Questões de Concurso Público Prefeitura de Jandaia do Sul - PR 2019 para Médico Ginecologista Obstetra
Foram encontradas 13 questões
I. Massa mamária circunscrita acompanhada por menos de 2 anos – BI-RADS 2 (achado não totalmente normal, mas definitivamente benigno) II. Assimetria focal – BIRADS 4 A (baixo índice de suspeição para malignidade, mas com indicação de intervenção) III. Massa sólida irregular mal definida – BI-RADS 4 C (índice moderado de suspeição para malignidade) IV. Cisto estável, fibroadenoma estável confirmado por biópsia – BI-RADS 2 (achado não totalmente normal, mas definitivamente benigno)
1. A doença que causa ulceração genital de maior prevalência é o herpes genital, sendo o herpes simplex virus tipo 2 o mais costumeiramente encontrado nas lesões genitais. 2. Na sífilis secundária caracteristicamente encontra-se uma lesão chamada cancro que é uma úlcera clássica isolada e firme ao toque, com base integrada não infectada. 3. Paciente com lesão tipo pápula eritematosa genital que evolui para pústula com posterior ulceração em 48 horas descreve a sequência de evolução do cancro mole. 4. O linfogranuloma venéreo, que é causado pela Chlamydia trachomatis, em sua segunda fase de desenvolvimento pode causar prurido retal e descarga mucoide pelas úlceras retais, sendo também o sangramento retal comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O câncer de mama, quando associado à gestação, é aquele que ocorre durante a gravidez ou até 12 meses após o parto. II. A incidência do câncer de mama associado à gestação é de cerca de 6,5 em 10.000 nascimentos, sendo que a forma mais comum diagnosticada é o carcinoma lobular invasor em estágio I. III. A mamografia não deve ser realizada na gravidez, mesmo com proteção abdominal, devido a seu risco teratogênico e por sua baixa sensibilidade (35-40 %). IV. Toda massa palpável persistente na mama com mais de 2 semanas durante a gravidez deve ser investigada, sendo o método diagnóstico de imagem de escolha a ultrassonografia por ser o exame mais sensível.
I. A transmissão do CMV pode ocorrer por contato com saliva, sangue, contato sexual ou urina de pessoas contaminadas. II. São possíveis sintomas da infecção primária a mialgia, mal-estar, febre e calafrios. III. Há elevada incidência de perda auditiva causada pelo CMV na população geral. IV. São sinais ultrassonográficos de infecção pelo CMV a placentomegalia, derrame pericárdico, ascite e ventriculomegalia. V. A suspeição de infecção materna recente pode ser detectada pela presença de alta avidez (80 %) de IgG específica anti-CMV
I – A equidade assegura a discriminação positiva da população, garantindo a todos o direito igualitário à saúde. II – A territorialização visa o desenvolvimento de ações que impactem nos determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem determinado espaço. III – Ofertar cuidado de acordo com as necessidades das pessoas, o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender às diversidades. IV – A Atenção Especializada deverá coordenar o cuidado ao elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.
A alternativa que contém somente afirmativas CORRETAS é a: