Questões de Concurso Público Câmara de Conselheiro Lafaiete - MG 2019 para Analista de Sistema
Foram encontradas 40 questões
A esse respeito, leia o texto escrito por Fraga e avalie as afirmações apresentadas sobre variação linguística.
I. Observa-se que, embora o texto se apresente em registro escrito, há ocorrências de características típicas da linguagem oral. II. Ocorre um distanciamento entre autor e leitor, provocado pelo emprego de palavras com significados pouco conhecidos. III. São amostras do português culto urbano a maneira de estruturar as frases, o vocabulário e, em algumas passagens, o significado das palavras. IV. Verifica-se, na construção do texto, uma inadequação vocabular, demonstrada pela seleção de palavras e expressões como, por exemplo, “puizé” e “Vulgo ar”. V. Identifica-se a variação situacional porque, de acordo com o contexto, há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que se usa o coloquialismo.
Está correto apenas o que se afirma em
Com base na leitura do texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) A criação da sigla AA (Aspiradores Anônimos) remete a uma bricolagem em relação ao texto-fonte, pois alude a uma irmandade que ajuda pessoas a se recuperarem do alcoolismo. ( ) A noção de dialogismo, pela presença de diferentes vozes no texto, está exemplificada em frases como «Usamos as narinas no piloto automático» e «Acho que o ar não será criminalizado». ( ) A menção ao “Livro Guinness” é um exemplo de intertextualidade explícita, que, no texto em questão, tem como objetivo conferir atenção não só à informação, mas também à sua fonte. ( ) O uso adequado de signos verbais e não verbais nesse tipo de texto permite que se elimine um dos códigos, porque as informações são fornecidas pelo outro e há dissintonia dialógica entre eles.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Considere esse princípio e identi fi que corretamente qual a função da linguagem predominante na crônica.
Carlos bozzo Junior
Em 04 de janeiro, o slogan “Pátria Amada Brasil” e a logomarca – uma bandeira do país esti lizada, que remete ao nascer do sol – do novo governo presidido por Jair Bolsonaro foram anunciados via redes sociais. Reafi rmando o discurso nacionalista manifesto durante sua campanha, o presidente eleito usa o últi mo verso do Hino Nacional brasileiro como marca da recém-iniciada administração. Símbolos patrióti cos ofi ciais, os hinos nacionais surgiram no fi nal do século 18 para despertar o senti mento de identi dade nacional. Tanto faz se é uma marcha simples, que sua letra seja trivial, rebuscada, cheia de metáforas, pretensiosa, ou escrita no esti lo parnasiano, como é o caso do hino brasileiro. Em ocasiões como a Copa do Mundo ou Olimpíadas, muitos entoam o hino com orgulho e respeito à nação que há dentro de nós. (Folha de São Paulo, 9. Jan. 2019, p. B8. Adaptado.)
Preencha corretamente as lacunas, observando o que está em discussão. Se o slogan do governo federal “Pátria Amada Brasil” fosse transcrito rigorosamente do Hino Nacional Brasileiro e obedecesse à gramáti ca, ele deveria conter um (a) _______________ antes do nome do país, porque nessa estrutura frasal, “Pátria amada” é o _______________ e “Brasil”, o _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
A esse respeito, leia os textos seguintes.
Texto 1 Leitor proficiente é aquele que não só decodifica as palavras que compõem o texto escrito, mas também constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes (sobre a língua, outros textos, o gênero textual, o assunto focalizado, o autor do texto, o suporte, os modos de leitura). No processamento do texto, portanto, são articulados os elementos linguísticos que compõem a materialidade desse texto e o contexto de produção e de leitura. (Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2019. Adaptado.)
Texto 2
Considerando a variedade de tipos e de gêneros textuais que circulam no dia a dia, o conceito de leitor mencionado no Texto 1 e a produção de sentidos que dele será exigida em relação ao Texto 2, é correto afirmar que o segundo texto, fundamentalmente,
Após a leitura, é correto afirmar que aquele em que o articulador destacado estabelece uma relação sintático-semântica de adição entre as frases é
A esse respeito, leia a ti rinha.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No primeiro quadrinho, segundo os gramáti cos, a colocação do pronome oblíquo átono está correta
PORQUE,
II. na frase em que foi empregada, a próclise é preferida, pois o verbo vem antecedido do advérbio “que”.
Sobre as asserções, é correto afi rmar que
Considere o folheto e avalie os aspectos fonéti cos, de ortografi a e de acentuação das afi rmações a seguir.
I. O vocábulo “livremente” quanto à acentuação tônica é paroxítono e apresenta um acento principal e outro secundário.
II. A separação silábica da palavra CON-FE-CÇÃO está correta e se explica pela presença de um dífono, ou seja, a letra “c” é pronunciada com o som de /cs/ ou /ks/.
III. As palavras “operações”, “essenciais” e “anual”, considerando-se a posição do acento tônico, são oxítonas; em relação ao número de sílabas, nem todas são polissílabas.
IV. A unidade lexical “pelo” [ê] (por+o) e o termo “pelo” (flexão de pelar) são homógrafas paroxítonas e, segundo o Novo Acordo, não se disti nguem mais pelo acento diferencial.
V. A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui; por conta disso, há um erro na sua grafi a, identi ficado pela ausência do acento agudo na letra “i” para consolidar o hiato.
Está correto apenas o que se afirma em
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
A partir de seus conhecimentos sobre a economia da região, é possível dizer que o município de Conselheiro Lafaiete, na comparação com os demais, possui