Questões de Concurso Público Prefeitura de Parauapebas - PA 2023 para Psicopedagogo
Foram encontradas 20 questões
I - O ensino da escrita deve se basear nas atividades e necessidades naturais das crianças.
II - Escrever é um modo de comportamento verbal, funcionalmente similar ao comportamento de fala. No comportamento de escrever três componentes devem ser observados: respostas motoras, soletração e composição/edição.
III- O que leva as crianças pré-escolares a escrever é um conjunto de atividades naturais da infância, em específico, os gestos, o desenho livre e os jogos simbólicos, considerados pontos importantes para o desenvolvimento da linguagem escrita.
Está(ão) correta(s)
I - A pesquisa das autoras teve como resultado um novo método de ensino-aprendizagem para trabalhar a leitura e escrita das crianças.
II - Para as autoras, a linguagem escrita é um sistema simbólico de representação da realidade, sendo assim, é preciso entender a lógica que a criança utiliza na construção da leitura e/ou como as crianças pensam e organizam seus conceitos a respeito da leitura e escrita.
III - Segundo as autoras, a criança, ao desenvolver a escrita, passa por uma sequência de níveis: no primeiro nível, denominado de hipótese pré-silábica, a criança relaciona o contexto sonoro com o contexto gráfico do material apresentado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I – o caráter transferencial está presente na relação aluno-professor. É preciso escutar o ambiente transferencial em sala de aula e os sintomas do mal estar em sala de aula. Pela via da escuta pedagógica é possível abrir um canal de comunicação para focar em problemas como a falta de interesse e de atenção nas atividades em classe.
II – as dificuldades encontradas pelo aluno, na escola, podem ser de origem afetiva e a concepção psicanalítica pode auxiliar na compreensão dessa situação; mas, para que isso ocorra, a escola deve manter os alunos numa relação de submissão passiva à autoridade do professor.
III – a criança não traz vivências das relações familiares, das frustrações e dos recalcamentos de seu drama interior na convivência escolar; portanto, no contexto escolar, não há como perceber a história da criança, seus desejos e nem oportunizar que esta verbalize suas tensões.
IV – a construção do conhecimento é influenciada pelo afeto, seja prazeroso ou desprazeroso. Nesse sentido, a escola se constitui num espaço onde ocorre a construção de relações afetivas e onde acontece a fala e a escuta. Assim, também nesse contexto observa-se a relação transferencial entre a figura do aluno e a figura do professor.
Estão corretas
Esses comportamentos, segundo Piaget, são típicos do estágio de desenvolvimento
I - Para Kiguel (1987), a psicopedagogia tem as funções curativa, preventiva e normativa. No trabalho curativo, o psicopedagogo atua em escolas na formação de professores; no trabalho preventivo, ele atua nas dificuldades de aprendizagem.
II - Para Bossa (2000), a psicopedagogia tem um caráter interdisciplinar e pode ser vista como uma prática profissional, uma área de conhecimento sobre o ato de aprendizado e um saber científico. Esta é construída tendo em vista encontrar soluções para problemas de aprendizagem.
III - Segundo Scoz (1991), a psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem e suas dificuldades, integrando vários campos de conhecimento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I - A autora, ao analisar o fracasso escolar a partir dos sintomas escolares, afirma que o sintoma escolar deve ser analisado a partir de uma perspectiva individual, sendo considerado um entrave que leva ao fracasso escolar.
II - Para a autora, a escola, na contemporaneidade, produz insucesso e marginalidade de milhares de jovens, apesar de ter como objetivo melhorias de condição de vida da sociedade moderna.
III - Para a autora, o conhecimento é distribuído desigualmente, privilegiando uns e discriminando outros, sendo necessário encontrar soluções na escola, no sentido de promover o conhecimento e diminuir problemas como a evasão escolar, o número de alunos com problema de aprendizagem, a pouca qualidade de formação dos estudantes e o desinteresse pelo trabalho escolar.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)