Questões de Concurso Público SMED de Belo Horizonte - MG 2023 para Professor - Ciências

Foram encontradas 20 questões

Q2345738 Ciências

A distribuição mundial das doenças pode se modificar de forma drástica e rápida. A doença que subitamente se torna prevalente é referida como doença emergente, a que, sendo infecciosa, teve sua incidência aumentada recentemente ou que tem uma tendência a aumentar em um futuro próximo. Doenças emergentes não são apenas as doenças “novas”, mas também as doenças reemergentes, aquelas que anteriormente estavam sob controle, mas que, de repente, aparecem como uma nova epidemia.


MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia. Ed. Artmed, Porto Alegre. 2016.



Com relação às doenças emergentes, analise as afirmativas a seguir.


I. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) é um exemplo de doença emergente. Seu agente patogênico é um vírus, transmitido principalmente por meio de gotículas liberadas por espirro ou tosse de pessoas contaminadas. 


II. Um fator que contribui para a reemergência de certas doenças é a pressão seletiva gerada pelo uso indiscriminado de antibióticos, o que favorece a sobrevivência dos microrganismos mutantes resistentes aos fármacos.


III. A tuberculose causada pelo bacilo Bordetella pertussis é uma doença reemergente. A doença compromete os pulmões e um dos sintomas apresentado pelo doente é a tosse persistente. 



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2345739 Ciências
Nas séries finais do Ensino Fundamental, o ensino dos temas “mecanismos reprodutivos” e “sexualidade” aborda, além da anatomia e da fisiologia do sistema reprodutor humano, a atuação dos hormônios sexuais e o modo de ação dos diversos métodos contraceptivos.

Com relação a esses temas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
(  ) O uso correto de preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é a maneira mais eficaz de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o ato sexual, além de evitar a gravidez.
(  ) Hormônios androgênios, como a testosterona, são produzidos pelas células intersticiais dos testículos. Essa produção é estimulada pelo hormônio luteinizante (LH) produzido pela hipófise.
( )  A vasectomia é um procedimento em que os ductos do interior dos epidídimos são cortados. Dessa maneira, a passagem dos espermatozoides produzidos pelos testículos é bloqueada.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q2345740 Ciências

A figura a seguir mostra, de forma simplificada, relações filogenéticas hipotéticas entre diversos grupos animais. Analise-a.   



Imagem associada para resolução da questão



Assinale a opção que relaciona corretamente os números da figura aos clados correspondentes. 

Alternativas
Q2345741 Ciências

Icebergs são blocos de gelo de água doce que flutuam pelos oceanos nas proximidades dos polos. Para receber o título de iceberg, na verdade, é necessário que o fragmento tenha, no mínimo, 500 metros quadrados — próximo à metade de uma piscina olímpica. O limite superior, porém, não existe. 



A propriedade da água que permite que um iceberg flutue sobre o oceano é o(a)  

Alternativas
Q2345742 Ciências

Em animais, as trocas gasosas sempre envolvem difusão dos gases por meio de alguma superfície fina, semipermeável, úmida ou imersa em água. Em todos esses organismos, incluindo os terrestres, há necessidade de um meio aquoso para que a difusão de gases ocorra: nos animais aquáticos, a superfície respiratória está em contato com a água e, nos terrestres, essa superfície é mantida úmida pelo próprio corpo do animal. 


LOPES, S. Biologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 3ª ed. 2016. 



Com relação à respiração de cordados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


(  ) Nas brânquias de peixes, o sangue dos capilares, pobre em O2,  flui no sentido oposto ao da água que entra pelas brânquias. Esse fluxo contracorrente estabelece um gradiente de pressão parcial de O2 no interior dos capilares, favorecendo a difusão de O2 da água para o sangue.


(  ) Nos anfíbios, o ar inspirado pelas narinas é conduzido até os pulmões por pressão positiva, exercida pela elevação do assoalho da cavidade bucal. Já a maioria dos répteis, aves e mamíferos ventilam seus pulmões através de pressão negativa, resultante da expansão da cavidade torácica.


(  ) Nas aves, em vez dos alvéolos, a hematose ocorre nos sacos aéreos. Estas estruturas aumentam a superfície de trocas gasosas, o que permite às aves um excelente desempenho na obtenção de gás O2 em elevadas altitudes.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Q2345743 Ciências
As micorrizas são associações mutualísticas entre fungos e raízes de plantas vasculares. Tais associações estimulam o crescimento vegetal, porque 
Alternativas
Q2345744 Ciências

O sistema taxonômico denominado lineano, foi proposto em 1735, pelo botânico sueco Lineu. Nesse sistema, os seres vivos são agrupados em uma hierarquia de categorias (táxons), progressivamente inclusivas. 



Relacione os nomes da coluna da esquerda ao táxon correspondente. 



Imagem associada para resolução da questão



Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q2345745 Ciências

As parasitoses são um dos principais fatores debilitantes da população, comprometendo o desenvolvimento físico e intelectual. Desta forma, é necessário que a população seja informada sobre estas doenças, suas formas de contágio, prevenção e tratamento. A escola é um espaço fundamental para a execução dessas medidas educativas, principalmente porque a parcela da população com maior acometimento por parasitoses é a de jovens. 


Adaptado de: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10179/62/62.pdf.



O texto mostra a importância do ensino do ciclo de vida dos organismos parasitas como forma de promover hábitos que evitem a aquisição e a proliferação de doenças. 



Em relação a esses ciclos, é correto afirmar que o hospedeiro 

Alternativas
Q2345746 Ciências

Todas as médias anuais de concentração dos poluentes “material particulado inalável” e “material particulado fino” das estações da Região Metropolitana de Belo Horizonte estavam, no período de 2000 a 2021, acima do recomendado pelas diretrizes de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo nota técnica elaborada pela equipe do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e divulgada em julho deste ano, além dos dois poluentes, o estudo analisou as concentrações de diversos gases na região.


https://energiaeambiente.org.br/wpcontent/uploads/2023/07/IEMA_qualidadedoa rRMBH_2023.pdf. Adaptado.



Com relação aos poluentes do ar, analise as afirmativas a seguir.


I. O gás monóxido de carbono é produzido pela combustão completa de combustíveis fósseis. Esse gás fétido, quando em altas concentrações prejudica a oxigenação do organismo, causando a diminuição dos reflexos e podendo levar uma pessoa à morte em decorrência da anoxia.


II. Em presença de luz solar, a reação entre hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio, produzidos durante a combustão incompleta de combustíveis, produz o gás ozônio. Esse gás, importantíssimo nas camadas superiores da atmosfera, quando na troposfera é considerado poluente, pois causa danos como a irritação dos olhos e das vias respiratórias.


III. A queima de óleo diesel origina dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, gases que têm ação irritante nas vias respiratórias e pulmões. Já a reação desses gases com o vapor d’água da atmosfera forma ácidos, sulfúrico e nítrico, provocando a formação de chuva ácida.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2345748 Ciências

Durante uma aula sobre as mudanças de estados físicos da água, uma professora usou um desenho em que a água está fervendo em uma chaleira. 



Imagem associada para resolução da questão



Ao mostrar a figura para os alunos, a professora explicou, corretamente, que a “nuvenzinha” que se formou próximo da chaleira é composta por 

Alternativas
Q2345749 Ciências
O Laboratório Cavendish, em Cambridge, Inglaterra, era, ao final do século XIX, um dos centros de pesquisa mais avançados do mundo. Em 1897, ele era dirigido pelo pesquisador J. J. Thomson que demonstrou a existência da partícula chamada 
Alternativas
Q2345751 Ciências

Quando os vegetais estão naturalmente ajustados às condições ambientais, todas as características estruturais e funcionais capazes de atender ao ajustamento serão adaptativas. Por força da seleção natural esses caracteres adaptativos foram fixados geneticamente, de maneira que a forma atual é o produto final da interação genótipo-ambiente, que a evolução apresentou nos habitats naturais. 


Adaptado de AOYAMA, E. M.; MAZZONI-VIVEIROS, S. C.  Adaptações Estruturais das Plantas ao Ambiente. Instituto de Botânica, Jardim Botânico de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, 2006.



Com relação às adaptações vegetais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


(   ) O tipo de caule subterrâneo que se desenvolve paralelamente à superfície do solo e do qual podem surgir folhas aéreas é o rizoma, como o que encontramos na canade-açúcar.


(   ) Haustórios são caules aéreos muito finos de plantas parasitas ou hemiparasitas que penetram o caule da planta hospedeira.


(   ) As brácteas são folhas presentes na base das flores que podem ajudar na atração de polinizadores.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Q2345753 Ciências
A atmosfera, em comparação com a espessura da crosta terrestre, é uma camada finíssima de gás. Sem ela, a superfície seria completamente seca, variando entre muito quente e fria (abaixo de -20°C) e incapaz de reter calor (como durante a noite) ou água líquida. Além da sua composição, sua dinâmica interna também é importante. Próximo ao solo, o ar é aquecido pela superfície exposta ao Sol, ficando menos denso e ascendendo na atmosfera. Com a altitude, a pressão cai, o que leva à expansão desse ar. Essa expansão consome o calor do ar, que resfria e fica relativamente mais denso, tendendo a voltar ao solo.

Ciência Hoje, Setembro de 2016, CH 340.

Com relação à atmosfera e suas características, analise os itens a seguir.
I. A propagação de calor que explica a circulação do ar atmosférico, descrita no texto, é a condução.
II. A camada da atmosfera onde ocorre a maioria dos fenômenos climáticos é a estratosfera, localizada abaixo da mesosfera. 
III. O experimento idealizado por Torricelli permitiu concluir que, ao nível do mar, a pressão atmosférica equivale, em média, à pressão exercida por uma coluna de 760 mm de mercúrio. Essa pressão é, atualmente, definida como 1 atmosfera.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2345755 Ciências
Um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas, o teleférico, foi reaberto ao público. Esse teleférico mede 1,5 mil metros de extensão e seu cume está a 1,7 mil metros acima do nível do mar. 
Adaptado de G1 Sul de Minas, 01/04/2023.

Uma turista capixaba, cujo peso é 70Kg, embarcou no teleférico e foi levada ao seu ponto mais alto. 

Considere a aceleração da gravidade 10 m/s².   

Em relação à sua cidade natal, Vitória (ES), que deve ser considerada ao nível do mar, a energia potencial da turista quando chegou ao ponto mais alto do teleférico é igual a 
Alternativas
Q2345757 Ciências

Observe um ducto coletor dos rins na imagem a seguir.   



Imagem associada para resolução da questão



Os ductos coletores têm sua permeabilidade à água controlada 

Alternativas
Q2345759 Ciências

Oscar ou apaiari são alguns dos nomes populares do Astronotus ocellatus, espécie nativa da bacia amazônica que invadiu o rio Tietê, no interior de São Paulo


Nas análises de risco de invasão, usando protocolos globais de avaliações de exóticos, foi constatado que o oscar sempre está em alto nível. Ele e o tucunaré, outro invasor dos rios do Sudeste, são de alto risco.


Adaptado de G1 – Campinas e região, 31/03/2023.



A relação ecológica estabelecida entre uma espécie invasora e uma espécie nativa que disputam um recurso é do tipo 

Alternativas
Q2345761 Ciências

Um fator importante na limitação da velocidade da fotossíntese de uma planta é a concentração de gás carbônico na atmosfera.



Imagem associada para resolução da questão



O gráfico acima correlaciona a velocidade da fotossíntese com a concentração de gás carbônico em diferentes intensidades luminosas. Os pontos assinalados por 1 correspondem aos pontos 

Alternativas
Q2345763 Ciências
A professora de Ciências pediu, em uma aula de laboratório, que seus alunos descobrissem a densidade de uma pedra, cujo peso é 0,64N, dado que ela informou aos alunos. Ela pediu que seus alunos considerassem a aceleração da gravidade 10 m/s². 

A professora também forneceu a seus alunos uma proveta graduada contendo o volume de 64ml de água. Os alunos colocaram a pedra na proveta e observaram que o volume passou para 84ml.

Depois de alguns cálculos, os alunos concluíram, corretamente, que a densidade da pedra, em g/cm³, era 
Alternativas
Q2345765 Ciências

Leia os versos a seguir.
A erosão parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o chão.
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a erosão...
Erosão. Luiz Gonzaga.

Com relação à erosão, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(   ) Pode-se considerar que o trecho da música citado acima faz referência à forma erosiva chamada voçoroca.
(   ) Nas encostas muito inclinadas, para se reduzir a erosão, as plantações podem ser feitas usando a técnica chamada de terraceamento ou cultivo em terraços.
(   ) A retirada da mata-galeria prejudica o solo, favorecendo a erosão.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q2345767 Ciências
A energia é necessária para manter vivos todos os organismos dentro de um ecossistema. Ela se origina do Sol e é acumulada, graças à fotossíntese, em um produto biológico utilizável e que pode ser transferido entre organismos.

Com relação ao fluxo de energia nas cadeias alimentares, analise as afirmativas a seguir.

I. A pirâmide de energia nunca é invertida, sendo uma consequência natural das leis da termodinâmica, que são universais. 
II. A energia, em uma cadeia alimentar, flui de maneira cíclica, atendendo ao princípio da conservação da energia, pois a quantidade total de energia em um sistema permanece constante.
III. Nos ecossistemas, o número de níveis tróficos é ilimitado, ainda que a disponibilidade de energia diminua ao longo da cadeia.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: C
8: A
9: D
10: C
11: B
12: A
13: C
14: C
15: D
16: B
17: B
18: B
19: D
20: A