Questões de Concurso Público Prefeitura de Matinhas - PB 2024 para Professor de Educação Básica I

Foram encontradas 25 questões

Q2504691 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9.394/96) versa acerca dos princípios e fins da Educação Nacional. Concernente a este aspecto, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II- Coexistência de instituições públicas e filantrópicas de ensino. III- Valorização da experiência intraescolar. IV- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. V- Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504692 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) apresenta as disposições gerais da Educação Básica. A respeito das disposições gerais da Educação Básica constantes na referida lei, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2504693 Pedagogia
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
I- Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. II- Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. III- Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504694 Pedagogia
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. No que concerne ao sistema de avaliação, segundo a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2504695 Pedagogia
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Integram-se às Competências Gerais da BNCC:
I- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. II- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. III- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504696 Pedagogia
"É possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento". Tratando-se do desenvolvimento intelectual da criança, a tarefa de ensinar determinada matéria é a de representar a estrutura do conteúdo em termos da visualização que a criança tem das coisas. A citação apresentada faz parte de uma teoria construtivista, defendida pelo teórico:
Alternativas
Q2504697 Pedagogia
O processo de aprendizagem, o qual acontece de ser sempre espontaneamente, surge naturalmente da interação entre as pessoas e com o ambiente em que vivem. Ou seja, pela convivência social, pela observação de objetos e acontecimentos, pelo contato com os meios de comunicação, leituras, conversas, etc., as pessoas vão acumulando experiências, adquirindo conhecimentos, formando atitudes e convicção. (Libâneo, 2013, p. 87 – Didática). De que tipo de aprendizagem, Libâneo (2013) está falando:
Alternativas
Q2504698 Pedagogia
A escola de décadas atrás serviu aos interesses das camadas dominantes da sociedade e, para isso, estabeleceu os seus objetivos, conteúdos, métodos e sistema de organização de ensino. A escola pela qual devemos lutar hoje deve fomentar o desenvolvimento científico e cultural do povo, preparando as crianças e jovens para a vida, para o trabalho e para a cidadania, por intermédio da educação geral, intelectual e profissional. Consoante as características de escola democrática, a alternativa que apresenta uma tarefa da escola pública democrática é: 
Alternativas
Q2504699 Pedagogia
O aluno constrói seu conhecimento na interação com o meio em que vive. Portanto depende das condições desse meio, da vivência de objetos e situações, para ultrapassar determinados estágios de desenvolvimento e ser capaz de estabelecer relações cada vez mais complexas e abstratas (Hoffmann, 2003, p.41). Sobre o processo de Avaliação, é CORRETO afirmar que a citação apresentada tem como característica do tipo:
Alternativas
Q2504700 Pedagogia
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Portanto, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I- O sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida. II- A formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio. III- A oferta facultativa do ensino das Libras, do Sistema braile e de uso de recursos de tecnologia assistiva, pois depende do perfil da escola e do número de estudantes com deficiência, pois a oferta depende dos recursos da instituição atrelado ao quantitativo mínimo de 10 estudantes.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504746 Pedagogia
O processo de ensino, objeto de estudo da Didática, não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula, tendo em vista que o trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Portanto, a didática é definida como:
I- A disciplina que estuda os objetivos, conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais. II- A Ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social e global. III- Constitui-se de disciplinas propriamente pedagógicas, tais como: a Teoria da Educação, Teoria da Escola, Organização Escolar e Teoria de Ensino.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504747 Pedagogia
O processo de ensino é uma ação conjunta do professor e dos alunos, na qual o professor estimula e dirige atividades em função da aprendizagem dos estudantes. A aula é a forma didática básica de organização do processo de ensino. A cada aula é uma situação didática especifica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos estudantes. LIBANEO (2013, p. 196). Em decorrência das finalidades, princípios, elementos constitutivos e meios da educação escolar. As aulas devem cumprir a exigência de:
Alternativas
Q2504748 Pedagogia
“As teorias que o homem constrói para sistematizar seu conhecimento, para explicar e prever eventos, são constituídas de conceitos e princípios. Dentre as filosofias subjacentes das teorias de aprendizagem, vê o que se aprende, a auto-realização da pessoa, seu crescimento pessoal. O aprendiz é visto como um todo - sentimentos, pensamentos e ações – não só o intelecto. Neste enfoque, a aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos. Ela é penetrante, visceral, e influi nas escolhas e atitudes do indivíduo. ” (Moreira, 1999, p.16). Consoante à citação apresentada, é CORRETO considerar que uma das teorias filosóficas da aprendizagem é a: 
Alternativas
Q2504749 Pedagogia
A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade cognitiva do homem que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento. Ela é ativada pela estimulação do ambiente exterior (input) e provoca uma modificação do comportamento que é observada como desempenho humano (output). De um lado, em estímulos e respostas e, por outro, em processos internos da aprendizagem (parece ser o pioneiro da teoria de processamento de informação). A teoria exposta é defendida pelo teórico: 
Alternativas
Q2504750 Pedagogia
A avaliação da aprendizagem apresenta reflexões constantes nos ambientes educacionais. A avaliação aparece em vários marcos legais, os quais recomendam acerca da procedência de todos os envolvidos nesse processo, prezando pela qualidade do Ensino e aprendizagem. No art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases entre as responsabilidades dos docentes principalmente nos itens III a V, que preconizam que os professores incumbir-se-ão de: III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Quanto ao processo de avaliação é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2504751 Pedagogia
A avaliação, enquanto reflexão crítica sobre a realidade deveria ajudar a descobrir as necessidades do trabalho educativo, perceber os verdadeiros problemas para resolvê-los. Diz-se que a avaliação é feita para mudar. Avalia-se tanto, investe-se tanto tempo com provas e notas, e, no entanto, as coisas não mudam.Por que a avaliação não está ajudando a mudar as necessidades do trabalho educativo no que se refere ao processo de ensino aprendizagem?
I- Equívoco do referencial da avaliação (Referente): O referencial assumido pelo avaliador é decisivo, pois tudo influencia: o objeto a ser avaliado, o conteúdo (confecção do instrumento), a forma (aplicação) e o juízo. II- Equívoco no Objeto de aplicação (Referido): É pratica comum avaliar-se apenas o estudante, o que significa um foco equivocado no objeto da avaliação, dado que impossibilita a percepção do problema na sua totalidade. III- Equívoco na articulação da Avaliação: Busca-se mudar a avaliação de maneira isolada, sem articulá-la com a mudança da metodologia de trabalho em sala de aula.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504752 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, define-se como Unidade Temática: 
Alternativas
Q2504753 Pedagogia
Consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a transição entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo:
I- Integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. II- As singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, é supérfluo, assim como a natureza das mediações de cada etapa. III- Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504754 Pedagogia
A aprendizagem baseada em problemas (PBL, do inglês problem-based learning) é uma das Metodologias Ativas utilizadas atualmente durante o processo de Ensino aprendizagem. Esse tipo de Metodologia: PBL tem como inspiração os princípios da escola ativa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas relativos às suas futuras profissões. Inspirado na Harvard Medical School, as fases da PBLsão:
I- Fase I: Identificação do(s) problema(s); formulação de hipóteses; solicitação de dados adicionais; identificação de temas de aprendizagem; elaboração do cronograma de aprendizagem e estudo independente. II- Fase II: Retorno ao problema; crítica e aplicação das novas informações; solicitação de dados adicionais; redefinição do problema; reformulação de hipóteses; identificação de novos temas de aprendizagem e anotação das fontes. III- Fase III: Retorno ao problema e ampliação da aprendizagem avaliação.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504755 Pedagogia
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky pesquisaram e definiram os cinco níveis de desenvolvimento da escrita a partir do momento em que o individuo compreende para que serve a escrita, ou seja, que ela tem uma utilidade. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico. Pode-se identificar um estudante no nível silábico, de acordo com os resultados obtidos pelas autoras quando: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: E
5: E
6: C
7: D
8: C
9: A
10: B
11: C
12: B
13: B
14: C
15: A
16: C
17: A
18: D
19: E
20: D