Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Farmacêutico

Foram encontradas 2 questões

Q1252348 Saúde Pública
A Portaria do Ministério da Saúde nº 2436 de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde (RAS). A Portaria indica diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da RAS a serem operacionalizadas na Atenção Básica:
I. Ordenação da rede. II. Regionalização e Hierarquização. III. Formação continuada dos profissionais da Atenção Básica. IV. Cuidado centrado na pessoa.
Quais diretrizes acima são realmente indicadas para serem operacionalizadas, devendo ser marcada a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1252354 Saúde Pública
Observe a tabela abaixo: Número de leitos (SUS) por 1.000 habitantes, segundo a esfera administrativa do estabelecimento*. Brasil e grandes regiões, 1993, 1999 e 2005. Imagem associada para resolução da questão


Fonte: MS/SAS: Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS (1993 e 1999) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES (2005); base demográfica do IBGE.
* Valor médio anual do número de leitos.
A partir da análise estrita dos dados contidos na tabela acima pode-se afirmar:
I. Observa-se a redução da oferta do número de leitos SUS em todas as regiões, principalmente na esfera privada. II. Em 1993, havia maior oferta de leitos SUS nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. III. Em 2005, a maior oferta de leitos passa a ocorrer nas regiões Sul, Nordeste e CentroOeste, não pelo aumento da oferta na região Nordeste, mas pela grande diminuição ocorrida nas demais regiões. IV. A comparação por esfera administrativa do estabelecimento é de difícil análise neste período, pela redistribuição dos hospitais universitários em públicos e privados, ocorrida em 2003.
Marque a alternativa que melhor expressa a análise estrita dos dados.


Alternativas
Respostas
1: C
2: D