Questões de Concurso Público Prefeitura de Cidade Ocidental - GO 2023 para Biólogo

Foram encontradas 14 questões

Q2299415 Biologia
Pesquisadores usam radiação para impedir reprodução do Aedes aegypti 

        Até a física nuclear entrou na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Pesquisadores da Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão usando raios gama – um tipo de radiação eletromagnética capaz de alterar organismos – para tornar os mosquitos machos incapazes de se reproduzir e, assim, controlar a população do inseto em Fernando de Noronha. 

        O estudo teve início em 2013, motivado pela incidência cada vez maior de casos de dengue no país. A pesquisa é financiada pelo Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

        As pupas – fase de desenvolvimento do mosquito – são irradiadas em larga escala por um equipamento que usa o Cobalto 60 como base. Isso modifica o esperma dos insetos, tornando-os estéreis. Ao acasalar, as fêmeas usam o esperma no processo de postura dos ovos, mas não geram novas larvas do inseto. Como o acasalamento ocorre apenas uma vez ao longo da vida da fêmea do Aedes aegypti, o cruzamento com os machos modificados impede a reprodução.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-einovacao/noticia/2016-02>. Acesso 26 ago. 2023.
Considerando as informações do texto, a técnica utilizada na pesquisa científica foi 
Alternativas
Q2299416 Biologia
No Distrito Federal foi realizada uma pesquisa científica na Universidade de Brasília (UNB) com o Título “Análise do pólen apícola como bioindicador ambiental no Distrito Federal”, publicado em 14/03/203, que teve como objetivo analisar aspectos da poluição ambiental através da presença de metais pesados em pólen transportados por abelhas Apis melífera L. 
Disponível em: <http://peerw.org/index.php/journals/article/view/319/228>. Acesso em: em 26 ago. 2023. 
A respeito das características evolutivas e morfológicas dos principais grupos botânicos, é possível classificar as plantas utilizadas como sendo do grupo das Angiospermas e o processo da polinização ocorrido é classificado como
Alternativas
Q2299418 Biologia
O Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro faz parte do Plano de Investimento Brasileiro (BIP) no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), gerido pelo BIRD, cujos aportes de recursos são do Fundo Estratégico do Clima (SCF). O projeto tem como triplo objetivo fortalecer a capacidade institucional do Brasil para o monitoramento do desmatamento, disponibilizar informações sobre riscos de incêndios florestais e estimar a emissão de GEE oriunda do desmatamento e das queimadas no Cerrado. 
Monitoramento do Desmatamento no Cerrado Brasileiro por Satélite realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em: <http://cerrado.obt.inpe.br/monitoramento-do-desmatamento-no-cerradobrasileiro-por-satelite/>. Acesso em: 16 ago. 2023. [Adaptado]
O desmatamento gera uma degradação do capital natural que pode ser observada
Alternativas
Q2299419 Biologia

Observe a tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Ao analisar os animais apresentados na lista, corresponde-se à classificação zoológica de gnatostomados (I) e artrópodes (II):

Alternativas
Q2299421 Biologia

Com 12 casos confirmados, surto de sarna atinge jovens da Fundação Casa em SP


A Fundação Casa de São Paulo confirmou que foram registrados 12 casos de escabiose, conhecida popularmente como sarna. O surto, que teria como origem a falta de condições sanitárias e de cuidados com as roupas dos educandos, foi identificado nos últimos meses entre os jovens de seis unidades. A instituição paulista afirma que instaurou uma apuração preliminar para esclarecer os fatos.


O Globo (São Paulo). Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/07/14/com-12-casosconfirmados-surto-de-sarna-atinge-jovens-da-fundacao-casa-em-sp.ghtml>. Acesso em: 26 ago. 2023.


Analisando a situação descrita na reportagem e as parasitoses humanas, a relação entre doença, agente etiológico e forma de transmissão da doença, respectivamente, é: 

Alternativas
Q2299422 Biologia

Observe a imagem a seguir.


 Imagem associada para resolução da questão


Árvores filogenéticas são representações gráficas que ilustram a história evolutiva das relações entre grupos de organismos, traçando-as a partir de um ancestral compartilhado. Essas representações são fundamentais na genética molecular, pois revelam como as moléculas de DNA e RNA se relacionam e evoluem ao longo do tempo, contribuindo para a compreensão mais profunda da diversidade e das conexões genéticas entre os seres vivos. Supondo a precisão do modelo, uma maior discrepância genética será manifestada na sequência de bases nitrogenadas do DNA das espécies

Alternativas
Q2299423 Biologia
A presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área geográfica é a definição de
Alternativas
Q2299425 Biologia
Um organismo com homozigose para os genes W, X, Y e Z, todos situados no mesmo cromossomo, é acasalado com outro organismo que apresenta homozigose recessiva para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:
        • não ocorreu permuta entre os genes W e Y;         • ocorreu 20% de permuta entre os genes W e X, 30% entre W e Z;         • ocorreu 10% de permuta entre os genes X e Z. 


Considerando os resultados apresentados, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene W?

Alternativas
Q2299426 Biologia
Goiás possui 23 unidades de conservação, sendo 13 pertencentes ao grupo de proteção integral (12 parques e 1 estação ecológica) e 10 ao grupo de uso sustentável (08 áreas de proteção ambiental, 1 floresta estadual e 1 área de relevante interesse ecológico). Dessa maneira, entende-se por unidade de conservação áreas territoriais e seus recursos 
Alternativas
Q2299429 Biologia
Novo teste para monkeypox é desenvolvido pela UFG com insumos 100% nacionais 

        Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), com base na mesma técnica utilizada anteriormente para criar teste da covid-19 e do zika vírus, desenvolveram, agora, um teste para a monkeypox, doença que foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como surto e considerada uma emergência de saúde pública. O teste Lamp detecta o DNA do vírus, amplificando o material genético de maneira simples, rápida e barata. O exame foi desenvolvido pela Universidade com insumos 100% nacionais e ainda não tem financiamento. Pelos cálculos dos pesquisadores, os reagentes para um exame ficariam em cerca de R$ 3,00.

        Tal qual o teste da covid-19, a solução muda de cor no caso da presença do DNA do vírus. O indicador fica amarelo em caso de detecção. O teste é rápido, feito em aproximadamente 40 minutos, com equipamentos simples de laboratório. O teste foi desenvolvido a partir de uma amostra enviada pelo Laboratório de Virologia Clínica e Molecular da Universidade de São Paulo (USP). A professora do Instituto de Química da UFG e coordenadora da pesquisa, Gabriela Duarte, disse que a melhor amostra para o teste é a retirada do líquido da pústula, que são as erupções da pele, mas também é possível encontrar o vírus na urina, sangue e esperma, embora não tão concentrados. 

        O teste foi desenvolvido em três semanas pelo Laboratório de Biomicrofluídica do Instituto de Química (IQ) da UFG, sob a coordenação da professora Gabriela Duarte, e agora vai para a etapa de validação com um grande número de amostras e comparação com o teste padrão ouro que é o PCR. O exame também detecta o vírus logo no início dos sintomas, o que agiliza o diagnóstico. Gabriela Duarte disse que uma das dificuldades atuais da pesquisa, que também ocorreu no caso do teste da covid-19, é conseguir o painel de amostras dos pacientes para a pesquisa. “Só a partir dessas amostras é possível validar o teste. Depois disso dependerá das autoridades de saúde investimento para desenvolvimento e aplicação, para que possa ser utilizado pela população”, afirma.

Disponível em: <https://jornal.ufg.br/n/158514-novo-teste-para-monkeypox-edesenvolvido-pela-ufg-com-insumos-100-nacionais>. Acesso em: 02 ago. 2023.

A transmissibilidade aprimorada do vírus tratado no texto está relacionada a uma alteração
Alternativas
Q2299430 Biologia

Pesquisa da UFG desenvolve testes para detecção de linhagens da COVID-19


        A inferência de variantes baseada em testes moleculares já vem sendo desenvolvida e utilizada para auxiliar a vigilância genômica em todo mundo. No Brasil, no período de dezembro de 2021 a abril de 2022, foram realizados 21.993 testes de inferência baseados em RT-qPCR (transcrição reversa seguida da Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real). Entretando, a RT-qPCR ainda é uma técnica com custo razoavelmente elevado e necessita de instrumentação sofisticada.


Disponível em: <https://jornal.ufg.br/n/163127-pesquisa-da-ufg-desenvolvetestes-para-deteccao-de-linhagens-da-covid-19. Acessado em 02/09/2023>.  Acesso em: 02 ago. 2023. [Adaptado].


A técnica de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real com Transcrição Reversa) é uma ferramenta poderosa, utilizada na biologia molecular para quantificar a expressão gênica e a detecção de material genético específico. As duas etapas essenciais combinadas nessa técnica são, respectivamente: 


Alternativas
Q2299431 Biologia

Sob o lema “Combata a poluição plástica”, o Dia do Meio Ambiente oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica. Um dos pontos principais será a discussão sobre o impacto dos plásticos nos oceanos, que, segundo um estudo recente, já são os maiores depósitos de lixo plástico no mundo. 


Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2023/06/oceanos-abrigam-mais-de-2-milhoes-de-toneladas-de-plastico>. Acesso em: 02 ago. 2023.


Sobre a temática tratada e seus impactos ambientais, é encontrada, em pesquisas,

Alternativas
Q2299433 Biologia
Enquanto em Minas Gerais e Pará há a extração do minério de ferro, aqui no norte goiano a mineração de ouro é histórica. São quase 300 anos de mineração em distintas escalas, desde o garimpo no período colonial até os mega-projetos contemporâneos. E, além do ouro, que está em Crixás, Pilar, Alto Horizonte, também se destaca o cobre, o níquel, o amianto e agora novos projetos como o mega-projeto de terras raras em Minaçu.
Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2022/08/27/trabalhadores-damineracao-de-goias-se-levantam-contra-riscos-e-descasos-de-grandesempresas>. Acesso em: 02 ago
Com base nas informações e temática abordada na notícia publicada, um empreendimento de mineração pode provocar no meio ambiente o risco de 
Alternativas
Q2299434 Biologia
Na espécie humana, a coloração dos cabelos encontra sua determinação na presença, quantidade e variante da melanina gerada pelos melanócitos. A produção de eumelanina, o pigmento que resulta nas manchas marrons e pretas, está diretamente ligada à estimulação do hormônio MSH em relação ao receptor MC1R da melanocortina. Este receptor, codificado pelo gene homônimo, incita a transformação de dopaquinona em eumelanina. A enzima tirosinase, um produto do gene TYR, catalisa a síntese de dopaquinona a partir de tirosina. Em situações em que os receptores de melanocortina estão ausentes, ocorre a característica exclusiva da feomelanina, o pigmento vermelho característico das pessoas ruivas. 
Imagem associada para resolução da questão

Adote: M = alelo selvagem do gene MC1R b m = alelo mutado do gene MC1R T = alelo selvagem do gene TYR t = alelo mutado do gene TYR
Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S019096220126055>. Acesso em: 02 ago. 2023.
Considerando que as mutações são recessivas e resultam em perda de função nos genes MC1R e TYR, a representação adequada da relação entre genótipo e fenótipo é a 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: A
6: D
7: C
8: B
9: D
10: A
11: B
12: A
13: D
14: C