Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Analista de Sistemas, Edital nº 15

Foram encontradas 7 questões

Q1889325 Engenharia de Software
Em orientação a objetos, o recurso por meio do qual uma classe derivada reescreve o método da classe-base a fim de atender alguma particularidade chama-se
Alternativas
Q1889330 Engenharia de Software
____________________ é uma metodologia ágil que fornece um framework de gerenciamento de projetos. É centralizada em torno de um conjunto de sprints, que são períodos determinados de tempo, quando um incremento de sistema é desenvolvido. O planejamento é baseado na priorização de um ___________ (lista do trabalho a ser feito no projeto) e na seleção das tarefas mais importantes para um sprint.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1889331 Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre processos de software.

I - Processos de software são as atividades envolvidas na produção de um sistema de software. Modelos de processos de software são representações abstratas desses processos.
II - No modelo de processo de desenvolvimento incremental, as atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas. O sistema é desenvolvido como uma série de versões (incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior.
III- Ao descrever e discutir os processos de software, costuma-se falar sobre suas atividades. No entanto, as descrições do processo também podem incluir produtos (resultados de atividades do processo) e papéis (que refletem as responsabilidades das pessoas envolvidas no processo).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1889332 Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre orientação a objetos.

I - Classe é uma descrição generalizada de uma coleção de objetos similares. Por definição, objetos são instâncias de uma classe específica e herdam seus atributos e operações disponíveis para manipular os atributos.
II - Herança é um dos diferenciadores-chave entre sistemas convencionais e orientados a objetos. Uma superclasse Y herda todos os atributos e todas as operações associadas a sua subclasse X. Isso significa que todas as estruturas de dados e todos os algoritmos originalmente desenhados e implementados para X ficam imediatamente disponíveis para Y – nenhum trabalho adicional precisa ser feito.
III- As classes devem interagir umas com as outras através de mensagens para atingir os objetivos do projeto. Uma mensagem estimula a ocorrência de algum comportamento no objeto receptor. O comportamento ocorre quando uma operação é executada.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1889333 Engenharia de Software
Considere uma aplicação que deve traçar 4 (quatro) tipos diferentes de gráficos: gráficos de colunas, gráficos de pizza, histogramas e diagramas Kiviat. Idealmente, uma vez coletados os dados para um tipo particular de gráfico, o gráfico será traçado. Para conseguir isso em uma aplicação convencional, seria necessário desenvolver módulos de desenho para cada tipo de gráfico. Embora esta solução seja razoavelmente simples, seria complicado adicionar novos tipos de gráficos. Um novo módulo de desenho precisaria ser criado para cada tipo de gráfico, e a lógica de controle teria de ser atualizada para refletir o novo tipo de gráfico. Para resolver esse problema, em um sistema orientado a objetos, todos os gráficos se tornam subclasses de uma classe geral denominada GRAPH. Cada subclasse define uma operação DRAW. Um objeto pode enviar uma mensagem DRAW a qualquer um dos objetos instanciados a partir de qualquer uma das subclasses. O objeto que está recebendo a mensagem chamará sua própria operação DRAW para criar o gráfico apropriado. Quando um novo tipo de gráfico é acrescentado ao sistema, cria-se uma subclasse com sua própria operação DRAW, mas não são necessárias alterações em qualquer objeto que queira que um gráfico seja desenhado, pois a sua mensagem DRAW permanece inalterada. Resumindo, ______________________ permite que várias operações diferentes tenham o mesmo nome.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima. 
Alternativas
Q1889334 Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre Teste de Software.

I - Os testes podem mostrar apenas a presença de erros, mas não sua ausência.
II - Inspeções de software (também chamadas testes de inspeção) são centradas principalmente no código-fonte de um sistema, mas qualquer representação legível do software, como seus requisitos ou modelo de projeto, pode ser inspecionada.
III- Teste unitário é o teste em que alguns ou todos os componentes de um sistema estão integrados e o sistema é testado como um todo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1889335 Engenharia de Software
Dentro do contexto de Teste de Software, o objetivo de ________________ é checar se o software atende a seus requisitos funcionais e não funcionais, enquanto o objetivo de _____________ é checar que o software atende às expectativas do cliente.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: C
6: B
7: D