Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2021 para Médico Cirurgião Geral, Edital nº 004 - SMS
Foram encontradas 23 questões
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de:
As doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) constituem o problema de saúde de grande magnitude e sendo responsável por altos índices de causas de mortes.
Acerca desta temática, é correto afirmar:
A Política de Promoção da Saúde tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
São objetivos específicos dessa política:
1. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
2. Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde.
3. Incorporar e implementar ações de prevenção da saúde, com ênfase na atenção terciária.
4. Ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de precauções a serem adotadas pelos profissionais da saúde.
Sobre o SUS, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo acerca do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária:
A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária é compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Os órgãos de vigilância epidemiológica e sanitária nas três esferas de gestão do SUS deverão desenvolver ações conjuntas que visem à promoção e à proteção da saúde da população, quando da ocorrência de eventos, com relevância epidemiológica, relacionados com os produtos sob vigilância sanitária. Dentre as atribuições dos gestores municipais está a de identificar e divulgar sinais e ou alertas de alcance municipal, relativos às notificações, bem como alimentar o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária. Compete à ANVISA divulgar a identidade dos notificantes e pacientes/usuários, sem necessidade de manter a confidencialidade de identidade.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.
Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Considere um paciente com sintomatologia de dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar, cujo exame físico revela massa de veias dilatadas e tortuosas situadas posteriormente ao testículo, que aumentam com a manobra de Valsalva.
O referido paciente tem como diagnóstico inicial e confirmação diagnóstica sugerida com exame de imagem, respectivamente:
No preparo pré-operatório do paciente, o acesso venoso seguro permite a indução e manutenção da anestesia, administração de drogas e reposição de líquidos e fluidos no trans-operatório e na monitorização.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao acesso realizado no sistema venoso central.
1. O posicionamento distal de um dispositivo apropriado de acesso vascular deve ter sua extremidade posicionada na veia cava superior ou inferior, independentemente do local da inserção periférica.
2. Deve ser dada preferência ao lado direito, pois a cúpula pleural é mais baixa (menor risco de pneumotórax), especialmente na punção de veia cava superior e o trajeto até o átrio direito é mais retilíneo.
3. Devem-se evitar punções de veia subclávia esquerda pelo fato de o ducto torácico desembocar nessa posição com maior risco de quilotórax.
4. As principais indicações incluem monitorização hemodinâmica invasiva (pressão venosa central, pressão de artéria pulmonar, débito cardíaco por termodiluição) e acesso vascular para a infusão de soluções cáusticas, irritantes ou hiperosmóticas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A dor no quadrante superior direito persistente, acompanhada de náuseas, vômitos e febre, que ao exame físico apresenta sensibilidade focal ao toque e defesa abaixo do rebordo costal direito e sinal de Murphy positivo, tem como diagnóstico inicial e exame de imagem recomendado, respectivamente:
A dor abdominal é um motivo frequente de queixas, pedidos de pareceres e avaliações em clínica cirúrgica. As características semiológicas da dor muitas vezes permitem orientar o raciocínio clínico para o diagnóstico diferencial.
Analise, respectivamente, o diagnóstico etiológico e as características da dor, e assinale a alternativa correta.
As hérnias inguinais indiretas se fazem pela passagem do conteúdo intra-abdominal através do canal inguinal, uma passagem músculo-aponeurótica, de trajeto oblíquo, do anel canal inguinal profundo ao anel inguinal superficial, podendo chegar até o escroto.
Na anatomia do canal inguinal, a sua parede posterior é formada pela(o):
No Brasil, o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15° entre as mulheres.
Em nosso meio, o tipo histológico de câncer de esôfago mais frequente é o:
A acalasia do esôfago é a disfunção mais comum do corpo esofágico e do esfíncter esofagiano inferior, com a tríade clássica de sintomas de disfagia, regurgitação e perda de peso.
A confirmação diagnóstica e o tratamento cirúrgico atual dessa doença podem ser feitos com:
Durante o processo de cicatrização de feridas, após controle da infecção local e do biofilme, ocorre a reconstituição da epiderme, a partir da proliferação de queratinócitos da membrana basal junto aos anexos dérmicos e sua migração para a superfície da pele e regeneração da epiderme.
Esse mecanismo fisiopatológico é a:
O abdome agudo perfurativo é uma complicação observada em pacientes hospitalizados clinicamente graves que desenvolvem colite pseudomembranosa, respondendo por 15% a 25% dos casos de diarreia e distensão abdominal associada ao uso de antibióticos de largo espectro.
O principal agente etiológico envolvido nesses casos é:
Um paciente adulto jovem, pesando 50 kg, sofreu uma queimadura por água fervente de uma panela onde estava sendo feito cozimento de “salsichas para cachorro quente”. A queimadura foi extensa, o paciente ficou sob água fria no chuveiro e acionou o SAMU para 1° atendimento. No contato com o hospital de referência, o socorrista do SAMU informou que a queimadura atingiu todo o tronco anterior (tórax e abdome) e todo o membro superior.
Sobre esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Pacientes vítimas de traumas graves sofrem alterações fisiopatológicas e metabólicas de complicações clínicas, que usualmente potencializam o risco de morte nesses pacientes.
Conhecida como “tríade fatal”, ela é apresentada na alternativa com:
XX, 1 ano de idade, é uma lactente bem nutrida, que é trazida pelos pais à emergência do hospital por apresentar irritabilidade e choro forte há cerca de 48 horas. A mãe refere que a criança se contorce de dor e às vezes vomita conteúdo alimentar, durando cerca de 30 a 45 minutos. Logo após a criança fica extenuada e cansada, mas logo a seguir volta a ter novo episódio de dor e irritabilidade. No exame físico, ela se encontra em bom estado geral, nutrida, hidratada, afebril. Aparente dor a palpação abdominal, sem entretanto se identificar distensão ou massa palpável. Durante o exame a criança evacua fezes misturadas com sangue.
Qual exame complementar para o diagnóstico deve ser solicitado?