Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea - PB 2019 para Psicólogo Educacional
Foram encontradas 11 questões
Segundo a Teoria Piagentina, de que resulta o desenvolvimento humano?
Assinale a alternativa CORRETA:
.A Terapia Comportamental (TC) preocupa-se inicialmente em realizar uma avaliação detalhada dos problemas do paciente: quais os sintomas, as condições que determinam seu aparecimento, seus antecedentes e suas consequências, bem como eventuais desencadeantes. São avaliadas ainda as situações nas quais se manifestam os fatores que auxiliam a mantê-los (atitudes reforçadoras do ambiente familiar), as cognições (pensamentos automáticos) que os acompanham, os mecanismos desenvolvidos pelo paciente para diminuir a ansiedade (ex. evitação, realização de rituais). A TC exige do paciente uma alta motivação para aderir ao tratamento, expor-se a situações provocadoras de ansiedade e uma boa aliança para levar adiante tarefas estabelecidas em comum acordo com o terapeuta.
Qual das contraindicações da Teoria Comportamental é falsa:
Após uma conversa entre a professora de João (5 anos) com seus pais, ficou acordado que seus pais deveriam procurar um serviço de ‘saúde mental’ para uma avaliação, pois João, apresenta em todos os ambientes que convive comportamentos marcadamente desafiadores, desobedientes e disruptivos que não incluem atos delinqüentes ou as formas extremas de comportamento agressivo ou dissocial.
Considerando as informações acerca dos sintomas de João, qual seria seu diagnóstico de acordo com o CID 10?
Dentre os vários tipos de agressões conhecidas, a mais preocupante hoje, no ambiente escolar, é a violência sutil, velada, mascarada ou invisível, o Bullying. Logo, o termo Bullying é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos, quanto por meninas.
Neste diapasão, assinale a alternativa que representa as diversas formas de Bullying:
Antônio é professor, tem 50 anos, é casado e tem 3 filhos. Usou álcool pela primeira vez aos 11 anos, quando o pai ofereceu uma taça de champanhe no Natal. Quando entrou na faculdade, após as aulas, bebia até altas horas. No início, apenas nas sextas feiras. Depois, quartas e depois, todos os dias. Aos 30 anos, após ser demitido, passou a beber diariamente. Quando Antônio se casou, ele já bebia bastante e com o fim do casamento, seu comportamento de beber piorou bastante.
Hoje em dia só bebo pinga. A minha vida hoje se restringe ao álcool. Deixei de trabalhar. A “caninha” não me sai da cabeça. Parece que tenho um “encosto” que me faz beber, parece que já não sou dono de mim mesmo. Estou hoje aqui, com vocês, não conheço ninguém e vocês não me conhecem. Estou há dois dias sem beber, sem dormir, com o corpo todo tremendo e, às vezes, parece que tem uns bichos percorrendo o meu corpo. Por vezes, perco a noção do tempo e de onde estou. Acho que o álcool está me fazendo falta…
Após a leitura do caso do professor, qual seria o
diagnóstico mais adequado em relação aos problemas
relacionados ao uso de droga por ele apresentados?
A Psicologia Escolar vem ampliando seu escopo de inserção institucional deixando progressivamente de cobrir apenas o trabalho em escolas para incluir esferas mais abrangentes de atuação institucional em contextos diversos. Com a ampliação da pesquisa na área e a oferta de um corpus de ideias produzidas a partir de práxis inerentes ao campo, a Psicologia Escolar tende a se converter em um paradigma abrangente, capaz de fomentar a compreensão e as intervenções significativas em cenários sócios institucionais diversos.
Nesse sentido, classifique como V-(verdadeiros) ou F-(falsos) alguns desafios e implicações das novas realidades inclusivas para prática do psicólogo escolar.
( ) Potencializar a discussão teórica sobre o tema, que deve traduzir-se em práticas pedagógicas cotidianas alinhadas com as necessidades dos sujeitos e da escola inclusiva.
( ) Desenvolver novas metodologias de intervenção institucional, com professores, coordenadores e estudantes, metodologias que visem à permanência e o sucesso acadêmico das pessoas com deficiências e previnam a discriminação e o preconceito.
( ) antever novas oportunidades de atuação, em termos de orientação profissional inclusiva, ao estabelecer a ponte entre a escola e a vida dos sujeitos, após a conclusão do ensino médio.
Assinale a alternativa CORRETA:
Freud descreveu a escolha do objeto de amor de dois modos: anaclítico e narcisista. Pelo modelo narcisista, Freud afirma em Obras Completas de Sigmund Freud (Imago, 1974), que os narcisistas: “Procuram, inequivocamente, a si mesmas como objeto amoroso e exibem um tipo de escolha objetal que deve ser denominado narcisista.”
Neste contexto, qual a exceção ao tipo narcisista de amor?