Questões de Concurso Público Prefeitura de Caranaíba - MG 2019 para Médico Veterinário
Foram encontradas 10 questões
A respeito dessa doença, é correto afirmar que
Em relação às arboviroses, é correto afirmar que
I- As três principais espécies causadoras da leishmaniose tegumentar americana no Brasil são a Leishmania (Leishmania) amazonensis, a Leishmania (Viannia) guyanensis e a Leishmania (Viannia) braziliensis. II- A leishmaniose visceral é uma doença crônica e sistêmica, que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. III- No homem, o período de incubação da leishmaniose tegumentar americana é em média de 2 meses; a suscetibilidade é universal e a infecção e a doença conferem imunidade ao paciente. IV- A leishmaniose visceral é uma doença de notificação compulsória; os pacientes com infecção inaparente devem ser notificados e tratados. V- A leishmaniose visceral está distribuída pelas cinco regiões brasileiras; por isso, nota-se que ela apresenta aspectos geográficos, climáticos e sociais diferenciados.
Está correto apenas o que se afirma em
A respeito da esquistossomose mansoni, é correto afirmar que
São considerados reservatórios dessa doença, EXCETO
( ) A presença de fosseta loreal, órgão termorregulador localizado entre o olho e a narina, caracteriza o grupo de serpentes peçonhentas de interesse médico no Brasil, onde se incluem os gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus. ( ) Todas as espécies de escorpiões possuem veneno e podem injetá-lo através do ferrão. A gravidade dos acidentes provocados por espécies perigosas varia conforme a quantidade de veneno injetada, o local da picada e a sensibilidade da pessoa ao veneno, que geralmente é maior quanto mais jovem for o indivíduo. ( ) As aranhas peçonhentas de interesse médico no Brasil são representadas pelos gêneros Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (armadeira) e Latrodectus (viúva-negra), que apresentam aspectos biológicos e distribuição geográfica bastante distintos. ( ) O envenenamento pela lagarta do gênero Lonomia é usualmente pouco doloroso, podendo passar despercebido; após algumas horas, dor, eritema e edema na região do acidente tornam-se evidentes, com equimose central e áreas de palidez e eventualmente bolhas com conteúdo sero-hemorrágico; à palpação, nota-se área endurecida. ( ) O diagnóstico diferencial entre um acidente por escorpião e por aranha do gênero Loxosceles deve ser realizado nos casos em que não é possível obter a história de picada e/ou identificação do agente causal, uma vez que em ambos os acidentes o quadro local e sistêmico é semelhante.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Entende-se por leite _______________ tipo _______________o produto integral quanto ao teor de gordura, refrigerado em _______________ produtora de leite e nela mantido pelo período máximo de _______________ horas, em temperatura igual ou inferior a _______________graus centígrados, que deve ser atingida no máximo três horas após o término da ordenha, transportado para estabelecimento industrial para ser processado, onde deve apresentar, no momento do seu recebimento, temperatura igual ou inferior a 7 graus Celsius.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Termos (1) Epidemia (2) Endemia (3) Incidência (4) Prevalência (5) Surto
Explicação ( ) Frequência de novos casos de uma determinada doença ou problema de saúde num determinado período de tempo, oriundo de uma população sob risco de adoecimento no início da observação. ( ) Elevação brusca, temporária e significativamente acima do esperado da incidência de uma determinada doença. ( ) Presença usual de uma doença, dentro dos limites esperados, em uma determinada área geográfica, por um período de tempo ilimitado. ( ) Frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população e em um dado momento. ( ) Elevação brusca da frequência esperada de uma determinada doença, em que todos os casos estão relacionados entre si, atingindo uma área pequena e delimitada.
A sequência correta dessa associação é