Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Saúde do Idoso

Foram encontradas 13 questões

Q573679 Serviço Social

Entre os princípios e diretrizes que definem e orientam o Sistema Único de Saúde, destaca-se a integralidade que lança desafios importantes para os projetos de formação dos trabalhadores na área da saúde, especialmente, para a qualificação dos trabalhadores de nível médio.

Sobre a integralidade, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q573683 Serviço Social
Sobre o Projeto de Formação em Larga Escala, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573689 Serviço Social
O Decreto n. 5.154/2004 revogou o Decreto n. 2.208/97 e definiu novas orientações para a organização da Educação Profissional. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Entre as mudanças realizadas na política de educação profissional no governo Lula, com relação ao governo Cardoso, destaca-se, como uma das mais relevantes, a revogação do Decreto n. 2.208/97, restabelecendo-se a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico.

II. A aprovação do Decreto n. 5.154/2004 trouxe a abertura e o estímulo para o desenvolvimento da formação integrada, mas não trouxe a garantia de sua implementação.

III. O Parecer CNE/CEB n. 39/2004 e a Resolução CNE/CEB n. 01/2005 atualizaram as Diretrizes Curriculares Nacionais nos termos adequados à instituição de uma nova política de educação profissional, contrária à dissociação entre a educação profissional e a educação básica.

Assinale:
Alternativas
Q573698 Serviço Social

Nas metrópoles brasileiras encontram-se dois pólos de cenários: uma concentração do envelhecimento saudável e a concentração do envelhecimento com dependência.

No caso deste último, segundo pesquisas recentes na área de envelhecimento, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q573701 Serviço Social
A lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994 “que dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências", em seu capítulo IV, das Ações Governamentais, prevê, na implementação da política nacional do idoso, competências de diferentes órgãos e entidades públicas na área de promoção e assistência social; na área da saúde; na área da educação; na área de trabalho e previdência social; na área de habitação e urbanismo; na área de justiça, na área de cultura, esporte e lazer.

Dentre as competências listadas a seguir, assinale a que não diz respeito à área da saúde.
Alternativas
Q573702 Serviço Social
A proposta do SUS, na sua origem, era a de combater a privatização e a medicalização da saúde. Contudo, a implantação desse sistema de saúde enfrenta dificuldades vinculadas às características patrimonialistas e privativistas do Estado brasileiro que se refletem nas ações de formação profissional dos trabalhadores da Saúde.

Compreendendo-se que o trabalho em saúde requeira a ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde e buscando-se evitar a alienação para o trabalho, espera-se do projeto de educação dos trabalhadores de saúde:
Alternativas
Q573703 Serviço Social

As diretrizes básicas da Política Nacional da Saúde do Idoso demonstram as preocupações com a promoção do envelhecimento saudável, na busca da autonomia e independência dos idosos.

Sobre os conceitos de autonomia e independência, respectivamente, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q573704 Serviço Social
Com relação aos princípios que regem a Lei 8.842, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573710 Serviço Social

O Boletim Epidemiológico de 2006 do Ministério da Saúde aponta que a epidemia de Aids no Brasil avançou na população com 50 anos e mais de idade, tanto em homens como em mulheres.

A taxa de incidência da doença passou de 18,2 casos por 100 mil habitantes para 29,8 entre homens de 50 a 59 anos. Para as mulheres, a taxa mais que dobra nessa mesma faixa etária, subindo de 6 para 17,3 casos por 100 mil habitantes. A mesma tendência aparece entre os maiores de 60 anos.

Dentre os fatores apontados para explicar esse aumento da taxa de incidência da infecção pelo vírus da AIDS entre a população idosa brasileira, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Q573711 Serviço Social

Em 2006 foi publicado o documento Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde. A aprovação deste documento é o resultado de um esforço conjunto entre as três esferas de gestão.

O Pacto pela Vida definiu seis prioridades: saúde do idoso, controle do câncer do colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malaria e influenza, promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica/primária.

Dentre as ações estratégicas definidas pelo Pacto pela Vida de 2006, assinale a afirmativa que apresenta as ações que dizem respeito diretamente à Saúde do Idoso.

Alternativas
Q573712 Serviço Social

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE fez previsões de como será a população brasileira no ano 2050. A população vai parar de crescer daqui a 30 anos, segundo o IBGE e, no ano 2050, os idosos na faixa dos 65 anos representarão cerca de 23% do total de habitantes do país.

Assinale a alternativa que apresenta os dois fatores demográficos principais que concorrem para o envelhecimento populacional.

Alternativas
Q573713 Serviço Social

A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, instituída pela portaria n. 2.528 de 2006, é promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Baseado nesta Política, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q573714 Serviço Social

Com a perspectiva de ampliar o conceito de “envelhecimento saudável”, a Organização Mundial da Saúde propôs o conceito de “Envelhecimento Ativo”. Este conceito propugna que os gestores governamentais assim como a sociedade civil e as organizações internacionais devem implementar políticas e programas que melhorem a saúde, a participação e a segurança da pessoa idosa.

Considerando o cidadão idoso não mais como passivo, mas como agente das ações a ele direcionadas, numa abordagem baseada em direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida.

A partir do texto, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: E
6: B
7: C
8: A
9: D
10: D
11: A
12: D
13: C