Questões de Concurso Público TJ-RO 2015 para Engenheiro Mecânico
Foram encontradas 3 questões
Observe a figura de um sólido bidimensional a seguir:
Em relação ao comportamento de desse sólido, quadrado, de lado L, cujo material é homogêneo, isotrópico, com módulo de elasticidade E e coeficiente de Poisson µ, que pode ser submetido a tensões normais σx , σy e tensões de cisalhamento τxy=-τyx considere as afirmativas.
I – Caso o estado de tensões seja σx= σx, σy=0 e τxy=-τyx=0, o corpo será submetido a um estado uniaxial de tração e não haverá cisalhamento na seção transversal definida pela linha pq, cuja normal é a direção n.
II - Caso o estado de tensões seja σx= σy=σ, e τxy=-τyx=0, o aumento de área em relação à área inicial [(Área final- Área inicial)/Área inicial],-devido ao estado de tensões será igual a [1+(σ/E)²].
III - Caso o estado de tensões seja σx= σ, σy=0 e τxy=-τyx=0, o
aumento do comprimento do corpo na direção x devido ao
estado de tensões será igual a L.(σ/E).
Está correto somente o que se afirma em:
Observe a figura a seguir:
Uma barra homogênea de comprimento L, massa M e momento de inércia I em relação ao centro de massa igual a ML²/12 é sustentada na posição horizontal pelo mancal A sem atrito e por um fio inextensível, de massa desprezível, BC. Para que a barra possa girar em torno do mancal A, o fio BC será cortado. O módulo da reação vertical que o mancal A exerce na barra, no momento imediatamente posterior ao corte do fio BC é:
Obs: g é a aceleração da gravidade.
Considere um elemento de máquina submetido a tensões cíclicas de tração pura, variáveis entre 180 e 420 MPa. O limite de resistência à fadiga na seção crítica é 160 MPa.
De acordo com o critério de Sodderberg, o limite de escoamento mínimo, em MPa, necessário ao material, para que o elemento alcance vida infinita, é: