Questões de Concurso Público MPE-RS 2008 para Assessor - Área Administração

Foram encontradas 60 questões

Q52044 Gestão de Pessoas
Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é INCORRETO dizer:
Alternativas
Q52045 Administração Geral
Considere as afirmações sobre o conceito de clima organizacional.

I. A pesquisa de clima organizacional permite ligar as variáveis psicológicas às organizacionais através da dimensão transacional das organizações, ou seja, como as pessoas avaliam recompensas e todas as diferentes formas de reconhecimento que estão recebendo da organização pelas contribuições que estão prestando ao exercer diferentes funções.
II. As pesquisas de clima organizacional procuram avaliar os valores, normas e crenças mobilizados pelos membros da organização em suas relações com as lideranças.
III. As pesquisas de clima organizacional incluem as seguintes dimensões: comunicação, integração entre as diferentes áreas funcionais, estilo de gerência, administração de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira), modelo de gestão adotado pela organização, natureza do trabalho realizado, relacionamento interpessoal, grau de identificação com a organização e clareza de objetivos.
IV. As pesquisas de clima organizacional envolvem avaliações de todos os membros da organização, além de parceiros e clientes. Nestes casos, todos se avaliam mutuamente levando em conta o nível de satisfação com a atuação das lideranças.
V. As pesquisas de clima organizacional levam em consideração fatores externos, enquanto ameaças e oportunidades, e fatores internos, como forças e fraquezas da organização na avaliação das relações cotidianas entre lideranças e colaboradores.

São verdadeiras APENAS as afirmações
Alternativas
Q52046 Gestão de Pessoas
A técnica de Avaliação de Desempenho 360 Graus consiste:
Alternativas
Q52047 Administração de Recursos Materiais
Constitui uma das características do inventário rotativo:
Alternativas
Q52048 Administração de Recursos Materiais
Considera-se uma gestão de materiais bem sucedida aquela que consegue estabelecer um equilíbrio entre
Alternativas
Q52049 Administração Financeira e Orçamentária
Assinale a alternativa que define corretamente uma das mudanças introduzidas no processo orçamentário pela Constituição Federal de 1988.
Alternativas
Q52050 Administração Financeira e Orçamentária
Considere as afirmações em relação ao Orçamento Público no Brasil.

I. A Lei Orçamentária Anual compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e o orçamento da seguridade social.
II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem a finalidade de nortear a elaboração dos orçamentos anuais de forma a adequá-los às diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidos no plano plurianual.
III. O Plano Plurianual é um plano de médio prazo, através do qual procura-se ordenar as ações do governo que levem à realização dos objetivos e metas fixadas para um período de cinco anos.
IV. A Lei dos Orçamentos Anuais é o instrumento utilizado para a conseqüente materialização do conjunto de ações e objetivos que foram planejados visando ao atendimento e bem-estar da coletividade.
V. A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública.

São verdadeiras APENAS as afirmações
Alternativas
Q52051 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação ao orçamento fiscal, no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q52052 Administração Financeira e Orçamentária
Considere as afirmações com relação à nova classificação orçamentária adotada no Brasil, a partir de 2000.

I. Esse novo enfoque funcional-programático permitiu uma visão mais precisa do "que o governo compra", o que tem significado bastante diferente do critério anterior que visualizava o "que o governo faz".
II. A partir do orçamento do ano 2000, diversas modificações foram estabelecidas na classificação vigente, procurando-se privilegiar o aspecto contábil do orçamento, com adoção de práticas de sistematização e controle prévio dos gastos públicos no âmbito federal.
III. O eixo principal dessas modificações foi a interligação entre o Planejamento (Plano Plurianual - PPA) e o Orçamento, por intermédio da criação de Programas para todas as ações de governo, com um gerente responsável por metas e resultados concretos para a sociedade.
IV. De acordo com a nova metodologia, uma vez definido o programa e suas respectivas ações, classifica- se a despesa de acordo com a especificidade de seu conteúdo e produto, em uma subfunção, independente de sua relação institucional, ou seja, independente de qual Ministério esteja localizada aquela ação.
V. A adoção da classificação funcional-programática representou um grande avanço na técnica de apresentação orçamentária, permitindo a vinculação das dotações orçamentárias a objetivos de governo que, por sua vez, eram viabilizados pelos programas de governo.

São verdadeiras APENAS as afirmações
Alternativas
Q52053 Administração Geral
O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial é:
Alternativas
Q52054 Administração Financeira e Orçamentária
Considere as afirmações com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

I. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
II. Compete aos respectivos Poderes Judiciários verificar os cálculos dos limites da despesa total com pessoal de cada ente da Federação e de cada Poder.
III. Caso os Poderes Legislativo e Judiciário e o Ministério Público não promovam a redução de despesas no prazo estabelecido no Artigo 9º (trinta dias subseqüentes a relatório bimestral que demonstre deficiência de receita para cumprir metas), o Poder Executivo está autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critérios fixados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
IV. O montante previsto para a contratação de operações de crédito em cada exercício fica limitado ao montante da despesa de capital constante no projeto de lei orçamentária.
V. Proíbe-se qualquer despesa corrente de caráter continuado, mesmo derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

São verdadeiras APENAS as afirmações
Alternativas
Q52055 Administração Geral
A concepção atual de aprendizagem organizacional pressupõe a competência para criar e utilizar conhecimento, tornando-o uma importante fonte de vantagens competitivas para as organizações. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é:
Alternativas
Q52056 Gestão de Pessoas
Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.

I. Permite a interatividade entre professor e alunos.
II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.
III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.
IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.
V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.

São verdadeiras APENAS as afirmações
Alternativas
Q52057 Gestão de Pessoas
Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.
Alternativas
Q52058 Administração Geral
Com relação ao Planejamento Estratégico é correto afirmar que:
Alternativas
Q52059 Gerência de Projetos
O custo de oportunidade de um projeto é determinado pela
Alternativas
Q52060 Psicologia
Com relação ao processo de mudança organizacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q52061 Administração Geral
A característica central dos modelos de gestão baseados na qualidade total tem o foco
Alternativas
Q52062 Administração Pública
São princípios da administração pública gerencial, segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado (1995):

I. A definição precisa dos objetivos que o administrador público deve alcançar.
II. O controle ou cobrança a priori dos resultados.
III. O deslocamento da ênfase nos resultados (fins) para os procedimentos (meios).
IV. A garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados.

São verdadeiras APENAS as afirmativas
Alternativas
Q52063 Administração Geral
Uma gestão estratégica na área de recursos humanos
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: E
6: A
7: B
8: A
9: B
10: B
11: D
12: E
13: A
14: E
15: B
16: C
17: C
18: A
19: D
20: D