Questões de Concurso Público UFC 2022 para Nutricionista

Foram encontradas 36 questões

Q1893387 Nutrição
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, tendo como pressupostos o(s) direito(s) à:
Alternativas
Q1893388 Nutrição
A lei n.º 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), define que a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis (Artigo 3°).

Considerando a referida legislação, avalie as afirmações a seguir.

I. É dever do poder público respeitar, proteger, promover, prover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a realização do direito humano à alimentação adequada, mas não necessariamente garantir os mecanismos para sua exigibilidade.
II. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.
III. Integram o SISAN somente a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. IV. O dever do poder público não exclui a responsabilidade das entidades da sociedade civil integrantes do SISAN.

Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1893389 Nutrição
A partir de 6 meses, além do leite materno, outros alimentos devem fazer parte das refeições da criança, sendo importante oferecer alimentos/preparações com consistência adequada para ajudar no desenvolvimento da face e dos ossos da cabeça, colaborando para a respiração adequada e o aprendizado da mastigação. Nesse contexto, considerando as orientações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, publicado pelo Ministério da Saúde em 2019, analise as afirmações a seguir.

I. Os alimentos podem ser oferecidos separados no prato e no inicio devem ser bem amassados com garfo.
II. As carnes devem ser bem cozidas e oferecidas em pedaços grandes.
III. Alimentos crus, como frutas e alguns legumes, podem ser raspados ou amassados, e em seguida, deve-se evoluir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados.

Marque a alternativa correta.  
Alternativas
Q1893390 Nutrição
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2018), na fase pré-escolar, a criança torna-se mais independente, tem mais condições de se comunicar e apresenta sistemas metabólico e digestivo funcionando com capacidade igual ou semelhante aos sistemas do adulto. Essa fase também é decisiva em termos de formação de hábitos alimentares, que tendem a se consolidar na vida adulta. No entanto, uma das principais queixas que pode interferir no crescimento e no desenvolvimento de crianças nessa faixa etária é:
Alternativas
Q1893391 Nutrição
Segundo a Resolução Nº 06, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionista, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável. Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial e integral, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente frutas in natura, legumes e verduras, nas seguintes quantidades mínimas por semana, respectivamente:
Alternativas
Q1893392 Nutrição
A adolescência é uma fase de grande vulnerabilidade para o desenvolvimento de distúrbios nutricionais, pelo aumento das necessidades de nutrientes específicos decorrente da aceleração do ritmo de crescimento, do desenvolvimento puberal e das modificações na composição corpórea, sendo evidenciadas mudanças no padrão alimentar que atingem de forma diferente os adolescentes. A alimentação inadequada na adolescência pode levar ao risco imediato, ou de longo prazo, de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, doença arterial coronariana, dislipidemias, obesidade, diabetes e osteoporose (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018). Sobre a alimentação do adolescente, analise as afirmações a seguir.

I. Os adolescentes pertencem a uma faixa de risco nutricional devido ao seu estilo de vida e ao alto consumo de energia e gordura, especialmente na forma de lanches.
II. A alimentação dos adolescentes possui uma tendência a aumento do consumo de fast foods, bebidas açucaradas artificiais e alimentos ultra processados.
III. Um hábito comum entre os adolescentes é o de realizar preferencialmente, o café da manhã e substituir o almoço e o jantar por lanches ou refeições rápidas, compostos principalmente por embutidos, doces e refrigerantes.

Estão corretas as seguintes afirmações.
Alternativas
Q1893393 Nutrição
A elaboração de guias alimentares tem como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população. O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam a promoção da saúde de indivíduos e coletividades. Nesse guia, a base da alimentação deve ser composta por:
Alternativas
Q1893394 Nutrição
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2017-2018, o padrão de consumo alimentar da pessoa idosa brasileira é caracterizado majoritariamente pelo consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Entretanto, particularmente notável nesse ciclo da vida é o consumo insuficiente de:
Alternativas
Q1893395 Nutrição
As alterações imunológicas e fisiológicas que ocorrem na gravidez e no puerpério, podem levar à maior suscetibilidade do organismo a infecções virais respiratórias, sendo esse grupo de risco ao novo coronavírus. Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1893396 Nutrição
A padronização dos cardápios envolve a definição da composição das refeições, tipos de preparações e matérias primas a serem incluídas, e frequência das preparações e matérias primas utilizadas. Em alimentação institucional, o padrão do cardápio pode ser classificado como básico, intermediário ou superior (VIEIRA e JAPUR ,2012). Sobre o assunto, avalie a seguir as combinações de cardápios para o almoço e marque a alternativa que apresenta um cardápio de padrão básico.
Alternativas
Q1893397 Nutrição
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), os cardápios devem ser planejados por nutricionistas visando oferecer refeições adequadas do ponto de vista microbiológico, sensorial, atendendo aos hábitos alimentares dos clientes e a capacidade de fornecimento dos alimentos pelo mercado de abastecimento. Além disso, é importante avaliar a qualidade nutricional das refeições produzidas, garantindo fornecimento de refeições que possam prevenir, recuperar e/ou manter a saúde da clientela. Para realizar análise qualitativa dos cardápios, os nutricionistas podem utilizar a Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). Sobre a AQPC é possível afirmar:
Alternativas
Q1893398 Nutrição
Segundo o Manual da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), de práticas de elaboração e serviço de refeições para coletividades (2015), as temperaturas de armazenamento de produtos sob congelamento e sob refrigeração devem obedecer às recomendações dos fabricantes indicadas nos rótulos. Na ausência destas informações, qual recomendação está correta para alimentos preparados no estabelecimento, usando maionese e mistura de maionese com outros alimentos?
Alternativas
Q1893399 Nutrição
A Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, alterou os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), determinando que os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional e disponibilizar, em local visível ao público, sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores. As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão fornecer de 600 a 800 calorias e as refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de 300 a 400 calorias. Além disso, os cardápios planejados para as refeições principais e menores devem oferecer frutas, legumes e verduras. Considerando a referida portaria, marque a alternativa correta que apresenta o número de porções de frutas, legumes e verduras a serem oferecidas nos cardápios de empresas com adesão ao PAT, no almoço, jantar e ceia e no desjejum e lanche.  
Alternativas
Q1893400 Nutrição
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição fornece diariamente 1.000 (mil) refeições no almoço. O cardápio planejado pelo nutricionista é composto por uma opção de salada de maionese, duas opções de carnes, uma opção de guarnição, prato base (arroz e feijão), uma fruta como sobremesa. Considerando que o cardápio descrito é servido entre 11h e 13h, e visando evitar a multiplicação de microrganismo no momento da distribuição das refeições, o nutricionista deve orientar que a salada e as carnes sejam servidos em balcão de distribuição frio e quente, obedecendo aos seguintes critérios de temperatura e tempo de distribuição, respectivamente. 
Alternativas
Q1893401 Nutrição
A Curva ABC é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Para a montagem dessa curva, é necessário fazer a classificação prévia dos gêneros em classes A, B e C, de acordo com sua importância de valor econômico e o volume correspondente à estocagem. Após a montagem e a análise da curva, recomenda-se o controle rigoroso no estoque principalmente dos gêneros classe A, evitando o desperdício e grandes quantidades dos gêneros desta classe no estoque, devido ao alto custo dos produtos. Diante desse contexto, marque a alternativa correta que representa os percentuais de volume de produtos no estoque e valor econômico empregado para os gêneros da classe A.
Alternativas
Q1893402 Nutrição
Um nutricionista, em seu consultório particular, realizou atendimento nutricional a um indivíduo com o objetivo de melhorar a massa muscular. A abordagem realizada pelo nutricionista, com o objetivo de avaliar o estado nutricional do cliente/paciente, foi feita a partir do diagnóstico e histórico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e avaliação da composição corporal do paciente (bioimpedância e antropometria). A conduta nutricional envolveu prescrição dietética individualizada e orientação para consumo de um suplemento nutricional proteico de uma única empresa. Considerando o Código de Ética e Conduta do Nutricionista, aprovado pela Resolução CFN n.º 599, de 25 de fevereiro de 2018, realize uma análise da conduta desse profissional no atendimento e marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1893403 Nutrição
Um restaurante comercial foi alvo de fiscalização sanitária, após denúncia que apontou casos de vários clientes que apresentaram sintomas de forma súbita, tais como: náuseas intensas e vômitos, de 1 a 6 horas após a ingestão de alimentos no estabelecimento. Nas amostras do cardápio servido aos clientes, foi identificada contaminação por Staphylococcus aureus. Ao receber multa e advertência, o dono do estabelecimento contratou um nutricionista para realizar consultoria e implementar as boas práticas de manipulação de alimentos. Considerando essa situação, marque a alternativa que apresenta uma orientação correta do nutricionista para prevenir novos casos de contaminação por Staphylococcus aureus.
Alternativas
Q1893404 Nutrição
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (2015, p.146): “[....] investigações epidemiológicas realizadas até hoje em todo o mundo, foi possível diagnosticar uma série de agentes etiológicos de doenças transmitidas por alimentos, que consistem nos perigos aos quais estamos expostos quando ingerimos alimentos contaminados. Assim, deve-se avaliar a severidade destes perigos e os riscos de causarem doenças e determinar as situações nas quais estes perigos podem estar presentes, ou seja, os pontos críticos. Finalmente, deve-se instituir medidas de controle para estes pontos críticos, constituindo assim os pontos críticos de controle. A cada ponto crítico de controle deve-se estabelecer critérios de segurança, e daí seguir monitorando, ou seja, avaliando e medindo, através de instrumentos, todos os critérios estabelecidos, corrigindo o processo sempre que os critérios não forem atingidos. Além disso, deve-se verificar, por intermédio das anotações e dos gráficos realizados com o monitoramento, se o sistema está funcionando como o planejado. Sempre que algum ponto crítico de controle não puder ser realizado, deve-se substituí-lo por outro que confira segurança”. Esse sistema, planejado para proporcionar a produção de alimentos microbiologicamente seguros, é denominado:  
Alternativas
Q1893405 Nutrição
Quanto à digestão e absorção dos macronutrientes, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1893406 Nutrição
No que diz respeito à regulação hormonal do metabolismo, marque a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: B
6: B
7: A
8: D
9: C
10: A
11: A
12: B
13: D
14: C
15: A
16: D
17: D
18: B
19: C
20: C