Em animais, as trocas gasosas sempre envolvem difusão dos ga...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2345742 Ciências

Em animais, as trocas gasosas sempre envolvem difusão dos gases por meio de alguma superfície fina, semipermeável, úmida ou imersa em água. Em todos esses organismos, incluindo os terrestres, há necessidade de um meio aquoso para que a difusão de gases ocorra: nos animais aquáticos, a superfície respiratória está em contato com a água e, nos terrestres, essa superfície é mantida úmida pelo próprio corpo do animal. 


LOPES, S. Biologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 3ª ed. 2016. 



Com relação à respiração de cordados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


(  ) Nas brânquias de peixes, o sangue dos capilares, pobre em O2,  flui no sentido oposto ao da água que entra pelas brânquias. Esse fluxo contracorrente estabelece um gradiente de pressão parcial de O2 no interior dos capilares, favorecendo a difusão de O2 da água para o sangue.


(  ) Nos anfíbios, o ar inspirado pelas narinas é conduzido até os pulmões por pressão positiva, exercida pela elevação do assoalho da cavidade bucal. Já a maioria dos répteis, aves e mamíferos ventilam seus pulmões através de pressão negativa, resultante da expansão da cavidade torácica.


(  ) Nas aves, em vez dos alvéolos, a hematose ocorre nos sacos aéreos. Estas estruturas aumentam a superfície de trocas gasosas, o que permite às aves um excelente desempenho na obtenção de gás O2 em elevadas altitudes.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas