Questões de Concurso Público Prefeitura de Araruna - PB 2024 para Odontólogo

Foram encontradas 9 questões

Q2643130 Odontologia
Paciente A.D.S., 24 anos, feminino, sem envolvimento sistêmico pessoal, porém com histórico familiar de hipertensão paterna e Diabetes Mellitus materna, com 15 semanas gestacionais, procurou o centro de especialidades odontológicas do município onde reside queixando-se de dor contínua e latejante na maxila esquerda. Na anamnese, a paciente refere que optaria pela realização do procedimento sob a anestesia. Ao realizar o exame físico, evidencia-se a destruição coronária acentuada do elemento 17, com exposição de dentina reacionária e comprometimento coronário profundo e com proporção elevada de dentina amolecida. Qual a droga anestésica de padrão de escolha para a realização do procedimento, considerando a farmacocinética e a farmacodinâmica da droga anestésica, associada a uma menor toxicidade para o organismo? 
Alternativas
Q2643131 Odontologia
Paciente I.O.S., 42 anos, masculino, hipertenso, com histórico familiar de hipertensão paterna e Diabetes Mellitus materna, procurou o centro de especialidades odontológicas do município onde reside queixando-se de dor contínua e latejante na hemi-mandíbula esquerda. Ao realizar o exame físico, evidencia-se lesão cariosa, com mancha amarronzada, sem brilho, em superfície coronária do dente 36, com destruição em nível de esmalte e dentina, profundamente, com remoção de dentina amolecida e consequente exposição das aberturas dos condutos radiculares. Qual a droga anestésica de padrão de escolha para a realização do procedimento, considerando a farmacocinética e a farmacodinâmica da droga anestésica? 
Alternativas
Q2643132 Odontologia
Paciente A.M.N., feminino, 33 anos, procurou atendimento odontológico para tratamento dentário nos elementos 44 e 45. Segundo a avaliação clínica, observam-se múltiplas lesões cavitárias, que, segundo o aspecto clínico, são sugestivas de comprometimento coronário em nível de esmalte e dentina, profundamente. A paciente relata ser portadora de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial, sendo a pressão arterial sistêmica sem controle e estabilização. Encontra-se em acompanhamento médico ativo e teve liberação médica para o procedimento com uso de anestésico local em ambiente de consultório odontológico. Segundo a anamnese da paciente, foi informado o desejo de supressão do quadro doloroso momentâneo diante da intervenção odontológica. Das drogas anestésicas disponíveis no mercado, qual(is) pode(m) ser utilizada(s), com segurança, qual o local de punção anestésica e qual(is) o(s) nervo(s) dessensibilizado(s), respectivamente?
Alternativas
Q2643133 Odontologia
Paciente Q.P.U., feminino, 7 anos, sofreu uma queda de própria altura, havendo traumatismo direto na boca da paciente, ocorrendo a avulsão dos elementos dentários 31 e 41. O atendimento foi realizado em quarenta minutos após o trauma, em ambiente hospitalar. No momento do trauma, a responsável afirma que o dente 31 foi arremessado, vindo a cair sobre uma poça de água de chuva, com a presença de restos de areia na profundidade. Diante deste fato, a responsável lavou o referido dente em água corrente, proporcionando a limpeza coronária e radicular completa, de forma a expor apenas o componente inorgânico deste dente. O elemento 41 foi coletado e não foi submetido a nenhuma intervenção. Após a limpeza mecânica no elemento 31, ambos os dentes foram lavados em solução de soro fisiológico e armazenados em um copo com leite até a intervenção profissional. Ao exame clínico e radiográfico, é possível observar a persistência da abertura dos ápices radiculares de ambos os dentes e ausência de fraturas ósseas ou radiculares. Diante do acontecido, assinale a alternativa que denota qual(is) o(s) dente(s) que evidencia(m) o melhor prognóstico após serem inseridos nos alvéolos dentários: 
Alternativas
Q2643136 Odontologia
Paciente T.A.L. apresenta lesão cariosa profunda em elemento 23, a qual se apresenta com cavitação em esmalte e, por consequência, acometimento de dentina em profundidade, com a evidenciação de abundante quantidade de dentina desmineralizada e quadro doloroso associado. Foi realizada uma radiografia periapical, a qual evidencia a presença de discreta ponte dentinária, em espessura, para permitir o procedimento restaurador clínico. Ao realizar a limpeza cavitacionária, com remoção de abundante dentina desmineralizada, evidenciou-se área de sombreamento avermelhado, sobre a face profunda da dentina, porém sem comunicação pulpar. Pretende-se realizar a restauração do referido dente, em dois acessos clínicos, sem a remoção do material inserido no primeiro momento. Qual (is) o (s) material (is) que pode(m) ser utilizado(s), durante a proteção do complexo dentino-pulpar, como agente(s) forrador(es), e o(s) que servirá(ão) de base cavitária de preenchimento para a segunda etapa restauradora do presente caso? 

I- Hidróxido de cálcio (Pasta/Pó). II- Cimento de óxido de zinco e eugenol. III- Cimento de ionômero de vidro. IV- Agregado de trióxido de mineral. V- Verniz cavitário.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: E
5: C