Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2023 para Professor 2 - História
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SIQUEIRA JULIO, Suelen. “Resistências nativas” in: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revista/resistencias-nativas/
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente programas historiográficos que valorizam o protagonismo indígena e repensam a história do Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.
[§8] Os Padres Missionários terão o maior cuidado para que se povoem de Índios as aldeias, pois a eles encarrego o governo delas, e espero que procurem por todos os meios, não só a conservação, mas o aumento dos que são da repartição por ser conveniente que haja nas ditas aldeias Índios, que possam ser bastantes, tanto para a segurança do Estado e defesa das Cidades, como para o trato e serviço dos moradores e entradas dos Sertões. [§11] Os salários dos Índios se satisfarão em dois pagamentos: uma metade, quando forem para o serviço e a outra metade se entregará no fim dele. A forma desta satisfação e entrega se ordenará pelo dito Governador com conselho e assistência dos ditos Padres.
Adaptado de REGIMENTO e leis sobre as missões do Estado do Maranhão, e Pará, e sobre a liberdade dos índios [1686]. Lisboa: Oficina de António Menescal, 1724, In: http://purl.pt/15102/3/#/1
A partir do documento, analise as afirmativas a seguir a respeito do estabelecimento de um regime de trabalho para os índios.
I. Aos missionários era conferida a incumbência de descerem novas aldeias para aumentar a população dos aldeamentos, a serviço da defesa do Estado e dos moradores.
II. A administração dos índios aldeados passava para o controle dos religiosos, tanto no que diz respeito ao governo espiritual quanto ao temporal e político dos aldeamentos.
III. Os indígenas eram considerados livres e, portanto, teriam seus serviços pagos por salários estipulados conforme a especificidade local.
Está correto o que se afirma em
As principais reivindicações desse movimento emancipacionista consistiam na propagação da liberdade econômica, no fim da discriminação conforme a etnia ou função social e na abertura dos portos. Seus membros pregavam um governo republicano “democrático, livre e independente.” Nos primeiros momentos, o movimento era composto por pequenos grupos de insatisfeitos e simpatizantes do iluminismo francês, como Cipriano Barata, porém, com a publicação de pasquins, aumentou a participação das camadas populares, sobretudo de negros livres que atuavam como alfaiates, soldados e meeiros.
O trecho se refere à
( ) A Constituição de 1891 e as leis ordinárias subsequentes estabeleceram a república, o voto universal masculino e a tripartição de poderes, mas perpetuaram práticas de violência política, como a possibilidade de votar a descoberto.
( ) Uma prática de violência política da Primeira República é a subordinação baseada na troca de favores e em compadrio conhecida como coronelismo: um sistema de reciprocidade exercido entre coronéis e governadores e entre coronéis e outros chefes municipais, por exemplo.
( ) O período entre 1889 e 1930 é marcado pelo republicanismo e pela abolição da escravidão, o que resultou na construção de um Estado inclusivo e paulatinamente mais democrático, restringindo a violência ao patriarcalismo das relações familiares privadas.
As afirmativas são, respectivamente,
“Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver. Pedimos também que as talhas com as quais a nossa paróquia está sobrecarregada sejam abolidas; que este imposto seja convertido num só e único imposto ao qual devem ser submetidos todos os eclesiásticos e nobres sem distinção”.
Adaptado de MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976.
O documento exemplifica