Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2022 para Professor - História
Foram encontradas 30 questões
( ) É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa. (Incluído pela Lei nº 13.716, de 2018).
( ) O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 2 anos de idade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
2. Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do ensinar e do instruir, de maneira dissociável, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o docente, pessoa em formação na sua essência humana.
3. A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.
4. A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
5. A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
5. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios religiosos, éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e espirituais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O desenvolvimento e a popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica nas seguintes correntes:
1. Libertadora: também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Tal concepção busca, pela transformação social, a condição de se libertar por meio da elaboração da consciência crítica. Centraliza- -se na discussão de temas sociais e políticos.
2. Renovada não-diretiva: nesse método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser memorizados e acumulados na mente de maneira segmentada.
3. Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica: Acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.
4. Libertária: procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Etimologicamente, o termo história também significa a _________________dos fatos ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Por outro lado, o ___________________ está associado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais e não é linear.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________ ,ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A Lei nº 10.639/2003, também trata do ensino sobre a cultura e história afro-brasileiras, especificando que o mesmo deve privilegiar a história da África e dos __________________________ , a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Também determina que tais conteúdos devem ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de ____________________, literatura e história brasileiras.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A primeira tem em Lucien Febvre e Marc Bloch representantes de destaque, que atacam o “antigo regime historiográfico” e fundam os Annales, revista que coloca como um dos seus pressupostos básicos a:
1. Representou uma conquista representativa para o reconhecimento social dos descendentes de africanos e indígenas do Brasil.
2. Tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
3. Determinou a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura plena em História, das universidades públicas.
4. Regulamentou o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica do Brasil, tornando-se instrumento relevante de luta contra o racismo nas escolas do país.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Os historiadores gregos criaram a história como investigação sobre a época em que viveram, privilegiando os testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.
2. Influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias, Heródoto criou a história como conhecimento subjetivo.
3. Tucídides acreditava que única história verdadeira era a que tratava da política e das guerras.
4. Aristóteles, inspirado no aforismo “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, criou a história como resultado da reflexão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As relações familiares, a língua, as tradições, a religião, a arte e algumas ciências são elementos da corrente historiográfica denominada história _______________________________ . Trata-se uma matéria interdisciplinar, ou multidisciplinar, visto que abarca diferentes fontes científicas de estudo, entre outras, a etnologia, a antropologia, literatura e a economia. Autores como Mikhail Bakhtin, __________________________ , Michel Foucault e Pierre Bourdieu auxiliaram de forma significativa a construção dessa corrente historiográfica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
No ano de 2022, alguns conflitos no Oriente Médio recrudesceram, entre a eles, guerra civil __________________, que teve início em 2014. Os Houhi, grupo xiita considerado uma milícia rebelde, com o apoio do Irã, passou a atacar o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi e a coalizão sunita que o apoiava. Quando os xiitas tomaram a capital e a parte norte do país, o governo fugiu para o sul e reorganizou suas tropas, com o apoio ________________. A Organização das Nações Unidas considera que o país representa a pior situação humanitária do mundo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.