Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Professor de Educação Básica II - Matemática
Foram encontradas 40 questões
I- No trecho, o primeiro verbo funciona como verbo transitivo indireto.
II- As três ocorrências destacadas no texto do “que” possuem a mesma função no trecho em análise, funcionando em todos como conjunção integrante e introduzindo o mesmo tipo de oração.
III- O termo “bem como” poderia ser substituído por “assim como”, sem que haja prejuízo do sentido.
IV- O sintagma nominal ela é um exemplo de catáfora.
V- O referente do sintagma nominal ela é recuperado pragmaticamente, no contexto: “Anastácia impressionava-se com a parreira sobre o pátio pequeno, o telhado de folhas, suspenso, de onde brotavam cachos de uvas minúsculas, quase brancas e transparentes, e que nunca cresciam”.
VI- Em “impressionava-se”, o termo em destaque é uma partícula apassivadora.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Os termos em destaque são recursos de coesão referencial e retomam “irmãos”.
II- Os termos em destaque são recursos anafóricos, que retomam o termo “irmãos”, dito posteriormente.
III- Os termos em destaque são recursos de coesão por recorrência e se classificam como pronomes pessoais do caso reto.
IV- Os termos em destaque são recursos de coesão referencial anafóricos e são classificados em pronomes pessoais do caso oblíquo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o Texto II para responder à questão.
Texto II
Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/tag/beatles Acesso em 14 set 2024.
I- é necessário ativar os conhecimentos prévios sobre quais são os personagens do meme e o que representam sobre a história da música ocidental.
II- é imprescindível conhecer todas as músicas que tocam no Brasil e fora de nosso país, atualmente.
III- é relevante entender que o meme se utiliza de uma linguagem científica, objetiva e direta.
IV- é importante estabelecer uma relação entre o texto verbal e o texto não-verbal, já que é um texto multissemiótico.
V- é necessário ativar apenas os conhecimentos linguísticos, desconsiderando o texto não-verbal.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Na análise do vocábulo alternativa, percebe-se que nele já existe um radical (alter) que, em sua origem etimológica, significa outro, sendo, pois, sempre necessário, independentemente da situação comunicacional, repetir o pronome que o acompanha (outra).
II- Com base na etimologia da palavra alternativa, pode-se afirmar que, independentemente da situação comunicacional, há um pleonasmo vicioso, uma redundância, que há de se evitar com a supressão do pronome.
III- Na prática, não se pode esquecer que, quando se trata do termo alternativa, não se tem obrigatoriamente apenas uma dualidade de posições, de modo que se pode estar referenciando-se a uma multiplicidade de posições. Isto é: quando se fala em alternativas, pode-se não estar em tela a apresentação de apenas duas delas, mas até mesmo várias para escolher, por isso a justificativa do acompanhamento do pronome “outra”.
IV- Apesar da aparente redundância demonstrada pela etimologia, está correto, nesse contexto, o emprego da expressão outra alternativa, pois há inúmeras hipóteses e estratégias para reduzir o impacto ambiental do uso da inteligência artificial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o Texto IV para responder à questão.
Texto IV- A relação entre consumo de água e energia com a inteligência artificial
Fonte: LEME, Mariane A relação entre consumo de água e energia com a inteligência artificial. Disponível em: https://agua.org.br/blog/a-relacao-entre-consumode-agua-e-energia-com-a-inteligencia-artificial/.Acesso em: 24 set 2024.
Leia o Texto V para responder à questão.
Texto V
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos. Acesso em: 28 nov. 2024.
I- O humor reside na narrativa elaborada pelo garoto para justificar o não cumprimento da atividade de leitura solicitado pela professora, o que demonstra um afastamento da realidade e, por isso, acaba indo à diretoria.
II- O humor se encontra apenas na ação do texto não-verbal, sem auxílio ao texto verbal.
III- Há uma ironia na justificativa bem elaborada, que foi prontamente aceita pela professora.
IV- Há humor na falta de consciência do garoto quanto ao que o levou à diretoria, já que suas desculpas eram verdadeiras.
V- Há ironia na linguagem usada pelo garoto, que não foi percebida nem pela professora nem pela diretora.
É CORRETO o que se afirma em:
Leia o Texto V para responder à questão.
Texto V
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos. Acesso em: 28 nov. 2024.


Leia o Texto VIII para responder à questão.

I- As duas expressões, que são usadas em sentido aproximativo em memes conhecidos, tornam visível a colaboração entre as empresas.
II- Há uma expressão conhecida em cada e que nunca é usada em sentido de comparação.
III- Há duas expressões que são usadas em contextos de comparação e que indicam culminância de ideias de promoção positiva apenas de um produto.
IV- As duas expressões que são usadas em sentido comparativo em memes tornam visível o uso da intertextualidade para indicar a competitividade entre as empresas.
V- Há uma expressão em cada um dos anúncios e que são sempre usadas em sentido denotativo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

I- A manchete do Texto I reforça uma ideia equivocada de que o "núcleo duro" da teoria de Piaget são os conhecidos períodos de desenvolvimento cognitivo propostos por ele. No entanto, o verdadeiro "núcleo duro" de sua teoria está nos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, que constituem, de fato, a base de seu construtivismo.
II- As quatro etapas de que fala o Texto I são: período sensório-motor, período pré-conceitual, período intuitivo e período operacional-concreto.
III- A base epistemológica da teoria de Piaget defende que o conhecimento não é dado pelo meio social, mas nasce com o indivíduo. Portanto, a construção de conhecimentos pelo sujeito depende unicamente do seu amadurecimento, ou seja, do período de desenvolvimento cognitivo em que se encontra.
IV- Com base na teoria de Piaget, ensinar significa, pois, provocar o desequilíbrio na mente da criança para que ela, procurando o reequilíbrio, reestruture-se cognitivamente e aprenda. Assim, o mecanismo de aprender da criança é sua capacidade de reestruturar-se mentalmente, buscando um novo equilíbrio.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2023. Brasília: Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, 2024. Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102068>. Acesso em: 10 nov. 2024.
A tabela abaixo mostra dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua referentes a pessoas de 18 a 24 anos de idade, por indicadores de educação, segundo o sexo, a cor ou raça e as Grandes Regiões (%) – Ano de 2023.

Nota: (1) Frequência escolar adequada + atraso escolar dos estudantes. (2) Frequência escolar adequada + não frequência à escola e já concluiu a etapa.
Neste contexto, é CORRETO afirmar que:
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Didática [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
A situação relatada está diretamente relacionada a que função do planejamento escolar listada por Libâneo (2017)?