do primeiro-ministro Shinzo Abe na sexta-feira 8, durante um ato de campanha eleitoral, chocou o mundo. O ataque acabou por beneficiar o PLD, partido de Abe, que obteve ampla vitória nas eleições do Senado. Defensor da revogação da Constituição Pacifista adotada pelo Japão em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra, o PLD conquistou 63 cadeiras das 125 em disputa. Somados, os quatro partidos que defendem uma nova Constituição e o abandono da premissa pacifista – entre eles o Nippon Ishin, de extrema-direita – têm agora 177 acentos no Senado, número que permite a aprovação de qualquer projeto nessa direção. O caminho está livre para mudanças como a supressão dos trechos nos quais o Japão “renuncia para sempre à guerra” e garante que “nunca manterá forças armadas”.
I- Infere-se do período: “Obrigado a renunciar à corrida armamentista após ser alvo de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão acabou por cultivar uma imagem de país pacífico”, sobretudo da frase em destaque, que o Japão não era/é um país pacífico, tendo mantido essa imagem por pressões circunstanciais. II- O assassinato de Shinzo Abe, o primeiro-ministro do Japão, foi o que motivou a defesa, por parte de alguns partidos, incluindo o do próprio candidato, de revogar a Constituição pacifista adotada pelo Japão há muito tempo. III- Há uma intenção de alterar a Constituição de modo a suprimir trechos que demonstram o compromisso, já firmado após a Segunda Guerra, em manter a paz e renegar a guerra.
É CORRETO o que se afirma em: