Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2016 para Técnico em Saúde Pública - Nutrição

Foram encontradas 7 questões

Q767438 Nutrição
As câmaras frigoríficas são equipamentos de grande importância em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, e têm como objetivo estocar gêneros perecíveis em condições ideais de temperatura e umidade, mantendo-os assim em condições adequadas até sua utilização. Segundo Mezomo (2002), as temperaturas ideais (Cº) e Umidade Relativa (%) para a conservação ideal de Laticínios são:
Alternativas
Q767441 Nutrição
Nos processos produtivos de refeição existe uma grande preocupação em relação à contaminação microbiológica dos alimentos, pois é sabido o fato de que quando estes estão presentes nos alimentos, oferecem grande risco à saúde do consumidor. Os microrganismos são principalmente encontrados em alimentos considerados vulneráveis, e onde devemos reter maior atenção. Fazem parte destes alimentos vulneráveis:
Alternativas
Q767443 Nutrição
A Portaria nº 1428, de 26 de novembro de 1993, aprova, na forma dos textos anexos, o “Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos”, as “Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos” e o “Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos”. Determina que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos adotem, sob responsabilidade técnica, as suas próprias Boas Práticas de Produção e/ou Prestação de Serviços, seus Programas de Qualidade, e atendam aos PIQ’s para Produtos e Serviços na Área de Alimentos. Esta portaria tem como Objetivo Geral:
Alternativas
Q767446 Nutrição
Segundo a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 , publicada pela ANVISA, e que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em relação aos Manipuladores de Alimento, é correto afirmar que:
Alternativas
Q767447 Nutrição
A filosofia do APPCC ( Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que vem do inglês Hazard Analisys and Critical Control Points (HACCP), é de prevenção, racionalidade e especificidade para controlar riscos que envolvam o alimento principalmente relacionado à qualidade sanitária. É um sistema que fornece a estrutura para monitorar o sistema total de alimentos, desde a colheita até o consumo, para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos. O sistema é projetado para identificar e controlar possíveis problemas antes que eles ocorram, e se baseia em sete princípios. Pode-se afirmar que o segundo princípio, o Estabelecimento de Pontos Críticos de Controle, se refere a (à):
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: B