Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Educação Indígena Linguagens e suas Tecnologias

Foram encontradas 28 questões

Q2206241 Pedagogia
As opções a seguir descrevem corretamente a avaliação de aprendizagem de acordo com a Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2206242 Pedagogia
Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado as nossas formas de trabalhar, de nos comunicarmos, de nos relacionarmos e de aprendermos. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas às tecnologias digitais, como destaca na competência geral 5.
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Adaptado.
Assinale a opção que indica corretamente a competência constante na BNCC em relação às TDICs.
Alternativas
Q2206243 Pedagogia
As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem em duas linhas de pensamento: Liberal e Progressista.
Sobre a Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2206244 Pedagogia
A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes pobres, pretas(os), pardas(os) e indígenas, no Brasil, não é uma coincidência, não é resultado de um processo histórico que, tal como a natureza, não é previsível nem controlável, mas da manutenção de escolhas que condenam grandes parcelas da população à invisibilidade, ao abandono e ao silenciamento. As desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais são bastante conhecidas, e a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e de socialização fora da família. A manutenção dessas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e das(os) adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, 2021, p. 8. Adaptado.
Reconhecendo que a escola tem papel fundamental no enfrentamento das desigualdades, é importante que o professor, em sua prática pedagógica,
Alternativas
Q2206245 Pedagogia
O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades (conteúdos) e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais deverão ser especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá para orientar as ações do professor e possibilitar constantes revisões e aprimoramentos do processo de ensino-aprendizado.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 241. Adaptado.
De acordo com o texto, o professor na elaboração do plano de aula deve considerar que
Alternativas
Q2206246 Pedagogia
A adoção da expressão necessidades educacionais especiais assinalou uma mudança de paradigma. De fato, essa expressão não se refere mais às pessoas com deficiência, mas abarca todas as crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem, incluindo as que possuem desvantagens sociais, sejam elas permanentes ou temporárias, em algum ponto durante a sua escolarização.
Assinale a opção que indica corretamente o documento que marcou essa mudança de paradigma.
Alternativas
Q2206247 Pedagogia
O Projeto Político Pedagógico (PPP) serve como uma diretriz para a gestão. Pela sua importância, ele é caracterizado tanto no Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins como no Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para o Território do Tocantins.
A respeito da caracterização do PPP nesses dois documentos normativos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Para ambos, o PPP expressa a identidade da Unidade Educacional.
( ) Para ambos, o PPP indica os compromissos da Unidade Educacional com o aluno, com a comunidade, com a educação e com o meio ambiente.
( ) Para ambos, o PPP assinala os direitos e objetivos de aprendizagens que a Unidade Educacional julgue pertinentes.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2206248 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. A BNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar que as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica se materializem mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e o adequem à realidade local, considerando a autonomia das redes de ensino, como também o contexto e as características dos alunos.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. p.16. Adaptado.
Em relação à educação integral, as afirmativas a seguir descrevem ações pedagógicas que caracterizam um currículo em ação, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2206262 Pedagogia

Analise a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F9fB6NGvc3A> . Acesso em 4 mar. 2023.

De acordo com a imagem, é correto afirmar que o grafismo

Alternativas
Q2206267 Pedagogia
Nos enunciados da narrativa a seguir, há o uso de palavras de línguas da família tupi-guarani Imagem associada para resolução da questão

Disponível em<https://www.mundinhodacrianca.net/wpcontent/uploads/2018/06/mImageHandlerA-4.png> . Acesso em 10 mar. 2023.
Sobre o uso de palavras de línguas indígenas na língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir.
I. A língua usada no dia a dia do Brasil recebeu grande influência do idioma tupi.
II. A contribuição do tupi se deu principalmente no vocabulário com nomes de plantas e animais que não eram conhecidos pelos colonizadores.
III. A língua portuguesa do Brasil, mediante o contato com o tupi, se diferenciou muito do português falado em Portugal.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2206270 Pedagogia
O surgimento de outros “portugueses”, ou a nativização do português indica que, hoje, a língua possui um caráter pluricêntrico, ou seja, há tantas normas quanto os centros em que a língua se faz obrigatoriamente presente. Administrar esse encontro na sala de aula é o desafio que se propõe ao ensino do idioma que se fará nos países de língua oficial portuguesa, pois, do ponto de vista de língua como prática social e resultado da interação, não se pode mais dizer que somente um uso é correto. Nesse sentido, a visão da qual parte o currículo proposto neste documento, para os cursos de português intercultural, é que sejam consideradas para reflexão durante os cursos as variedades locais, almejando com isso que se reduza o distanciamento entre as normas, empoderando os falantes e contribuindo para maior autoestima na produção linguística.
Ministério das Relações Exteriores. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial portuguesa – Brasília: FUNAG, 2020.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2206272 Pedagogia
As epistemologias interculturais, ao defenderem a proposta de se introduzir epistêmes invisibilizadas e subalternizadas, surgem como uma proposta epistemológica que se contrapõe à
Alternativas
Q2206276 Pedagogia
Analise os textos a seguir.
Rezos Huni Kuin – Kaxinawá
Os cantos eram entoados com a finalidade de tornar a atividade mais prazerosa e de exercê-la com destreza, já que as auxiliava a concentrarem-se no momento presente. Como relata Mariana Paulino Kaxinawá, 82 anos: “caso não cante, a comida não ficará boa ou ao preparar o barro para cerâmica, o tibungo [panela grande] quebrará”. Identificaram-se canções para lavar os tubérculos, frutos e sementes; ralar os vegetais; macerar com o pilão tradicional a massa (paxa) do milho misturado com o mundubim, bem como para mexer a caiçuma na panela e, ademais, para encontrar fungos (orelhas-de-pau) nos roçados novos. As anciãs são consideradas as guardiãs destes cantos e rezos.
Canto para encontrar Kunu “cogumelo” (Kunupakadin)
Guardiã: Maria Laísa Sales, 47 anos.
“Shawe pu kuti ati ariiiiii “        Jabuti venha aqui Mãxtĩ kunu pixanuuuu            Venha comer cogumelos Shawe pu kuti ati ariiiiii           Jabuti venha aqui Mãxtĩ kunu pixanuuuu”            Venha comer cogumelos”.
PILNIK, MálikaSimis. Isso é Comida de HuniKuĩ! Etnobotânica da alimentação indígena no baixo Rio Jordão, Acre. Dissertação. INPA: Manaus, 2019.
De acordo com os textos acima, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2206277 Pedagogia
Leia o fragmento a seguir.
No dia 28 de fevereiro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, na cidade de México, a declaração sobre a década internacional das línguas indígenas (2022-2032), que terá como foco os direitos humanos de seus falantes. Esta declaração releva a importância das línguas indígenas para a coesão e a inclusão social dos direitos culturais, a saúde e a justiça. Também destaca a relevância das línguas indígenas para o desenvolvimento sustentável e a preservação da diversidade biológica, pois nela se encontram os conhecimentos ancestrais e tradicionais que unem a humanidade e a natureza.
MORI, A. C. e MIRANDA, C. C. Diversidade linguística indígena: estratégias de preservação, salvaguarda e fortalecimento. Brasília: IPHAN. 2020.
De acordo com o fragmento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2206280 Pedagogia
A literatura indígena, na verdade, nunca existiu. Ela não existe, é apenas uma estratégia de luta, um instrumento de libertação, de conscientização. Eu sempre considero que a gente precisou partir para a literatura porque não tinha outros espaços. Estava todo mundo ocupando nossos espaços. Eu vi centenas de pessoas escreverem sobre as lendas indígenas, alterando o conteúdo do texto, o final da história. Escritores que não eram indígenas, que pegavam um mito e alteravam para um texto escrito. Muda tudo. Não pode ser mudado. Aquilo é feito por indígena, alguém tem de defender esse território também.
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q2206281 Pedagogia
Os jogos e brincadeiras fazem parte do patrimônio cultural dos povos indígenas e seu conhecimento e sua valorização são importantes para a reafirmação étnica desses povos. Portanto, a escola indígena e a não indígena têm o dever de identificar, problematizar e registrar as práticas corporais – jogos e brincadeiras tradicionais e propiciar, pela educação, sua transmissão como conhecimento historicamente acumulado e relevante para a formação humana”.
FERREIRA, G. e PIMENTEL, Giuliano G. A. Educação física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, nº 2, vol. 1, julho a dezembro de 2013.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q2206282 Pedagogia
Assinale a opção que apresenta a definição correta de pluriepistemologias.
Alternativas
Q2206283 Pedagogia
Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo em que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam.  Imagem associada para resolução da questão

As máscaras são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais como, por exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que mantêm a ordem do mundo.
Disponível em: <https://pt.slideshare.net/cmensen/arte-e-cultura-indgena39632758>. Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q2206284 Pedagogia

A língua traz em si marcas do contexto específico em que foi cunhada.

Admitir essa ideia é considerar que a língua

Alternativas
Q2206286 Pedagogia
A língua Palikur que as pessoas hoje falam é diferente do Palikur antigo que os mais velhos usam. Fazendo uma comparação de um idoso falando com um jovem as falas são totalmente diferentes, na pronúncia das palavras, nas novas palavras usadas pelos mais jovens. Os mais velhos falam com uma pronúncia bem clara, os sons das palavras são bem nítidos. Os mais novos pronunciam as palavras de modo diferente às vezes até nós mesmo Palikur, os mais velhos, não conseguimos entender a palavra que alguns jovens falam.
HIPÓLITO, N. Palikur, uma língua ameaçada? Estudo do caso das aldeias Ywawka e Tawari. Disponível em: <https://www2.unifap.br/indigena/files/2021/04/2009. Acesso em: 21 mar. 2023, p. 6.

De acordo com o texto, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: E
6: A
7: B
8: C
9: A
10: E
11: D
12: E
13: B
14: C
15: A
16: D
17: C
18: D
19: B
20: A