Questões de Concurso Público CIGA-SC 2018 para Analista de Sistemas

Foram encontradas 7 questões

Q1275204 Engenharia de Software
A equipe responsável pelo desenvolvimento de um software está agilizando a conclusão de um release para entregá-lo estável ao cliente. No momento, as funcionalidades de tal release estão sendo submetidas a testes intensivos, pela equipe de testes. Essa equipe, antes de iniciar suas atividades, estudou os artefatos da linha base elaborados no projeto, tais como os documentos de viabilidade e visão, diagrama de casos de uso e as suas especificações, casos de teste, regras de negócio, modelo de dados, lista de mensagens e os tipos de dados e valores válidos para os diversos campos do sistema, dentre outros. Esses testadores encontram-se realizando diversas simulações, com a entrada de dados certos e errados, de modo a observar se o sistema se comporta conforme os documentos da linha base, acordados com o cliente. Não faz parte do escopo da equipe de teste, validar a linguagem de programação, a estrutura de dados, os algoritmos ou qualquer outro aspecto da arquitetura e estrutura interna do sistema. Nesse caso, o tipo de teste de software, que se encontra sendo realizado pela equipe de teste, é chamado de teste:
Alternativas
Q1275205 Engenharia de Software
Uma equipe de teste de software identificou erros em algumas funcionalidades de um aplicativo durante a execução de suas atividades. Os erros foram reportados ao Gerente de Projetos que acionou imediatamente a equipe de desenvolvimento para a realização dos ajustes necessários. Concluídas as correções, a equipe de testes recebeu novamente as funcionalidades e confirmou que os erros foram devidamente corrigidos. Apesar disso, essa equipe irá realizar mais um ciclo de teste com o objetivo de verificar se a nova versão do software, ajustada pelos desenvolvedores, não introduziu novos defeitos, em outros pontos do aplicativo, em consequência dos ajustes realizados. Nesse caso, esse tipo de teste é chamado de teste:
Alternativas
Q1275206 Engenharia de Software

1. O Jogador 1 inicializa o jogo.

2. O sistema solicita os dados do Jogador 2, para estabelecer a comunicação.

3. O Jogador 1 insere os dados do Jogador 2.

4. O sistema estabelece a comunicação virtual entre o Jogador 1 e 2 e emite alerta visual e sonoro informando para ambos que o jogo pode ser iniciado.

7. Quando o Jogador 2 aceita o jogo, o sistema desativa os alertas e possibilita o início do jogo entre ambos os jogadores.

8. O sistema ativa, obrigatoriamente, nesse momento, a funcionalidade que calcula a pontuação do jogo, baseado em uma série de dados e condições distintas.

9. Se o Jogador 1 desejar, poderá acrescentar, simultaneamente ao jogo, mais um novo participante, estabelecendo mais uma comunicação virtual agora com o Jogador 3.

10. O Jogo prossegue durante determinado tempo. Quando for encerrado o jogo entre os envolvidos, o sistema registra o vencedor, as pontuações e a hora de término do jogo e libera todos os recursos da comunicação virtual.

11. O caso de uso é encerrado

Figura 6 – Especificação de caso de uso


Tomando-se como base a especificação de caso de uso da Figura 6, assinale, dentre as alternativas a seguir, o Diagrama de Casos de Uso que melhor representa, de forma correta, tal especificação:

Alternativas
Q1275207 Engenharia de Software
Para responder à questão, considere a Figura 7, obtida a partir do site <>, mostra, esquematicamente, uma visão geral do framework ou metodologia ágil chamada Scrum. Nessa Figura, inseriu-se, em alguns locais, um retângulo, de modo a ocultar inscrições existentes em tais locais. 
Analise as seguintes assertivas sobre a metodologia ou framework ágil Scrum mostrada na Figura 7: I. A seta nº 1 aponta para uma etapa do framework chamada Product Backlog, que é uma lista das funcionalidades desejadas para um produto. No Scrum, o conteúdo dessa lista é definido e mantido pelo Scrum Master. II. A seta nº 2 aponta para uma atividade chamada de Daily Scrum, que consiste em reuniões diárias envolvendo, sempre que possível, toda a equipe de projeto, como, por exemplo, Product Owner, Scrum Master, Scrum Team e Representante do Cliente, para avaliarem, em conjunto, o andamento do projeto, assim como na identificação e resolução imediata dos problemas, de modo que eles não evoluam e comprometam o andamento dos trabalhos. III. No Scrum, a equipe monitora seu progresso em relação a um plano estabelecido, por meio da atualização de um Release Burndown Chart, ao final de cada Sprint.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1275208 Engenharia de Software
Para responder à questão, considere a Figura 8, que mostra, esquematicamente, um modelo de processo ou paradigma da engenharia de software, utilizado no desenvolvimento de sistemas computacionais. Imagem associada para resolução da questão A Figura 8 exibe, esquematicamente, o modelo de processo de desenvolvimento de software, chamado de:
Alternativas
Q1275210 Engenharia de Software
O processo de engenharia de requisitos inclui algumas etapas de alto nível, em que, em uma delas, procura-se verificar se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente quer. Para isso, nessa etapa, podem ser realizadas uma ou mais das seguintes atividades: (1) avaliação se os requisitos realmente atendem a comunidade de stakeholders; (2) verificação de consistência, de modo a garantir que não haja conflitos entre os requisitos documentados; (3) avaliação, para verificar se os documentos incluem todos os requisitos e se efetivamente definem os comportamentos e restrições definidas pela comunidade de stakeholders; (4) verificação do realismo, para assegurar que os requisitos podem ser implementados usando as tecnologias disponíveis; e (5) escrita dos testes que assegurem que o sistema entregue atenderá a cada requisito especificado. Nesse caso, tais atividades são realizadas em uma etapa de alto nível, da engenharia de requisitos, chamada de:
Alternativas
Q1275211 Engenharia de Software
Para responder à questão, considere as Figuras 9(a) e 9(b). A Figura 9(a) mostra uma planilha que será utilizada para registrar a contagem estimada de Pontos de Função (PF), de um projeto de desenvolvimento de software, segundo a NESMA (NESMA Early FPA Counting), sobre a qual devem ser considerados os seguintes aspectos: (1) a coluna (a) registra os processos elementares, descrevendo as funções do tipo dado ou transação que foram identificados durante o processo da engenharia de software; (2) a coluna (b), já foi preenchida com o tipo de função (Arquivo Lógico Interno (ALI), Arquivo de Interface Externa (AIE), Entrada Externa (EE), Consulta Externa (CE) e Saída Externa (SE)); (3) a coluna (c) será preenchida com a respectiva complexidade (Alta, Média ou Baixa); (4) a coluna (d) deve ser preenchida com a correspondente quantidade de Pontos de Função (PF); e (5) a quantidade total de PF, desse projeto, será exibida no local apontado pela seta nº 1. A Figura 9(b) mostra uma tabela utilizada para determinação da contribuição de PF em contagens estimadas, e que será utilizada como base para o preenchimento das colunas (c) e (d), da Figura 9(a). 

Para preencher as colunas (c) e (d), dessa planilha, deve-se utilizar a tabela da Figura 9(b). Nesse caso, ao final do preenchimento dessa planilha, pode-se afirmar que será apresentada, no local apontado pela seta nº 1, a estimativa total do tamanho funcional desse projeto, que será um número
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: B
6: C
7: D