Questões de Concurso Público Prefeitura de Jandaia do Sul - PR 2019 para Médico Ginecologista Obstetra

Foram encontradas 13 questões

Q1623078 Medicina
No que diz respeito às malformações possíveis do trato genital feminino assinale a alternativa INCORRETA a seguir.
Alternativas
Q1623079 Medicina
A incidência de complicações pós-operatórias é em torno de 3-4 % das cirurgias ginecológicas sendo responsabilidade do ginecologista, como cirurgião, identificar fatores de risco e atuar para prevenir a morbidade perioperatória. Acerca do tema assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1623080 Medicina
O sistema de banco de dados e de relatórios das imagens das mamas (BI-RADS) relaciona lesões mamárias à sua suspeição para câncer de mama e é usado para nortear o seguimento da paciente. Assinale a alternativa CORRETA que correlaciona lesões à classificação.
I. Massa mamária circunscrita acompanhada por menos de 2 anos – BI-RADS 2 (achado não totalmente normal, mas definitivamente benigno) II. Assimetria focal – BIRADS 4 A (baixo índice de suspeição para malignidade, mas com indicação de intervenção) III. Massa sólida irregular mal definida – BI-RADS 4 C (índice moderado de suspeição para malignidade) IV. Cisto estável, fibroadenoma estável confirmado por biópsia – BI-RADS 2 (achado não totalmente normal, mas definitivamente benigno)
Alternativas
Q1623081 Medicina
As infecções geniturinárias são patologias frequentes que ocorrem em todas as fases da vida da mulher causando grande desconforto. No que diz respeito a este tópico, julgue VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).
1. A doença que causa ulceração genital de maior prevalência é o herpes genital, sendo o herpes simplex virus tipo 2 o mais costumeiramente encontrado nas lesões genitais. 2. Na sífilis secundária caracteristicamente encontra-se uma lesão chamada cancro que é uma úlcera clássica isolada e firme ao toque, com base integrada não infectada. 3. Paciente com lesão tipo pápula eritematosa genital que evolui para pústula com posterior ulceração em 48 horas descreve a sequência de evolução do cancro mole. 4. O linfogranuloma venéreo, que é causado pela Chlamydia trachomatis, em sua segunda fase de desenvolvimento pode causar prurido retal e descarga mucoide pelas úlceras retais, sendo também o sangramento retal comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1623082 Medicina
A perda involuntária de qualquer volume de urina define a incontinência urinária, que pode ser classificada de diversas formas, sendo os 2 grandes grupos a incontinência urinária aos esforços e a de urgência. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1623083 Medicina
O câncer mais comum nas mulheres da maioria dos países é o câncer de mama, sendo a principal causa de morte por câncer em mais de 100 países. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do tema.
I. O câncer de mama, quando associado à gestação, é aquele que ocorre durante a gravidez ou até 12 meses após o parto. II. A incidência do câncer de mama associado à gestação é de cerca de 6,5 em 10.000 nascimentos, sendo que a forma mais comum diagnosticada é o carcinoma lobular invasor em estágio I. III. A mamografia não deve ser realizada na gravidez, mesmo com proteção abdominal, devido a seu risco teratogênico e por sua baixa sensibilidade (35-40 %). IV. Toda massa palpável persistente na mama com mais de 2 semanas durante a gravidez deve ser investigada, sendo o método diagnóstico de imagem de escolha a ultrassonografia por ser o exame mais sensível.
Alternativas
Q1623084 Medicina
Uma das causas de sangramento importante durante a gravidez é o descolamento prematuro de placenta (DPP), que é a separação da placenta normalmente inserida (de forma completa ou parcial) antes do nascimento. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1623085 Medicina
Entre os agentes etiológicos causadores de infecção congênita e perinatal está o citomegalovírus (CMV), que é um herpes-vírus com dupla hélice de DNA. Assinale a alternativa CORRETA.
I. A transmissão do CMV pode ocorrer por contato com saliva, sangue, contato sexual ou urina de pessoas contaminadas. II. São possíveis sintomas da infecção primária a mialgia, mal-estar, febre e calafrios. III. Há elevada incidência de perda auditiva causada pelo CMV na população geral. IV. São sinais ultrassonográficos de infecção pelo CMV a placentomegalia, derrame pericárdico, ascite e ventriculomegalia. V. A suspeição de infecção materna recente pode ser detectada pela presença de alta avidez (80 %) de IgG específica anti-CMV
Alternativas
Q1623086 Medicina
Uma das doenças que mais complica gestações é a hipertensão arterial em suas diversas apresentações na gravidez. Estima-se uma incidência de 7 a 10 % das gestações. Com relação à síndrome hipertensiva na gravidez assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1623087 Medicina
A anemia pode ser considerada a doença de maior ocorrência na gravidez determinando diversos efeitos obstétricos desfavoráveis. Sua repercussão sobre o organismo materno dependerá do grau de hipóxia tissular. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1623088 Medicina
Ao conjunto de movimentos e fenômenos ativos e, em especial, passivos do feto durante sua passagem pelo canal do parto é dado o nome de mecanismo de parto. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1623919 Medicina
No que se refere aos princípios e diretrizes do SUS, considere as afirmativas abaixo:
I – A equidade assegura a discriminação positiva da população, garantindo a todos o direito igualitário à saúde. II – A territorialização visa o desenvolvimento de ações que impactem nos determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem determinado espaço. III – Ofertar cuidado de acordo com as necessidades das pessoas, o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender às diversidades. IV – A Atenção Especializada deverá coordenar o cuidado ao elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.
A alternativa que contém somente afirmativas CORRETAS é a:
Alternativas
Q1623920 Medicina
Tendo em vista a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), marque a opção INCORRETA em relação à organização da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: B
6: D
7: A
8: C
9: C
10: D
11: A
12: B
13: A