Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa
Foram encontradas 30 questões
“Estava pronto o pequeno esquife, e a mucama poderia vir agora, para esconder as tábuas debaixo do cetim tão bonito, com os reflexos prateados e azuis. Contudo era preciso levá-lo, e o carpinteiro colocou-o sobre os ombros, como se fosse uma cruz, e atravessou o grande quadrado, muito curvo, penosamente, esmagado pelo peso enorme, acima de suas forças...”.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a sentença a seguir.
O romancista aborda a dor do escravo, que tinha muita dedicação à menina morta. A linguagem conotativa expressa tal sofrimento ao
“Pedrinho não podia compreender férias passadas em outro lugar que não fosse no Sítio do Picapau Amarelo, em companhia de Narizinho, do Marquês de Rabicó, do Visconde de Sabugosa e da Emília. E tinha de ser assim mesmo, porque Dona Benta era a melhor das vovós; Narizinho, a mais galante das primas; Emília, a mais maluquinha de todas as bonecas; o Marquês de Rabicó, o mais rabicó de todos os marqueses; e o Visconde de Sabugosa, o mais „cômodo‟ de todos os viscondes. E havia ainda a tia Nastácia, a melhor quituteira deste e de todos os mundos que EXISTEM.”
(LOBATO, Monteiro. O Saci. In: Obra infantil completa. S. Paulo: Brasiliense, 1982, p.199)
Veja outras possibilidades de pontuação nas seguintes passagens.
I. E tinha de ser assim mesmo; porque Dona Benta era a melhor das vovós.
II. O Marquês de Rabicó; o mais rabicó de todos os marqueses.
III. Emília – a mais maluquinha de todas as bonecas.
IV. E havia ainda a tia Nastácia: a melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem.
Marque a alternativa que apresenta as passagens onde a pontuação foi substituída CORRETAMENTE.
"A casa está situada na rodovia RJ-151, ____ duas horas da capital, com o Rio Preto correndo paralelo pela sua esquerda. As árvores copadas de grande porte são obstáculo ____ uma visão perfeita da casa-sede. Próximas ao curral, na lateral direita, ficam enfileiradas espécies arbóreas frondosas de porte avantajado, semelhantes ____ europeias, formando uma grande área sombreada, com área especial para andar ____ cavalo".
(<http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wpcontent/uploads/2008/05/15_faz-santana_f15.pdf> Acesso em 01 nov. 2017- Adaptado)
Leia o texto de Vinicius de Moraes.
TEU NOME
Teu nome, Maria Lúcia
Tem qualquer coisa que afaga
Como uma lua macia
Brilhando à flor de uma vaga.
Parece um mar que marulha
De manso sobre uma praia
Tem o palor que irradia
A estrela quando desmaia
É um doce nome de filha
É um belo nome de amada
Lembra um pedaço de ilha
Surgindo de madrugada.
Tem um cheirinho de murta
E é suave como a pelúcia
É acorde que nunca finda
É coisa por demais linda
Teu nome, Maria Lúcia...
As afirmações abaixo estabelecem características de alguns gêneros textuais. Marque a
alternativa que corresponde ao gênero enfatizado no texto de Vinicius.
“É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu a compreendia menos. Meus requintes espasmódicos eram um pouco estranhos a uma terra em que a hematita calçava as ruas, dando às almas uma rigidez triste.”
Embora o conto seja um gênero fictício, essa passagem corresponde a aspectos autobiográficos. Percebe-se que o excerto faz uma intratextualidade, ou seja, intertextualidade com a própria poesia do autor. Marque a alternativa CORRETA, cujos versos comprovam isso.
"Deodoro todo nos trinques Bate na porta de Dão Pedro Segundo. - Seu imperadô, dê o fora que nós queremos tomar conta desta bugiganga. Mande vir os músicos. O imperador bocejando responde - Pois não meus filhos não se vexem me deixem calçar as chinelas podem entrar à vontade: só peço que não me bulam nas obras completas de Vítor Hugo".
Com base na norma padrão escrita da língua portuguesa e em suas variações linguísticas, marque a afirmativa CORRETA.
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!”
Nessa passagem, o protagonista, ao se identificar com um “cão mestre”, recorre a uma __________________, ou seja, pela substituição de um termo por outro, a partir de uma relação de __________________ entre os elementos que esses termos designam. É uma espécie de ___________________ subentendida.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. singularismo de ideia e de concepções pedagógicas; III. garantia de padrão de qualidade; IV. consideração com a diversidade étnico-racial.
Está CORRETO o que se afirma em:
( ) Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
( ) A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como um dos fundamentos o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
( ) O acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.
( ) A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.
A sequência CORRETA é:
I. A educação deve nutrir cidadãos globais para que consigam enfrentar os desafios do século XXI.
II. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, que você pode praticar e que você pode ensinar.
Sobre as duas afirmativas, é CORRETO afirmar:
I. O fracasso escolar, a desmotivação dos alunos, o tipo de relações entre estes e os professores, a disciplina em aula, a igualdade de oportunidades, etc, são preocupações de conteúdo psicopedagógico e social que tem concomitâncias com o currículo que se oferece aos alunos e com o modo como é oferecido.
II. A seleção cultural que compõe o currículo é neutra. Buscar componentes curriculares que constituam a base da cultura básica, que formará o conteúdo da educação obrigatória, não é nada fácil e nem desprovido de conflitos, pois diferentes grupos e classes sociais se identificam e esperam mais de determinados componentes do que de outros.
III. O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto, dirige-se a determinados professores e alunos, serve-se de determinados meios, cristaliza, enfim, num contexto, que é o que acaba por lhe dar o significado real.
IV. A maioria das práticas pedagógicas tem a característica de estar multicontextualizada. As atividades práticas que servem para desenvolver os currículos estão sobrepostas em contextos aninhados uns dentro de outros ou dissimulados entre si.
As afirmativas CORRETAS são:
Leia a tirinha abaixo:
Disponível em: https://melgrosscartoons.files.wordpress.com/2013/03/11.jpg. Acesso em 02/11/17.
O trecho da aula apresentada na tirinha evidencia:
Considerando as tecnologias da informação na escola julgue as afirmativas abaixo em VERDADEIRO (V) e FALSO (F) e, em seguida, assinale a opção correta:
( ) A implantação de recursos de informática na escola não pode ser confundia com a simples instalação de computares e a utilização da internet ou de softwares para treinar procedimentos.
( ) A tecnologia, se bem empregada, pode trazer valiosas contribuições ao processo ensino-aprendizagem, mas sua aplicação envolve, muitas vezes, mudanças na estrutura do ambiente escolar.
( ) A tecnologia na escola tem sido a solução de todos os problemas, pois houve um grande avanço no número de usuários tendo em vista a redução do preço dos equipamentos e a utilização dos computadores em rede.
( ) A tecnologia favorece ao mudar o estilo das aulas, a mudança de papéis do aluno e do professor, onde o a professor tem papel ativo e o aluno papel passivo, pois sendo a ferramenta utilizada na aprendizagem, não é o professor e sim o computador que ensina o aluno.
A sequência CORRETA é:
Em sequência, os números que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Associe as duas colunas, relacionando a competência com o respectivo órgão público local.
ÓRGÃO
(1) Município
(2) Câmara Municipal
(3) Mesa da câmara
COMPETÊNCIA
( ) Emitir parecer sobre pedido de licença de vereador.
( ) Fomento da indústria, do comércio, da agricultura e da pecuária.
( ) Criar comissões parlamentares de inquérito.
( ) Tomar e julgar as contas do prefeito.
( ) Elaborar o orçamento municipal prevendo a receita e fixando a despesa, com base em planejamento administrativo.
( ) Autorizar o prefeito a ausentar-se do município através do projeto de resolução.
A sequência CORRETA dessa associação é:
"Alguma cousa segredavam-se àquela hora o cais e o transatlântico recém-chegado. Estavam atracados”.
“Quase deserta, a praça inunda-se de um sol tal que debaixo dele, guardando o molde dos pés transeuntes, o asfalto se faz dócil.”
A figura de linguagem predominante no trecho é: