Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento - PB 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 13 questões

Q2452503 Fonoaudiologia
A multicausalidade quando referida às doenças degenerativas anula a relação linear causa-doença porque admite e demonstra:

I. A combinação de várias causas para uma doença.
II. Que uma mesma causa pode participar da gênese de diferentes doenças.
III. Que uma mesma doença possa ter várias causas.
IV. Que uma mesma doença também possa ter apenas uma causa.

Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2452504 Fonoaudiologia
A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa, devido a sua maior frequência.
Aa principais causas da diarreia de origem infecciosa, são, entre outras, EXCETO: 
Alternativas
Q2452505 Fonoaudiologia
Para a incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde é necessária a investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das mesmas. Este processo é chamado Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS). Entende-se por tecnologias em saúde os medicamentos, produtos e procedimentos por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde devam ser prestados à população, tais como vacinas, produtos para diagnóstico de uso in vitro, equipamentos, procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais.

Sobre os tipos de estudos que podem ser utilizados na avaliação das consequências clínicas e econômicas relacionadas à incorporação de uma tecnologia em saúde no SUS, “O tipo de pesquisa utilizada para avaliar se um novo teste diagnóstico identifica corretamente a presença (sensibilidade) ou a ausência (especificidade) de uma determinada doença ou condição clínica”, é denominada de: 
Alternativas
Q2452506 Fonoaudiologia
De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, considera-se público-alvo do AEE:

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Assinale a assertiva CORRETA: 
Alternativas
Q2452507 Fonoaudiologia
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes.
Sobre a Triagem Auditiva Neonatal, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: E
5: D