Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bernardino - SC 2024 para Fiscal de Vigilância Sanitária

Foram encontradas 12 questões

Q3190234 Não definido
O Código Sanitário do Município de São Bernardino-SC, instituído pela Lei Complementar nº 051/2015, estabelece que todos os assuntos referentes à saúde do município serão regidos pelas disposições desta lei, respeitando também as legislações Federal, Estadual e Municipal vigentes. De acordo com o Art. 1º, a elaboração das Normas Técnicas Especiais mencionadas compete: 
Alternativas
Q3190235 Não definido
De acordo com o Código Sanitário do Município de São Bernardino-SC, é dever da Prefeitura zelar pelas condições sanitárias em todo o território municipal. Conforme o Art. 2º, o dever de aplicar medidas de bem-estar coletivo: 
Alternativas
Q3190236 Não definido
Sobre o Código Sanitário do Município de São Bernardino-SC, quanto a penalidades, de acordo com o Art. 3º, § 1º, constituirá falta grave: 
Alternativas
Q3190237 Não definido
De acordo com o Código Sanitário do Município de São Bernardino-SC, todos os estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária devem possuir a caderneta sanitária. Segundo o Art. 14, a caderneta sanitária tem a função de: 
Alternativas
Q3190238 Não definido
O Código Sanitário do Município de São Bernardino-SC, instituído pela Lei Complementar nº 051/2015, regula a coleta de amostras para análise de produtos de interesse da saúde. Com base no Art. 23, pode-se afirmar que:

I. A autoridade fiscalizadora é responsável por realizar a coleta de amostras.
II. A quantidade necessária de amostras deve ser divulgada por meio de circular.
III. As amostras coletadas serão analisadas exclusivamente por laboratórios municipais.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3190239 Não definido
A Lei Complementar nº 051/2015 estabelece, em seu Art. 31, que é obrigatória a ligação de toda construção habitável: 
Alternativas
Q3190240 Não definido
O Código Sanitário de São Bernardino-SC, em seu Art. 32, dispõe que a execução de instalações domiciliares adequadas de abastecimento de água potável é de obrigação do proprietário, sendo de obrigação do ocupante: 
Alternativas
Q3190241 Não definido
O Código Sanitário de São Bernardino-SC, conforme a Lei Complementar nº 051/2015, regulamenta a abertura de poços para fornecimento de água. Sobre as condições para abertura de poços, conforme o Art. 33, pode-se afirmar que:

I. Os poços devem ficar situados em nível superior às fontes de contaminação.
II. A abertura de poços é permitida a uma distância mínima de 15 metros de focos de contaminação.
III. Todo poço deverá possuir tampa de concreto e dispositivo para desvio de águas de chuva.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3190242 Não definido
A Lei Complementar nº 051/2015 impõe a obrigatoriedade de tratamento de esgoto em locais sem rede coletora de esgoto. Conforme o Art. 38, onde não há rede coletora de esgoto, as edificações devem utilizar: 
Alternativas
Q3190243 Não definido
A profilaxia envolve medidas preventivas destinadas a evitar o surgimento ou a propagação de doenças, sendo uma prática essencial na vigilância sanitária. Com base nisso, qual das seguintes medidas pode ser considerada uma ação de profilaxia sanitária? 
Alternativas
Q3190244 Não definido
A higiene e a segurança alimentar são aspectos fundamentais que afetam diretamente a saúde pública, e os fiscais de vigilância sanitária têm um papel importante na fiscalização desses princípios.
Segundo os princípios de higiene alimentar, uma das principais medidas para prevenir contaminações em alimentos é: 
Alternativas
Q3190245 Não definido
No campo da vigilância sanitária, a promoção da saúde e a política sanitária estão intrinsecamente ligadas à prevenção de doenças e à melhoria das condições de vida da população. Sobre a atuação do fiscal de vigilância sanitária no contexto da política sanitária, pode-se afirmar que:

I. O fiscal tem a responsabilidade de aplicar as normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes.
II. A política sanitária envolve a criação de ambientes saudáveis e o combate à disseminação de doenças.
III. O fiscal de vigilância sanitária não tem competência para recomendar melhorias nas condições de trabalho em estabelecimentos inspecionados.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A
10: A
11: B
12: B