Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2024 para Fonoaudiólogo (Policlínica)
Foram encontradas 15 questões
Fonte: Bastos, J. C., Alves Neto, J. V., & Breve, P. P. S. Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 14–25, 2020. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25.Acesso em: 15/08/2024
A partir deste contexto, assinale a alternativa CORRETA sobre a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) que justifica a intervenção fonoaudiológica.
Considerando a importância da atuação do fonoaudiólogo na Saúde do Trabalhador e os avanços legislativos e regulamentares relacionados à profissão, analise as proposições a seguir.
I- De acordo com a Resolução nº 428/2013, o fonoaudiólogo deve realizar avaliações periódicas para identificar possíveis agravos relacionados ao ambiente laboral, incluindo a análise de condições que possam afetar a audição e a voz dos trabalhadores.
II- A Resolução nº 428/2013 enfatiza que o fonoaudiólogo, ao detectar prejuízos ou agravos decorrentes do ambiente de trabalho, deve iniciar o quanto antes a intervenção, seja para realizar a adaptação dos aparelhos auditivos em caso de perda auditiva ou intervenção terapêutica para corrigir patologias da voz.
III- De acordo com a Resolução nº 428/2013, o fonoaudiólogo deve realizar avaliações periódicas para identificar possíveis agravos relacionados ao ambiente laboral, incluindo a análise de condições que possam afetar a audição e a voz dos trabalhadores.
IV- A Resolução nº 428/2013 determina que compete ao fonoaudiólogo a emissão do laudo em caso de diagnóstico da PAIR e sugestão de afastamento do trabalhador de suas atividades em caso de risco.
V- Conforme a Resolução nº 428/2013, cabe ao fonoaudiólogo indicar e fiscalizar o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) pelos trabalhadores expostos a ruído no ambiente de trabalho.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre as características indicativas da apraxia de fala adquirida, marque a alternativa CORRETA.
Fonte: VIEIRA, Deborah Rodrigues; SANTOS, Daiane Mangabeira dos; SOUZA, Janaina Pereira de; ALVES, Isabela Luisa Fiuza. Alterações de linguagem em pacientes pós lesão encefálica adquirida na fase aguda / Language changes in patients after brain injury acquired in the acute phase. Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, v. 9, p. 9b8, 2023. tab, graf. Disponível em: LILACS, CONASS, ColecionaSUS, SES-GO. Biblioteca responsável: BR1759.1. ID: biblio-1444113.Acesso em: 15/08/2024
Considere o seguinte caso clínico:
Caso Clínico: Ana de 50 anos, sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e foi diagnosticada com afasia, apresentando dificuldade em formar frases, lembrar o nome de pessoas e objetos e alterações no comportamento e emoções. Sua equipe médica está desenvolvendo um plano de reabilitação e busca entender melhor as consequências das lesões encefálicas para otimizar o tratamento. Com base nos seus estudos sobre intervenção fonoaudiológica em pacientes com lesões encefálicas e no caso clínico apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com esse contexto, assinale a alternativa que descreve adequadamente a manifestação da gagueira durante a leitura e a fala.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA sobre os aspectos da deglutição atípica e seu impacto no desenvolvimento oral.
Considerando o contexto de tratamento e características das fendas glóticas, analise as seguintes afirmações.
1. A técnica do som basal é uma abordagem eficaz na reabilitação de fendas em ampulheta, pois facilita a adaptação miofuncional da laringe e melhora a qualidade vocal.
2. A técnica do som basal, através da emissão contínua da vogal /a/, promove a contração do músculo tireoaritenoideo e estabiliza as pregas vocais, o que é essencial para a clareza e projeção da voz.
3. A massagem das pregas vocais é uma técnica terapêutica que visa reduzir a tensão muscular para aliviar a pressão e a inflamação ao redor da fenda, promovendo uma melhor recuperação e melhora da disfonia.
4. A técnica do som basal é uma abordagem eficaz na reabilitação de fendas em ampulheta, pois facilita a adaptação miofuncional da laringe e melhora a qualidade vocal.
5. O tratamento da fenda vocal é prioritariamente cirúrgico, independentemente do grau, para evitar agravos, e só após o procedimento a intervenção fonoaudiológica conservadora deve ser iniciada para restaurar a força e a resistência das pregas vocais, evitando, dessa forma, reincidência do quadro.
Marque a alternativa que aponta apenas as afirmações CORRETAS em relação ao tratamento e características das fendas glóticas e seu impacto na vida profissional.
Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde 2013: ciclos de vida, Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 92 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94074.pdf.Acesso em: 17 ago. 2024. MOURA, Renata Prazeres; RESENDE, Luciana Macedo de; SANTOS, Thamara Suzi Dos; CARVALHO, Sirley Alves da Silva. Estudo das emissões otoacústicas residuais nas perdas auditivas neurossensoriais com diferenciação de artefatos e respostas fisiológicas. Audiology - Communication Research, São Paulo, v. 27, e2541, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2541.Acesso em: 17 ago. 2024.
Com base nesse cenário, analise as afirmativas abaixo e a alternativa CORRETA.
Fonte: Assis, D. A. R., Assis, A. da S., & Mancini, P. C. (2023). Reabilitação Vestibular: sua efetividade após a alta. Distúrbios Da Comunicação, 35(2), e60788. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e60788.Acesso em: 18 ago. 2024.
Com base nos seus estudos sobre as abordagens para a reabilitação terapêutica de crianças surdas, analise as afirmações a seguir, assinalando a CORRETA.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia para alimentar crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: www.bvsms.saude.gov.br.Acesso em 25/10/2024
Com base no cenário descrito e nas recomendações sobre o aleitamento materno, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa CORRETA.
Fonte: SILVA, Isabella Louise; MOTA, Isabela Cardoso Pimentel; GRITTI, Tatiana Magalhães de Almeida. Atuação interdisciplinar da nutrição e fonoaudiologia no desmame da via alternativa de alimentação em paciente grave pós AVC: um relato de caso. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Suplemento, São Paulo, v. 33, n. 2B, p. 267, 2023. Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Com base neste relato, avalie as seguintes afirmações relacionadas à intervenção interdisciplinar em pacientes com disfagia pós-AVC e marque a alternativa CORRETA.
Fonte: RONDON-MELO, Silmara;ANDRADE, Claudia Regina Furquim de. Efeitos do uso de diferentes tecnologias educacionais na aprendizagem conceitual sobre o sistema miofuncional orofacial / Effects of the use of different educational technologies in conceptual learning of the orofacial myofunctional system. Audiologia, Comunicação e Pesquisa, São Paulo, v. 24, p. e2050, 2019. Disponível em: LILACS. Acesso em: 20/08/2024. Identificador: biblio-1001365. Biblioteca responsável: BR663.1.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA sobre o uso de tecnologias computadorizadas na Fonoaudiologia.
Fonte: Wulf,A. N., Cruz, P. J.A., Rosa, B. C. S., Santos, T. D. dos, & César, C. P. H.A. R. (2020). Ferramentas e Protocolos Utilizados na Perícia Criminal Relacionados à Voz: Revisão de Literatura. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 52–63. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p52-63.
Diante desse cenário, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE um aspecto fundamental da perícia vocal, com base nas práticas atuais de fonoaudiologia forense no Brasil.