Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapongas - PR 2016 para Nutricionista
Foram encontradas 30 questões
“Há dois anos, a maior parte dos brasileiros nem sabia quem era ____________. Hoje, as milhares de pessoas que têm saído às ruas para protestar contra a corrupção e o governo se unem na admiração por ele, responsável pelas decisões da Operação Lava Jato na primeira instância. Para uma grande parte da população, é um herói nacional. Já simpatizantes do governo o acusam de ‘agir politicamente’ e de inflar os ânimos da população de forma irresponsável”. (BBC Brasil, 18/03/2016, com adaptações).
“Um sujeito estranho”, eu pen__ava. É. Não me sentia muito normal não. Fechado em mim mesmo, até con__eguia ser normal por fora, mas por dentro me a__ustava com a falta de limites. Tinha uns hábitos esqui__itos. Achava, por exemplo, muito mais emo__ionante catar pulgas na cachorra do que jogar videogame. A família contribuía bastante. Minha tia detestava que joga__em bola na rua e quando uma bola caía dentro do prédio ela furava, por i__o os garotos da rua não gostavam de mim. Eu ficava olhando-os divertirem-se por trá__ da cortina da janela do meu quarto.
(Ivan Jaf. Manual de sobrevivência familiar. 11 Ed. São Paulo: Atual, 2007, p. 69)
Assinale a alternativa que preenche, rigorosamente em ordem e de forma correta, as lacunas do texto.
Ao ler esta estrofe (2ª estrofe) e interpretá-la no contexto do poema, pode-se afirmar que:
Uma interpretação correta a este trecho da última estrofe do poema, que melhor traduz a sua mensagem, seria:
I- São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. II- Compete ao Município cuidar da limpeza das vias e logradouros públicos e dar destinação final adequada ao lixo residencial, industrial, hospitalar e a outros tipos de resíduos. III- A Lei Orgânica do Município poderá ser emendada por proposta de cidadãos, mediante iniciativa popular subscrita por, no mínimo, 5% (cinco por cento) dos leitores.
I. Lei da Quantidade II. Lei da Qualidade III. Lei da Harmonia IV. Lei da Adequação
( ) Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo. ( ) A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais. ( ) Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo. ( ) É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.