Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2021 para Professor - História, Edital 001
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MALAVOTA, Claudia Mortari. Construindo Vidas na Diáspora: os africanos da cidade de Desterro, Ilha de Santa Catarina (século XIX). História (São Paulo) v. 32, p. 281-303, jan./jun. 2003. p. 283.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O tráfico atlântico, o desenraizamento e a escravidão dos africanos destruíram os vínculos que estes possuíam na África, mas não a consciência que permitiu a reinvenção das identidades e o estabelecimento de novas estratégias de sobrevivência. 2. Para designar a dispersão dos povos africanos pelo Atlântico, a historiografia passou a usar o conceito de diáspora por considerar que aqueles povos carregavam consigo a promessa do retorno redentor a sua terra de origem. 3. Embora saibamos que a formação identitária é um processo cultural complexo, no contexto da escravização, a redefinição das identidades dos cativos pode ser vista como escolhas políticas. 4. Em diversos locais como na Ilha de Santa Catarina formaram-se as Irmandades Religiosas. Estas constituíam espaço de devoção, mas serviam sobretudo aos senhores, que poderiam controlar a movimentação de escravizados e libertos. Por isso proibiam o estabelecimento de laços de amizade e solidariedade. 5. Durante a vigência da escravidão, não era proibido que os escravizados formassem família, mas os casais eram formados entre indivíduos pertencentes ao mesmo proprietário, e era proibido o contato entre eles nas ruas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: as últimas décadas da escravidão na Corte. SP: Companhia das Letras, 2011. p.20.
Com esta afirmação, o autor procura evidenciar que:
1. Ao longo da história a pluralidade de povos indígenas existentes no Brasil foi tratada a partir de critérios eurocêntricos, com o objetivo de integração à nação e não pelo respeito às diferenças. 2. A Constituição Brasileira reconhece especificamente a forma de viver e de agir, a organização social, línguas e crenças dos povos indígenas. 3. Pelo menos desde os anos de 1980 a ONU busca desenvolver ações internacionais de reconhecimento e promoção dos direitos indígenas. 4. Embora exista a preocupação com a preservação cultural, as Diretrizes Curriculares não contam com especificações sobre as escolas indígenas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.