Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 15 questões

Q2544954 Fisioterapia
A competência do Fisioterapeuta para elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, realizar avaliação físico-funcional utilizando metodologias e técnicas fisioterapêuticas, prescrever e aplicar as técnicas próprias da Fisioterapia, até a alta do paciente é regulamentada pelo COFFITO (Resolução COFFITO 80, de 09 de maio de 1987), a autarquia federal que normatiza e exerce o controle ético, científico e social da profissão de Fisioterapeuta. Como normas, as resoluções do COFFITO carregam a obrigatoriedade de seu cumprimento pelos Fisioterapeutas e se inserem na hierarquia do conjunto de regras jurídicas brasileiras. Nesse contexto, o Fisioterapeuta acata as resoluções do COFFITO 
Alternativas
Q2544955 Fisioterapia

A musculatura esquelética é responsável pela geração de forças que estabilizam e movimentam ossos e articulações do corpo. Essas forças são produzidas por uma combinação de mecanismos ativo e passivo (rigidez inerente ao músculo).

Na figura abaixo está representada a curva de comprimento-tensão total para um músculo típico.



Figura - Curva de comprimento-tensão total de um músculo típico. 

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: NEUMANN, Donald A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021, 754 p.

 


Considerando as estruturas que fazem parte dos mecanismos ativo e passivo para a geração de força muscular total e a figura acima, analise as afirmativas abaixo, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que represente a resposta correta:


( ) Em comprimentos entre “a” e o comprimento de repouso, a força ativa, decorrente da interação actina-miosina-titina, domina a capacidade de geração de força do músculo.


( ) O comprimento em repouso ideal de uma fibra muscular é aquele que permite a formação do maior número de pontes cruzadas e, portanto, tem maior potencial para geração de força ativa.


( ) Conforme o comprimento do músculo aumenta a partir do comprimento em repouso, o número de possíveis pontes cruzadas também aumenta, de maneira que maior quantidade de força ativa pode ser gerada.


( ) A partir de “b”, conforme a fibra muscular é estirada além de seu comprimento em repouso, a tensão passiva passa a contribuir para a força total, de forma que a diminuição da força ativa é compensada pelo aumento da tensão passiva.


( ) O aumento da tensão passiva observado a partir de “b” permite que o músculo mantenha altos níveis de força mesmo quando é estirado a um ponto em que a geração de força ativa está comprometida.


( ) A partir de “c”, quanto mais extensivamente o músculo é estirado, os tecidos conjuntivos extracelulares – principalmente aqueles que compõem os tendões – são os principais responsáveis pela tensão passiva.


( ) Embora a tensão passiva em músculos estirados seja útil, sua eficácia funcional no tempo é limitada pela quantidade significativa de estiramento inicial que deve ocorrer antes que o tecido gere tensão passiva suficiente.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2544956 Fisioterapia

A Sociedade Internacional de Continência e a Associação Americana de Urologia recomendam o tratamento conservador para o controle dos sintomas da bexiga hiperativa. As principais estratégias terapêuticas que envolvem o tratamento conservador da bexiga hiperativa são as modificações de estilo de vida, o treinamento vesical, o treinamento dos músculos do assoalho pélvico e a estimulação elétrica. 

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir:


I- O treinamento vesical consiste em um programa de educação do paciente com orientações de intervalos miccionais programados, associados às técnicas de supressão e distração.


II- O “reflexo de guarda” se baseia no controle da urgência urinária por meio da contração dos músculos do assoalho pélvico, que promove o aumento da pressão uretral, controlando o desejo miccional.


III- A estimulação elétrica utilizada no tratamento dos sintomas da bexiga hiperativa são as correntes elétricas excitomotores, com objetivo de estimular a contração do músculo detrusor da bexiga.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q2544957 Fisioterapia
“Quando a empresa adota ergonomia, é também economia, quando os trabalhadores e facilitadores a aprendem, ergonomia vira economia!” (Couto, H.A. 2007) O exercício profissional do Fisioterapeuta do Trabalho é condicionado ao conhecimento e domínio de diversas áreas e disciplinas, incluindo a Ergonomia. Nas empresas, os Fisioterapeutas do Trabalho podem e devem instituir processos ergonômicos, adotando soluções viáveis e não necessariamente onerosas.
NÃO representa uma solução ergonômica:
Alternativas
Q2544958 Fisioterapia

O ultrassom (US) é uma onda mecânica de alta frequência que pode ser descrita por sua intensidade, frequência, ciclo de pulso, área de radiação efetiva e razão de não-uniformidade do feixe.

A figura abaixo representa, de forma esquemática, características do feixe de US (A) e da distribuição da energia sonora ao longo desse feixe (B).



Figura - Características do feixe de ultrassom de 1 MHz e de 3 MHz (A) e distribuição da energia sonora ao longo do feixe ultrassônico (B).


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: PRENTICE, W.E. Modalidades terapêuticas para fisioterapeutas. 4. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2014. 599 p.



De acordo com a figura e considerando os princípios e os mecanismos de interação da energia ultrassônica com os tecidos biológicos, é CORRETO o descrito em:


Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A