Questões de Concurso Público SEE-AC 2010 para Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

Foram encontradas 25 questões

Q198548 Pedagogia
De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
Alternativas
Q198549 Pedagogia
De acordo com Libâneo (2008, p. 121), “estudos recentes sobre organização e gestão escolar (...) e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos possibilitam sugerir a ampliação do leque dos estilos de gestão. Esquematicamente, podemos considerar quatro concepções: a técnico-científica, a autogestionária, a interpretativa e a democrático- participativa.” Condiz com a concepção autogestionária a seguinte afirmativa:
Alternativas
Q198550 Pedagogia
Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
Alternativas
Q198552 Pedagogia
De acordo com Libâneo (2008, p.65-69), são fatores imprescindíveis para promover a qualidade das escolas os processos de organização e gestão da instituição escolar, modificação de currículos, equipamentosmodernos, etc..Mas não apenas isto. Segundo ele, “O que as escolas precisam buscar, de fato, é a qualidade cognitiva das experiências de aprendizagem dos alunos.”

Para o autor, uma educação escolar de qualidade social ocorre quando:

I. cria situações para o desenvolvimento da educação para a responsabilidade, participação, iniciativa, capacidade de liderança e tomada de decisões.

II. promove uma educação intercultural e comunitária.

III. cria mecanismos de controle e avaliação dos dados, visando atender os imperativos econômicos e técnicos.

IV. assegura sólida formação de base por meio do domínio dos conteúdos escolares.

V. dispõe de condições físicas, materiais e financeiras de funcionamento.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q198553 Pedagogia
De acordo com César Coll, a aprendizagem sempre tem como base conceitos, concepções, representações e conhecimentos construídos durante as experiências prévias dos estudantes. Vygotsky já chamava a atenção para a importância da interação entre a criança e o professor e entre as crianças e os colegas em situações de aprendizagem. Pesquisas da educadora argentina Ana Teberosky mostraram como é produtivo agrupar os pequenos com colegas que apresentam hipóteses diferentes. (Revista Nova escola. Como agrupo meus alunos? Nº 220, março de 2009).
Refletindo sobre essas observações, identifique a única alternativa que NÃO completa adequadamente a frase abaixo.

O professor, ao adotar atividades em grupo com seus alunos, deve atentar para o fato de que:
Alternativas
Q198554 Pedagogia
Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q198555 Pedagogia
O ainda não saber é fronteira, um entre-lugar (Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde o novo se configura; revela a negociação entre o e o , anunciando conhecimentos em processo de construção e/ou conhecimentos que se mostram possíveis e/ou necessários.(...) Refletindo sobre este pensamento que, de acordo com Esteban, no texto de sua autoria: Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano , coloca em diálogo o e o tecendo novos conhecimentos e propondo o como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber, podemos enxergar a avaliação como prática de:
Alternativas
Q198556 Pedagogia
Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q198557 Pedagogia
De acordo com Moretto (2010, p. 55-63), a ética na relação entre professor e aluno vai além da moral sem, contudo, negá-la. Ela questiona regras e normas orientadas pela virtude da generosidade. A ética questiona as regras, analisando as consequências de nossos atos. Sob o prisma deste conceito, analisemos o caso a seguir:

“A média de aprovação da escola é 6,0 (seis) e um aluno obteve 5,8 (cinco vírgula oito) . O professor, analisando o desenvolvimento de seu aluno, sua participação em aula, seu esforço para aprender, sua história de vida escolar, entende que pode atribuir-lhe média final 6,0 (seis), aprovando-o. Esta atitude prejudica alguém? A resposta é não. Ajuda alguém que precisa, embora não tenha alcançado os pontos que a regra manda? Possivelmente.” (Moretto, 2010, p.63)

Realizando uma análise fundamentada nos princípios éticos de acordo com o conceito de Moretto (2010), a atitude correta a ser tomada é:
Alternativas
Q198558 Pedagogia
Libâneo (2208, p. 164-165) sugere alguns tópicos como roteiro para formulação do projeto pedagógico curricular. Dentre eles está a “concepção de educação e de práticas escolares” da escola. Afinalidade deste tópico é:
Alternativas
Q198559 Pedagogia
De acordo com Moretto (2010, p. 52) , pensando no conceito de ensinar como organizar condições que facilitem a aprendizagem significativa de conceitos relevantes, a atividade de planejar, neste contexto, assume um papel importante para o professor, pois, um dos primeiros cuidados que o docente deve ter em seu planejamento é:
Alternativas
Q198560 Pedagogia
Um grande dilema perpassa a prática docente:
cumprir o programa ou fazer um trabalho mais aprofundado e significativo? No dia a dia, o professor acaba sucumbindo a “cumprir o programa” por diversos motivos como, atraso no conteúdo, cobrança dos pais, da equipe escolar, dos próprios alunos, etc.. Sendo pressionado a cumprir o programa, o professor recorre a metodologias de repetição, reprodução e exposição, onde, de acordo com Vasconcellos ( 1995, p. 128) neste contexto, obviamente, não há necessidade de planejamento. O professor que opta pelo desafio de não simplesmente cumprir o programa mas, planejar e por em prática um projeto educativo compromissado com a aprendizagem, tem seu empenho centrado na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos de uma forma:
Alternativas
Q198561 Pedagogia
De acordo com Pimenta , o autor “Develay conceitua a pedagogia como . Isto é, o estudo das condições de execução de uma ação eficaz. Tal definição da pedagogia permite compreendê-la como uma reflexão sobre os sistemas e os processos da educação, para constituir, a partir deles, os valores presentes e os que se espera.” Este conceito se dá como objetivo de aclarar as distinções entre a pedagogia e a didática feitas por Develay. Fazendo distinções entre a pedagogia e a didática, pode-se afirmar que a didática por sua vez:

I. é o estudo dos processos de aprender e ensinar. Constitui-se como a ciência do conhecer uma teoria.

II. considera a natureza do saber ensinar como determinante da aprendizagem.

III. não visa estudar as situações de ensino somente sob o ângulo da especificidade do conteúdo.

IV. atém-se a situações de ensino-aprendizagem.
Enquanto ciência, estuda a ação e cria os elementos de diagnósticos.

V. interessa-se não apenas pela dimensão cognitiva da aprendizagem, mas por todas as dimensões que envolvem as situações de ensino.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas
Q198562 Pedagogia
Sobre o projeto político-pedagógico, leia as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar.

( ) O projeto político-pedagógico deve ser revisto anualmente, não sendo necessário e aconselhável mudá-lo ao longo do ano.

( ) É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções – um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta.

( ) A gestão administrativa estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

( ) É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos

A sequência correta é:
Alternativas
Q198563 Pedagogia
Leia o texto abaixo e responda às questões 31 e 32.

Imagem 007.jpg
Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg
Imagem 010.jpg
Imagem 011.jpg


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – o professor de Língua Portuguesa, visando ao ensino-aprendizagem, tem como objetivo, principalmente:
Alternativas
Q198564 Pedagogia
Leia o texto abaixo e responda às questões 31 e 32.

Imagem 007.jpg
Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg
Imagem 010.jpg
Imagem 011.jpg


Leia as afirmações abaixo, relacionadas à prática pedagógica recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

I. prioriza “a clássica metodologia de definição, classificação e exercitação”, comum no ensino da gramática tradicional e fortalecida pelas pesquisas, livros e manuais de língua portuguesa utilizados na escola.

II. implica em “chegar a resultados diferentes daqueles obtidos pela gramática tradicional” cujos aspectos correspondem , necessariamente, aos usos atuais da linguagem.

III. corresponde a uma prática que, mediada pelo professor, parte da reflexão produzida pelos alunos, através do uso de terminologia simples e chega ao conhecimento gramatical.

IV. rejeita a “necessidade de busca de apoio em outros materiais e fontes”, por ter apoio satisfatório na gramática tradicional , fundamental ao ensino da língua.

Estão de acordo como texto:
Alternativas
Q198565 Pedagogia
Leia o texto abaixo para responder às questões 33 a 35.

Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg

Leandro Konder afirma que a linguagem humana é utilizada com duas “funções”.A respeito delas, o autor diz que:
Alternativas
Q198566 Pedagogia
Leia o texto abaixo para responder às questões 33 a 35.

Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg

Releia: “(...) Precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê- lo” . Observando esse t recho, percebemos um aspecto importante da linguagem.
Sobre esse aspecto, o autor afirma que:
Alternativas
Q198567 Pedagogia
Leia o texto abaixo para responder às questões 33 a 35.

Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg

As funções da linguagem são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. No texto de Konder, há uma espécie de definição de duas dessas funções, a saber:
Alternativas
Q198568 Pedagogia
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: E
5: E
6: B
7: C
8: D
9: E
10: E
11: E
12: E
13: E
14: E
15: E
16: C
17: D
18: B
19: A
20: C