Questões de Concurso Público Prefeitura de Belo Horizonte - MG 2011 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 40 questões
“Nas décadas de 60 e 70 a Didática e a Prática de Ensino têm como paradigma e fundamento básico a psicologia, com ênfase na abordagem comportamentalista Skineriana, cujo viés instrumental-tecnicista ganha força total. Este era visto como uma verdadeira panacéia para solução da problemática educacional. Dominar técnicas de ensino, construir planejamentos rígidos deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social para os quais eram empregados, utilizar adequadamente recursos didáticos e ter domínio de sala de aula eram condições consideradas fundamentais para garantia de um ensino de qualidade. A grande ênfase pedagógica estava localizada mais no resultado da aprendizagem do que no processo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, o Brasil vivia momentos de efervescência no conjunto da sociedade, com o objetivo de restabelecer a democracia política e o Estado Democrático de Direito, após o longo período de ditadura militar.
É na sociedade civil organizada que começa um movimento, através de diferentes organizações, movimentos populares, partidos políticos [...]. Esse movimento ganha corpo com o processo de abertura política e o campo da educação começa a evidenciar a necessidade de revisão dos paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento.”
I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.
II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.
III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.
IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.
Estão CORRETAS as afirmativa:
As imagens permitem o entendimento da interrelação das áreas de conhecimento na escola e da proposta globalizante dos saberes, em que a interdisciplinaridade se torna um processo fundamental na leitura de realidade PORQUE:
I. permite articular no currículo as dimensões técnica, política, humana e social na perspectiva dos quatro pilares da educação.
II. traduz-se em uma prática que dilui as disciplinas no contexto escolar, com aproximação dos saberes disciplinares.
III. supõe um eixo integrador, como objeto de conhecimento, que deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de intervir na realidade social que rodeia.
IV. leva em conta uma associação temática entre as disciplinas, a partir de um projeto de investigação voltado para o desenvolvimento de habilidades, com diferentes abordagens, evidenciando um conhecimento sistêmico da realidade.
Verifca-se que:
Na leitura do material acima sobre os processos de inclusão/exclusão se torna evidente a consciência de que as minorias precisam ter o seu lugar de cidadania na sociedade de hoje. Todas as afrmativas abaixo estão contidas no texto, EXCETO:
Baseando-se nas informações dos textos I e II, todas as afrmativas abaixo estão adequadas, EXCETO:
A ideia central desse flme relaciona-se com o conceito de aprendizagem signifcativa discutida, entre outros autores, por Ausubel e César Coll. Indique a afrmativa que caracteriza, de forma MAIS COMPATÍVEL, o processo de construção da aprendizagem que levou o protagonista do flme a ganhar o concurso: