Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Terezinha - PB 2022 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 11 questões

Q2670021 Direito Sanitário

“A doença existe com mais de 200 variações e se manifesta por meio de formações verrugosas - que podem aparecer no pênis, vulva, vagina, ânus, colo do útero, boca ou garganta. O sexo é a principal forma de transmissão, seja pelo coito ou pelo sexo oral”.


A doença a que se refere o texto é:

Alternativas
Q2670029 Direito Sanitário

Sobre os benefícios da quarta Norma Operacional Básica do SUS (NOB-SUS 01/96), analise os itens abaixo:


I. Avançou o processo de municipalização do setor saúde.

II. Estabeleceu transferências regulares e automáticas “fundo a fundo” e a remuneração por serviços produzidos.

III. Ampliou responsabilidades dos municípios na atenção básica e definiu do processo de regionalização da assistência.

IV. Criou Instrumentos gerenciais, que foram descentralizados, com a caracterização de responsabilidades sanitárias de cada gestor e a definição do principal operador da rede de serviços do SUS (o Sistema Municipal de Saúde).

V. Foi um referencial no processo de implantação de um Sistema Único Nacional de Saúde.


https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/acesso_a_informaca o/index.php?p=286621


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2670031 Direito Sanitário

Para entender as relações entre os diferentes elementos que levam ao aparecimento de uma doença transmissível, o esquema tradicional é a denominada cadeia epidemiológica, também conhecida como cadeia de infecção. O esquema procura organizar os chamados elos que identificam os pontos principais da sequência contínua da interação entre o agente, o hospedeiro e o meio.


https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_2.pdf


Sobre a organização e sequência da Cadeia epidemiológica, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2670032 Direito Sanitário

A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos é responsável pelos seguintes programas:

I. Programa de Vigilância em Saúde da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).

II. Programa de Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos (VIGIAR).

III. Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos riscos decorrentes dos desastres naturais (VIGIDESASTRES).

IV. Programa de Vigilância Ambiental dos Riscos associados aos desastres de origem antropogênica (VIGIAPP).

V. Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de populações expostas às áreas contaminadas por contaminantes químicos (VIGISOLO).

VI. Vigilância em Saúde Ambiental que integra a Vigilância em Saúde das populações expostas aos agrotóxicos (VSPEA).

Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2670033 Direito Sanitário

A Vigilância em Saúde do Trabalhador - VISAT é estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador. Constitui-se de saberes e práticas sanitárias, articulados intra e inter setorialmente. A especificidade de seu campo de ação é definida por ter como objeto a relação da saúde com o ambiente e os processos de trabalho, realizada com a participação e o saber dos trabalhadores em todas as suas etapas.


A respeito de um dos princípios da VISAT, analise o texto abaixo:


“Deve ser compreendida como o exercício da transversalidade entre as políticas de saúde do trabalhador e outras políticas setoriais, como Previdência, Trabalho e Meio Ambiente, educação e justiça e aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social, nos âmbitos federal, estadual e municipal.


O texto refere-se ao princípio da VISAT denominado de:

Alternativas
Q2678859 Direito Sanitário

Segundo a Lei 8.080 de 19/09/1990, em seu art. 6º, parágrafo 3º, “Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho”, abrangendo, entre outros:



Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2678860 Direito Sanitário

Está preconizado no Art. 18 da Lei 8.080 de 19/09/1990, que “À Direção Municipal do Sistema de Saúde (SUS), entre outros, tem a competência de:


Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2678864 Direito Sanitário

A respeito da Territorialização na Atenção Básica, analise os textos e relacione o número com o respectivo conceito:


1. Território-área.

2. Território-microárea.

3. Unidades Territoriais.

4. Território-moradia.

5. Território-distrito.


( )Unidade Territoriais - É a menor unidade de planejamento regionalizado, com complexidade assistencial superior ao módulo assistencial, podendo corresponder a uma microrregião ou a uma região de saúde.

( )Território-distrito - A regionalização e a municipalização do SUS fez surgir a necessidade de estruturar distritos sanitários, que devem funcionar como unidade operacional básica mínima; cada distrito sanitário deve ter uma base territorial, delimitada geograficamente, de acordo com o perfil epidemiológico e demográfico da população; o distrito sanitário deve ser minimamente resolutivo, atendendo as necessidades em saúde da população de seu território, tanto no que se refere aos cuidados individuais quanto coletivos, promovendo a prevenção, atendendo em nível ambulatorial e em internações.

( )Território-área - É a área de abrangência de uma unidade básica de saúde, que deve corresponder à corresponsabilidade entre da população e do Poder Público, por meio dos prestadores de serviços à saúde. A área é o espaço de atuação da Unidade Básica de saúde (UBS), que é formada por microáreas.

( )Território-microárea - É a subdivisão do Território-área, cuja característica é concentrar condições socioeconômicas, ambientais, epidemiológicas etc. mais homogêneas, para facilitar a implantação de programas e desenvolver a vigilância em saúde; cada microárea deve contar no máximo 750 habitantes, que será a unidade operacional do Agente de Saúde.

( )Território-moradia - No início do cadastramento das famílias no PSF considerava-se a família como o conjunto de pessoas que dividiam o mesmo espaço de habitação, o espaço de existência de uma unidade familiar.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2678865 Direito Sanitário

Sobre a intersetorialidade, analise os itens abaixo:


I. Tem o sentido de complementaridade de setores e é definida como “ações integradas de distintos setores, no atendimento da população, cujas necessidades são pensadas a partir de sua realidade concreta, de modo a colocar em pauta as peculiaridades de suas condições de vida”.

II. A intersetorialidade como prática é outra visão que visualiza nas ações integradas sob diferentes saberes, a possibilidade de constantes aprendizados, pelo relato do “fazer”, ainda que sob perspectiva de cada setor, na abordagem de uma determinada realidade territorialmente localizada.

III. Pode ser apreendida pelo sentido de articulação política na gestão pública identificada em orientações de governos na implementação da intersetorialidade.

IV. A intersetorialidade é uma tarefa de otimização de recursos públicos na operacionalização de soluções integradas aos problemas da realidade social.

V. A intersetorialidade pode ser apreendida como trabalho com redes, ou seja, ações conjuntas – principalmente no âmbito municipal – que visam atender aos segmentos vulnerabilizados, sob práticas que primam por conexões entre atores sob relações horizontais, construindo ações complementares e integradas.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2678866 Direito Sanitário

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional-chave para o controle efetivo da tuberculose em seu território! Destacam-se como suas atribuições, entre outras:


I. Estar atento, em todos os encontros com a comunidade, aos principais sintomas da tuberculose (tosse, febre, emagrecimento e sudorese noturna), assim como divulgá-los, e fazer o encaminhamento dos casos suspeitos para a unidade de saúde.

II. Para interromper a cadeia de transmissão da doença é fundamental a descoberta oportuna dos casos de tuberculose ativa. Sendo assim, a busca ativa de sintomático respiratórios (SR) deve ser estratégia priorizada pelos ACS.

III. Informar que o tratamento para TB está disponível no SUS, dura no mínimo três meses e deve ser feito até o final para que se alcance a cura.

IV. Estar atento para os efeitos adversos ao tratamento para tuberculose e, caso seja identificado algum, o paciente deve ser orientado e/ou encaminhado ao serviço de saúde para avaliação. Informar às pacientes em idade fértil que a medicação para TB diminui o efeito do anticoncepcional e orientá-las para o uso de métodos contraceptivos de barreira, como camisinha feminina ou masculina, DIU e diafragma.

V. Manter seu território informado sobre a doença, trabalhando com parceiros da comunidade para o controle e redução de estigma e preconceito que afetam as pessoas com TB.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2678867 Direito Sanitário

Segundo o Art. 4º-A da Lei nº 11.350, de 5 de Outubro de 2006, O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias realizarão atividades de forma integrada, desenvolvendo mobilizações sociais por meio da Educação Popular em Saúde, dentro de sua área geográfica de atuação, especialmente nas seguintes situações, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: D
6: D
7: B
8: E
9: A
10: D
11: C