As infecções geniturinárias são patologias frequentes que o...
1. A doença que causa ulceração genital de maior prevalência é o herpes genital, sendo o herpes simplex virus tipo 2 o mais costumeiramente encontrado nas lesões genitais. 2. Na sífilis secundária caracteristicamente encontra-se uma lesão chamada cancro que é uma úlcera clássica isolada e firme ao toque, com base integrada não infectada. 3. Paciente com lesão tipo pápula eritematosa genital que evolui para pústula com posterior ulceração em 48 horas descreve a sequência de evolução do cancro mole. 4. O linfogranuloma venéreo, que é causado pela Chlamydia trachomatis, em sua segunda fase de desenvolvimento pode causar prurido retal e descarga mucoide pelas úlceras retais, sendo também o sangramento retal comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é sobre infecções geniturinárias que envolvem diferentes patologias que afetam a área genital feminina, causando desconforto e sintomas variados. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), suas manifestações e agentes etiológicos.
A alternativa correta é A - V, F, V, F.
Vamos analisar cada afirmação:
1. A doença que causa ulceração genital de maior prevalência é o herpes genital, sendo o herpes simplex virus tipo 2 o mais costumeiramente encontrado nas lesões genitais.
Essa afirmação é Verdadeira. O herpes genital, causado pelo vírus Herpes Simplex, especialmente o tipo 2 (HSV-2), é de fato a causa mais comum de ulcerações genitais.
2. Na sífilis secundária caracteristicamente encontra-se uma lesão chamada cancro que é uma úlcera clássica isolada e firme ao toque, com base integrada não infectada.
Essa afirmação é Falsa. O cancro duro é característico da sífilis primária, e não secundária. Na sífilis secundária, ocorrem outras manifestações, como as erupções cutâneas.
3. Paciente com lesão tipo pápula eritematosa genital que evolui para pústula com posterior ulceração em 48 horas descreve a sequência de evolução do cancro mole.
Essa afirmação é Verdadeira. O cancro mole, também conhecido como cancroide, segue esse padrão de evolução de lesões, causado pelo Haemophilus ducreyi.
4. O linfogranuloma venéreo, que é causado pela Chlamydia trachomatis, em sua segunda fase de desenvolvimento pode causar prurido retal e descarga mucoide pelas úlceras retais, sendo também o sangramento retal comum.
Essa afirmação é Falsa. Embora o linfogranuloma venéreo possa levar a sintomas anorretais, como prurido e descarga, o mais característico na segunda fase é a linfadenopatia inguinal e não necessariamente sangramento retal frequente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo