Questões de Concurso Público SESAU-RO 2009 para Médico - Endocrinologia
Foram encontradas 24 questões
I. O hiperparatireoidismo é a causa mais comum de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente.
II. A hiperfunção em múltiplas glândulas paratireoides, incluindo hiperplasia e adenomas múltiplos, ocorre na maior parte dos casos de hiperparatireoidismo primário.
III. Adenomas de paratireoide podem estar localizados ectopicamente na tireoide, nomediastino ou no ângulo da mandíbula.
IV. Pacientes submetidos à terapia crônica com lítio podem apresentar hiperparatireoidismo leve a moderado, que pode persistir após a suspensão da medicação.
V. A MEA 1 consiste primariamente de tumores ou hiperplasia de paratireoide, adenomas hipofisários e neoplasias pancreáticas.
Estão corretas:
I. O hipoparatireoidismo primário tipo IA é uma doença autossômica dominante, em que o quadro clínico de hipocalcemia pode estar associado a uma série de características fenotípicas denominadas osteodistrofia hereditária deAlbright.
II. Uma característica que pode estar presente empacientes com hipoparatireoidismo primário tipo IA é resistência à ação de outros hormônios que agem por meio da adenil ciclase:TSH, LH, FSH e glucagon.
III. Os pacientes com hipoparatireoidismo primário tipo IB apresentam quadro clínico de hipocalcemia e resistência hormonal limitada ao PTH e essa resistência não é generalizada.
IV. Parestesia, câimbra podem surgir como sintomas de hipocalcemia e podem se manifestar apenas diante de situações associadas à hiperventilação, como esforços físicos, quando a alcalose respiratória reduz a concentração do cálcio iônico.
V. Os sintomas e sinais de tetania podem ser latentes, sendo apenas desencadeados por manobras realizadas ao exame clínico como os sinais de Chvostek e Trousseau.
Estão corretas:
Resultados laboratoriais: K+ = 1,9mEq/l, pH = 7,62, dislipidemia mista, hiperglicemia e hipocalcemia. Cortisol às 24 h = 48 μg/dl; cortisol após supressão com 1 mg de dexametasona = 45 μg/dl; cortisol após 8 mg de dexametasona = 30 μg/dl; ACTH = 171 pg/ml; SDHEA, androstenediona e testosterona aumentados. TC de abdômen - adrenais hiperplasiadas. RM de região selar sela - turca parcialmente vazia.
Valores deReferência:
Cortisol livre urinário = 20 a 90 μg/dia; cortisol: às 8h = 5 a 25 μg/dl; às 16 h = 2,4 a 13,6 μg/dl e às 24 h: < 7,5 μg/dl; ACTH: até 46 pg/ml.
Com base nas informações acima, podemos afirmar que:
I. Os nódulos tireoidianos são cerca de oito vezes mais comuns nas mulheres, mas o risco de malignidade no sexo masculino é duas a três vezes maior.
II. Câncer de tireoide é mais comum em crianças e pessoas idosas, mas a maioria das lesões nodulares nessa faixa etária é benigna.
III. Lesões benignas de tireoide mais vascularizadas, como adenomas, podem apresentar rápido crescimento e dor em decorrência de hemorragia intranodular.
IV. Linfonodos cervicais são encontrados em cerca de 25% a 33% dos pacientes com carcinoma papilífero, e, quando presentes, são praticamente patognomônicos dessa neoplasia.
V. A consistência do nódulo pode ser enganosa, uma vez que alguns adenomas hemorrágicos ou calcificados têm aparência suspeita à palpação e carcinomas papilíferos eventualmente se apresentam com consistência cística.
A opção correta é:
( ) A maioria dos incidentalomas adrenais são adenomas corticais não hipersecretores; uma avaliação endócrina pode resultar na identificação de um aumento sutil na produção hormonal.
( ) Como screening são recomendados: teste de supressão noturna com doses baixas de dexametasona, dosagem demetanefrinas urinárias ou plasmáticas e, empacientes hipertensos, estabelecer a relação da aldosterona plasmática/atividade plasmática da renina, na posição ortostática.
( ) Diferenciar entre massas malignas e benignas é essencial, já que metástases para adrenal são comuns.
( ) Carcinoma adrenal é raro, mas possui alta taxa de mortalidade.
( ) A frequência de incidentaloma adrenal aumenta com a idade, é incomum abaixo de 30 anos e é maior entre 50- 60 anos.
A sequência correta é: