Questões de Concurso Público DPE-RJ 2019 para Técnico Superior Especializado - Estatística
Foram encontradas 39 questões
A independência entre os eventos de dado espaço amostral expressa, matematicamente, uma regra de proporcionalidade entre as medidas de probabilidades.
Tendo em consideração essa abordagem do conceito, é correto afirmar que:
Uma análise sobre o perfil da população que é atendida pela Defensoria Pública revelou um quadro de ampla diversidade. Foram consideradas apenas duas características, nomeadamente homens (H) vs mulheres (M) e evangélicos (E) vs católicos (C), sendo as demais orientações religiosas, incluindo o ateísmo, pouco significativas do ponto de vista estatístico.
A partir daí foram relacionadas as seguintes informações:
P(H) = 0,41, P(E ∩ M) = 0,23 e P(C) = 0,60
De acordo com os dados acima, é possível afirmar que, entre os católicos, os homens representam:
A abrangência do atendimento da Defensoria Pública depende da condição econômica do cidadão e também do tipo de causa envolvida. Sabe-se que 80% das demandas surgem em função da hipossuficiência econômica, e os outros 20% devem-se a causas no âmbito criminal. Entre aqueles que não dispõem de recursos, 90% têm suas necessidades atendidas, enquanto entre os envolvidos em ações criminais, só 40% são beneficiados com a gratuidade.
Suponha que um indivíduo do cadastro dos que procuram a Defensoria seja sorteado ao acaso, verificando-se tratar-se de alguém atendido gratuitamente.
Então, a probabilidade de que o sorteado seja um dos que procuraram a Defensoria por causa de questões criminais é igual a:
Levantamentos prévios indicaram que o tempo que o cidadão leva para ser atendido nas repartições da Defensoria Pública é uma variável aleatória com função de densidade dada por:
ƒr(t) = 2ˑ(1 - t), Para 0 < t < 1 e Zero caso contrário
onde t é o tempo decorrido do momento em que o cidadão chega à repartição até o instante do atendimento, medido em fração de hora.
Se necessário, utilize a informação aproximada √2 ≅ 1,4.
Assim sendo, é correto concluir que:
Para que as pessoas que aguardam atendimento em uma repartição pública fiquem acomodadas com relativo conforto, é necessário que o recinto seja dimensionado à razão de um metro quadrado de espaço para cada cidadão em espera.
Se o número de pessoas que comparece, por dia, tem distribuição geométrica, com parâmetro p = 0,2, é correto afirmar que:
Seja a distribuição de probabilidade conjunta de variáveis aleatórias discretas conforme abaixo,
onde k1 e k2 são probabilidades inicialmente desconhecidas.
Sendo assim:
Sejam X e Y duas variáveis aleatórias contínuas independentes com distribuição conjunta dada por:
ƒX,Y(x,y) = x · y para 0 < x < 1,0 < y < 2
e Zero caso contrário .
Então P (X + Y < ½) é igual a:
Para uma amostra aleatória de tamanho n = 5, que ainda será selecionada, considere as variáveis X(1), X(2),X(3),X(4) e X(5) que representam os valores amostrais ordenados.
Sabendo-se que a população tem distribuição uniforme no intervalo (0,1), é correto concluir que:
Seja X uma variável aleatória contínua cuja função densidade de probabilidade é expressa por:
ƒx(x)= para 0 < x < 4 e Zero; caso contrário.
Além disso, é definida uma outra variável como função de X:
Z =√X
Sobre essa nova variável, é correto afirmar que:
Considere Y uma variável aleatória positiva tal que E(Y) = 8 e Var(Y) = 36. A partir dela são definidas outras duas variáveis, quais sejam:
Z = Y2 e W = ∛Y
Então, sobre a esperança matemática E[Z – W], é correto afirmar que:
Seja a variável aleatória bidimensional (X,Y) que tem distribuição uniforme no quadrado 0 < x < 1 e 0 < y < 1 e Zero fora dele. Por uma transformação linear é definida a v.a. bidimensional (Z,W) da seguinte maneira:
Z = X + Y e W = X – Y
Então, sobre essa outra variável bidimensional, é correto afirmar que:
Suponha que A seja a variável aleatória da quantidade (centenas) mensal de novos atendimentos feitos pela Defensoria Pública, sendo uma série estacionária.
A distribuição de probabilidades de A não é conhecida, mas sabe-se que E(A) = 7 e Var(A) = 4.
Apesar da pouca informação, é correto estabelecer que:
Se X é uma variável aleatória contínua com função densidade de probabilidade representada por ƒx(x), considere a função dada por:
Então:
Sejam X1, X2, X3, ..., Xn variáveis representativas de uma amostra aleatória simples (AAS) de tamanho n, a partir de uma população Normal com média zero e variância σ2 .
Quanto às estatísticas amostrais e suas distribuições, é correto afirmar que:
Uma AAS (X1, X2,... , Xn) de tamanho n, onde cada uma das variáveis Xi é de Bernoulli, tipo 0 ou 1, todas com o mesmo parâmetro p, é extraída.
Considerando as distribuições exatas e os principais teoremas de convergência em distribuição, é correto afirmar que:
Com o objetivo de estimar uma proporção populacional, será extraída uma amostra aleatória simples. O tamanho dessa amostra será determinado pelas escolhas do erro amostral (E), do grau de confiança (1 - α) e por hipóteses sobre o verdadeiro valor da proporção (p). Além disso, com Z~N(0,1), sabe-se que:
P(Z >1,25) ≅ 0,1 , P(Z >1,5) ≅ 0,05 e P(Z > 2) ≅ 0,025
Dentre as alternativas abaixo, todas tidas como aceitáveis, a mais econômica é:
Suponha que para estimar e testar a diferença entre as médias de duas populações cujas características são independentes sejam extraídas duas amostras. Os tamanhos de amostra são n = 36 e m = 64, para X e Y, respectivamente. Como resultado da seleção, chega-se a ̅ X = 20 e Ȳ = 17. Além disso, sabe-se que as variâncias populacionais são σ2x = σ2y = 100.
Em módulo, a estatística amostral para fins de estimação e inferência é: