Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Analista em Gestão em Saúde - Gestão do Ensino
Foram encontradas 20 questões
I – valorização da experiência extraescolar.
II – igualdade de condições de acesso e não de permanência na escola.
III – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos respectivos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
Dos itens acima, está(ão) correto(s) apenas:
A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:
I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II – de educação profissional técnica de nível médio.
III – de educação profissional tecnológica de pós-graduação.
Dos itens acima:
I – as instituições federais de ensino superior (IFES).
II – as instituições de ensino superior (IES) criadas e mantidas pela iniciativa privada; e
III – os órgãos federais de educação superior.
Dos itens acima:
I – A análise documental se trata de exame preliminar da documentação encaminhada e é realizada pela Diretoria de Avaliação da CAPES.
II – A elaboração de parecer preliminar é realizada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
III – A primeira etapa é a submissão da proposta do novo curso pela Instituição proponente.
Das afirmativas acima:
A gestão acadêmica compreende, basicamente, duas modalidades: a administração educacional, a qual compreende os serviços administrativos; e a administração de infraestrutura, que compreende a dimensão acadêmica. Essas modalidades constituem um campo complexo de trabalho, cuja gestão exige a aquisição de competências administrativas, técnicas e humanas.
Leia os itens sobre as atividades da gestão acadêmica:
I – Planejamento, execução, controle e avaliação das atividades decorrentes da gestão educacional, com base na Lei no 9394/96 e suas regulamentações.
II – Elaboração, expedição e arquivo da documentação acadêmica.
III – Organização dos processos seletivos de cursos.
Dentre os itens acima :
As normas para o funcionamento dos cursos de pósgraduação stricto sensu estão estabelecidas na Resolução CNE/CES no 07, de 11 de dezembro de 2017.
Constituem programas institucionais de pós-graduação stricto sensu os cursos de mestrado e doutorado regulares, pertencentes ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), submetidos à deliberação pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologados pelo Ministro da Educação.
Sobre a pós-graduação stricto-sensu, leia as afirmativas a seguir:
I - Os cursos de mestrado e doutorado são orientados ao desenvolvimento da produção intelectual comprometida com o avanço do conhecimento e de suas interfaces com o bem econômico, a cultura, a inclusão social e o bem-estar da sociedade.
II - Os cursos de mestrado e doutorado se diferenciam pela duração, complexidade, aprofundamento e natureza do trabalho de conclusão.
III - A conclusão em cursos de mestrado constitui condição necessária ao ingresso em cursos de doutorado.
IV - É admitido o uso de língua estrangeira nas atividades dos cursos de mestrado e doutorado, incluindo trabalhos, dissertações e teses.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:
Os cursos de mestrado e doutorado profissionais devem, de acordo com as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu, seguir os seguintes quesitos:
I - a capacitação profissional qualificada para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia.
II - a transferência de conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local.
III - a contribuição para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas e organizações públicas.
IV - a atenção aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, seja na organização de serviços públicos.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:
Os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância estão dispostos na Portaria no 315, de 04 de abril de 2018.
Sobre o processo administrativo de supervisão e suas fases
é correto afirmar que:
O acervo acadêmico, oriundo da digitalização de documentos ou de documentos nato-digitais, deve ser controlado por sistema especializado de gerenciamento de documentos eletrônicos, que possua as seguintes características:
I - capacidade de utilizar e gerenciar base de dados adequada para a preservação do acervo acadêmico digital.
II – forma de indexação que permita a pronta recuperação do acervo acadêmico digital.
III – método de reprodução do acervo acadêmico digital, que garanta a sua segurança e preservação.
IV – utilização de qualquer certificação digital, conforme disciplina em lei, pelos responsáveis pela mantenedora e sua mantida, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do acervo.
Das afirmativas acima estão corretas, apenas:
A Governança de Dados atua de forma mais apurada sobre os dados estratégicos da instituição, defi nindo-os e analisando os processos que produzem e se abastecem destes. Os dados são considerados insumos ativos e tangíveis e sua governança é uma ação multidisciplinar.
Leia as afirmativas a seguir, sobre as razões para implementação da Governança de Dados Acadêmicos em Instituições de Ensino:
I – Os dados oferecem subsídios para informação de qualidade e de fácil acesso, que agilizam a tomada de decisão.
II – Estabelece uma imagem de instituição sólida e confiável.
III – Gera conhecimento sobre a organização para disseminá-lo para todos os partícipes da gestão institucional.
Das afirmativas acima: