Questões de Concurso Público PC-AM 2022 para Perito Criminal - 4ª Classe - Farmácia

Foram encontradas 4 questões

Q1902489 Farmácia
Estudos clínicos utilizando drogas em seres humanos são divididos convencionalmente em 4 fases, segundo o Manual de Boas Práticas em biodisponibilidade e bioequivalência da ANVISA. Relacione as características principais de cada fase com a sua classificação.
1. Fase I 2. Fase II 3. Fase III 4. Fase IV
( ) Estudos terapêuticos multicêntricos, envolvendo no mínimo 250 indivíduos, avaliando a eficácia da droga, sua segurança e comparadas com placebo ou drogas já disponíveis no mercado com a mesma finalidade terapêutica.
( ) estudos de vigilância pós-comercialização, para estabelecer o valor terapêutico, o surgimento de novas reações adversas e/ou confirmação da frequência de surgimento das já conhecidas, e as estratégias de tratamento..
( ) Envolve cerca de 20 a 50 indivíduos, sendo geralmente voluntários sadios, de acordo com a classe da droga a ser avaliada. São estudos de farmacologia clínica, nos quais se busca avaliar suas características de segurança e do perfil farmacocinético.
( ) Tem como objetivo estudar o potencial terapêutico e os efeitos colaterais do medicamento, além de estabelecer as suas relações dose-resposta para empregá-las em ensaios terapêuticos mais definitivos.
A relação correta, na ordem dada, é
Alternativas
Q1902516 Farmácia
Suspensões são preparações farmacêuticas que contêm partículas finamente divididas da substância ativa dispersa em um veículo no qual essa substância apresenta solubilidade mínima. Analise as afirmativas a seguir, em relação ao tema.
I. A velocidade de absorção de um fármaco veiculado na forma de suspensão é geralmente maior quando comparada à forma sólida oral, e menor quando comparada à forma solução.
II. Uma boa suspensão deve sedimentar lentamente e redispersar facilmente, seguindo os parâmetros determinados pela Lei de Stokes.
III. Quanto mais viscosa for a suspensão, menos estável ela será, pois a particular sedimentará mais depressa.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1902517 Farmácia
A validação de um método bioanalítico é considerada uma parte essencial para o registro de medicamentos genéricos, similares e novos no Brasil, e devem seguir as recomendações do Guia para Validação de métodos analíticos e bioanalíticos da ANVISA.
Eles são classificados, segundo a sua finalidade, como segue:
I. Testes quantitativos para a determinação do princípio ativo em produtos farmacêuticos ou matérias-primas.
II. Testes quantitativos ou ensaio limite para a determinação de impurezas e produtos de degradação em produtos farmacêuticos e matérias primas.
III. Testes de performance (teste de dissolução, liberação de ativo, etc.).
IV. Testes de identificação.
Os ensaios necessários para a validação de medicamentos classificados na categoria III são os de
Alternativas
Q1902518 Farmácia
O sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) foi desenvolvido com base na solubilidade e permeabilidade de fármacos, segundo Amidor et al (1995). Essa classificação pode ser usada para a definição de especificações para o teste de dissolução e na obtenção de correlação in vivo-in vitro.
Segunda essa classificação, o fármaco que possui características de alta solubilidade e de baixa permeabilidade é considerado, segundo a SCB, como sendo de classe 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: C